A logística é uma atividade que integra múltiplos processos — internos e externos — com o objetivo de realizar de forma eficiente o transporte de produtos do ponto de origem ao ponto de consumo.
Uma boa logística de distribuição garante que as mercadorias sejam entregues no lugar certo e na hora certa. Por isso, tem ganhado importância estratégica e determinante para os resultados de qualquer negócio.
No entanto, é bastante comum que, por diversos motivos, ocorram problemas nessa área. Neste post, listamos os principais erros a serem evitados e os cuidados que devem ser tomados para o sucesso do processo logístico na sua empresa. Confira!
O que é logística de distribuição?
Diretamente ligada à estratégia do negócio, a logística de distribuição é a parte do processo logístico voltado para a entrega dos produtos, ou seja, a expedição.
Em outras palavras, é o processo que separa os produtos que estão no estoque, organiza-os de forma ordenada dentro de um veículo que o transportará até o seu destino.
Quando realizada com eficiência ela proporciona organização, agilidade, rentabilidade e, sobretudo a satisfação do cliente que recebe suas compras com a qualidade do serviço prestado.
Como funciona?
A logística de distribuição ocorre de forma contínua dentro de uma companhia e vai desde o fechamento do pedido do cliente, passando pela saída do almoxarifado, o transporte dos produtos até a entrega aos clientes.
Cada estágio do processo serve para tornar mais fácil o monitoramento e a cobertura da distribuição dos produtos. É evidente que todo o processo conte com profissionais que trabalham tanto no depósito de produtos acabados quanto no carregamento e acompanhamento dos veículos até o destino da entrega.
Durante a execução das etapas uma série de situações são enfrentadas e se ocorre um problema em uma só, inevitavelmente, as outras também são prejudicadas, gerando um impacto muito negativo para o negócio.
Nesse sentido, é fundamental conhecer os principais erros que acontecem nessa fase da logística e aprender como evitá-los.
Quais os principais erros?
As possibilidades de falhas na logística de distribuição são inúmeras, entretanto, há erros que são mais recorrentes e por diversos motivos. Assim, o mais importante é conhecê-los e saber exatamente o que fazer para que não ocorram no seu empreendimento.
A seguir apresentamos os 7 principais erros. Acompanhe!
1. Gestão inadequada do estoque
O primeiro grande erro e mais grave na logística acontece principalmente quando não há uma gestão de estoque adequada. Isso, normalmente, resulta de:
- falta de planejamento;
- descontrole no giro das mercadorias;
- movimentações não registradas;
- falta de inventários periódicos;
- falta de integração com outros departamentos;
- não utilização de um software especializado por trás da operação, etc.
Evite esse problema investindo em um bom sistema de gerenciamento de estoques, dessa forma é possível automatizar todos os procedimentos, eliminando erros manuais e obtendo um maior controle, entre outras ações.
2. Desorganização nos processos de expedição
O cliente acabou de fechar um pedido. Quais são os próximos passos? Em quanto tempo a mercadoria precisa ser entregue? Quem faz o quê?
A logística de distribuição necessita de regras e procedimentos de expedição bem delineados, automatizados e bem claros para todos os colaboradores envolvidos.
A padronização de processos é imprescindível para garantir que as atividades atendam a requisitos específicos sem deixá-las estáticas e inflexíveis. Além disso, essa é uma forma de aplicar termos e condições capazes de maximizar o controle.
Lembre-se, o aumento das vendas é resultado das ações realizadas com êxito tanto pela área de marketing e vendas quanto pela área de logística e entrega.
3. Falta de controle de fretes
O controle efetivo de fretes permite a otimização de diversas atividades, imprimindo rapidez nas operações, aumentando o controle financeiro e melhorando a gestão de qualidade.
Por meio dele todo o ciclo de contratação de transportes é aperfeiçoado, o que inclui a cotação e negociação das tabelas, bem como o pagamento pelo serviço.
Uma ótima alternativa é contar com sistemas que permitem o acompanhamento de todo o processo e que oferecem ferramentas para:
- verificação dos conhecimentos e de faturas;
- conferência de notas fiscais;
- ocorrências de atrasos;
- baixa das entregas realizadas;
- confirmação do envio entre outras informações.
4. Demora na entrega das mercadorias
Muitas vezes, o cliente faz um pedido e efetua o pagamento, pois precisa rapidamente dos produtos para atender o seu público-alvo. Não enviar as mercadorias na sequência e, ainda, estender essa demora é extremamente prejudicial para o seu negócio.
Um cliente insatisfeito e frustrado pode simplesmente cancelar a compra, adquirir o que precisa na concorrência e nunca mais comprar da sua empresa. Além de tornar a sua insatisfação pública, comprometendo a imagem da marca perante o mercado.
5. Burocracia excessiva na logística reversa
É possível acontecer de o produto que foi entregue não corresponder ao que foi solicitado (quantidade incorreta, cor divergente entre outras características). E o cliente pode pedir para devolver ou trocar.
Sua companhia precisa estar preparada para isso, já que nesse caso o software deverá computar a reentrada do item no estoque e disponibilizar o ressarcimento do valor da compra, quando necessário.
Portanto, para lidar melhor com essas situações, reduza o excesso de burocracia na logística reversa. Processos menos burocráticos e mais eficientes aumentam os níveis de confiança e satisfação dos clientes.
6. Produtos embalados de forma inadequada
A qualidade das embalagens para acomodar as mercadorias não podem ser negligenciadas. Dentro daquela caixa ou pacote está um bem de valor e, se ele não for, devidamente, protegido pode sofrer avarias e deverá ser trocado.
Esse custo recairá sobre sua responsabilidade, pois quem mal acondicionou o produto é que pagará por isso e o que era para sair barato acaba saindo caro e se tornando um prejuízo financeiro.
São as embalagens adequadas que garantem que os produtos cheguem íntegros ao seu destino. Com o devido investimento, as corporações conseguem demonstrar zelo e organização, e isso é um grande diferencial competitivo.
7. Despreparo de pessoal
É necessário entender que todos os colaboradores precisam estar preparados para o desempenho das suas atividades, e isso inclui a equipe de logística.
O trabalho realizado por um time bem treinado e integrado com as demais áreas contribui para um atendimento ágil e eficaz, possibilitando uma experiência incrível àqueles que adquirem mercadorias do seu negócio.
Portanto, invista em capacitação para todos os profissionais da companhia, mantenha os objetivos claros e as informações transparentes para que caminhem na mesma direção e os resultados sejam um grande sucesso.
Como otimizar o processo?
Para aprimorar a atuação da logística de distribuição e alcançar os resultados esperