• Início
  • Contato

5 dicas de gestão de custos logísticos para lucrar mais

Distribuidora Eficaz > Gestão > 5 dicas de gestão de custos logísticos para lucrar mais
gestão de custos logísticos
Gestão
por Patrícia 26 de fevereiro de 2019 Nenhum comentário

A falta de uma adequada gestão de custos logísticos pode fazer o negócio perder seu valor competitivo e reduzir significativamente seu potencial de crescimento.

Existem diversos fatores que influenciam esses custos logísticos, e é indispensável que o gestor conheça cada um deles, a fim de saber como levar isso em conta em seu planejamento e nas ferramentas adotadas.

Então, continue a leitura e torne a sua distribuidora mais lucrativa e competitiva!

Os principais custos na logística de distribuição

Entender as fontes de despesas é fundamental para saber como as boas práticas de gestão de custos vão impactar na otimização das operações. Então, considere, primeiramente, os principais fatores que afetam diretamente a operação logística.

Estoque e armazenagem

Quanto maior a quantidade de produtos e o tempo que eles precisam ficar armazenados, maiores serão os custos. Essas despesas aumentam por causa:

  • do custo do produto: o investimento feito para adquirir o item do fornecedor;
  • das perdas de produtos: itens danificados, quebrados, vencidos, deteriorados ou que se tornaram obsoletos;
  • do pagamento de seguros e impostos;
  • de fretes para recepção de mercadorias;
  • da mão de obra que gerencia o estoque.

Baixos investimentos em infraestrutura nas estradas

O Brasil tem estradas, portos, aeroportos e ferrovias que pararam no tempo. Construídos em uma época em que a capacidade operacional dos veículos era bem inferior, a infraestrutura no país não acompanhou o desenvolvimento logístico, travando o potencial que as empresas teriam.

Por causa dessas limitações, a logística brasileira continua muito ancorada no modal rodoviário, uma modalidade indicada para distâncias de até 500 km. Por isso, é comum mercadorias percorrerem trajetos superiores a 2000 km ou 3000 km dentro de caminhões. Isso torna o custo logístico muito caro.

Manutenção da frota

Os veículos são os principais ativos de uma distribuidora, e é ali que reside a maior parte dos seus custos. Trabalhar com uma frota em más condições impacta a produtividade da empresa e coloca em risco os profissionais e a mercadoria. Assim, é necessário aplicar recursos para:

  • manutenção preventiva;
  • manutenção corretiva;
  • planejamento de renovação da frota.

Contratação de motoristas

Além dos custos fixos com salários e benefícios de motoristas, a empresa pode precisar arcar com despesas de horas extras.

Combustível

O combustível é o custo que mais pesa no setor logístico, especialmente com os aumentos nos valores do diesel — tipo mais usado no sistema de transporte brasileiro.

Alterações demográficas

O crescimento das cidades ocasiona uma concentração de veículos nas estradas. Esse tráfego intenso reduz a capacidade operacional das distribuidoras. Se, anos atrás, uma empresa conseguia fazer 20 a 30 entregas por dia, esse número pode cair pela metade em uma cidade com muitos focos de congestionamento. Menos entregas representam uma receita menor e maiores custos.

Diante desse cenário tão desafiador, como a gestão de custos logísticos pode reduzir a sua carga financeira? É o que vamos ver agora!

As 5 melhores práticas de gestão de custos logísticos

1. Mapeamento dos processos

É importante que você tenha bem definidas todas as etapas do seu processo logístico. Além disso, monitore as operações para assegurar que ocorram conforme o planejado. Caso sejam encontrados gargalos ou falhas, eles devem ser solucionados.

Registre o custo que cada uma dessas operações demanda do negócio. Essas ações devem ser revisadas de modo regular.

2. Automatização das tarefas

A automação reduz as falhas operacionais e retira das mãos dos colaboradores tarefas repetitivas que, desnecessariamente, demandam tempo e recursos do negócio.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que fazem isso de forma bem prática. Um exemplo são os coletores de dados, que leem códigos de barra e agilizam tarefas de conferência.

3. Uso de um ERP para distribuidora

O ERP é um sistema de gestão diretamente ligado à automação. Existem softwares especialistas em processos de distribuidoras que integram todas as informações do negócio em uma só plataforma e automatizam tarefas de:

  • gerenciamento do ciclo de vida do pedido;
  • separação e conferência das mercadorias;
  • emissão de boletos bancários;
  • gerenciamento de estoque;
  • roteirização de entregas.

4. Respeito às normas legais

A não obediência à legislação vigente pode gerar multas e o aumento nos custos dos impostos. Por isso, fique atento às normas e cumpra todos os encargos exigidos.

Isso se aplica, principalmente, no trabalho dos motoristas — que precisam ser lembrados constantemente das leis de trânsito, a fim de evitar infrações.

5. Planejamento de rota

Uma vez que o combustível representa um dos principais custos logísticos, é fundamental que o gestor se preocupe em usar ferramentas adequadas para planejar trajetos mais curtos e rápidos. Os ERP para distribuidoras, por exemplo, apresentam ferramentas que se integram a sistemas de rastreamento e GPS para auxiliar na roteirização das entregas.

O investimento em tecnologia, de início, traz ao negócio despesas relativas à implementação. Mas essa é uma estratégia que leva a resultados muito evidentes, mesmo a curto prazo. Veja só!

As vantagens de reduzir custos por meio da tecnologia

Tendo em vista a grande complexidade dos processos que uma distribuidora gerencia, a gestão de custos logísticos por meio da tecnologia otimiza — de forma surpreendente — as operações, além de ajudar o negócio a aumentar os lucros. Acompanhe a seguir alguns benefícios.

Simplifica e padroniza os processos

A tecnologia é capaz de trazer mais eficiência à empresa. Como vimos, a boa gestão de custos logísticos exige que os processos sejam bem desenhados e monitorados. Um ERP, por exemplo, ajuda os gestores a terem suas operações bem definidas, registra e organiza os dados.

Essa simplificação torna as operações mais rápidas, produtivas e baratas também. O negócio se torna mais enxuto e o gestor ganha maior controle sobre as atividades.

Garante maior segurança das informações

A perda de dados é um grande risco para negócios de todos os portes. Em uma distribuidora, ter pedidos extraviados ou não atendidos — ou mesmo não ter um controle eficiente do estoque — pode representar uma grande perda financeira.

Em contrapartida, a tecnologia reduz ou até elimina essas falhas. Caso os dados sejam centralizados na nuvem, eles poderão ser acessados em qualquer lugar, reduzindo as chances de fraudes, erros ou extravios.

Aumenta os lucros

As vantagens que a tecnologia traz para o setor logístico contribuem para o aumento do lucro. Afinal, a redução de falhas e de desperdícios, maior agilidade e eficiência operacional resultam em uma empresa mais competitiva no mercado, e com uma carteira de clientes sempre em ampliação.

Estamos certos de que essas dicas sobre gestão de custos logísticos serão úteis para a sua companhia. Afinal, está nas mãos do gestor o rumo do negócio. E com as decisões corretas, baseadas em dados exatos, a empresa só tende a crescer!

Quer saber, na prática, como a tecnologia pode gerar mais lucros para o seu negócio? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Powered by Rock Convert
gestaologistica

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERP

VENDA MAIS

ESPECIALISTAS

Newsletter


Posts recentes

  • Como escolher os melhores produtos para revender em 2025: Guia para pequenos negócios
  • Controle Financeiro Aplicado
  • Domínio do Estoque: Como Calcular o Ponto de Pedido Perfeito para Evitar Rupturas e Excessos
  • O Segredo da Distribuidora de Sucesso.
  • O Faturamento do Setor de Distribuidoras em 2025

Posts recentes

melhores produtos para revender em 2025 julho 23, 2025
Como escolher os melhores produtos para revender em 2025: Guia para pequenos negócios
abril 30, 2025
Controle Financeiro Aplicado
abril 15, 2025
Domínio do Estoque: Como Calcular o Ponto de Pedido Perfeito para Evitar Rupturas e Excessos

Twitter

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me distribuidoraeficaz

© COPYRIGHT ALMMATI SISTEMAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.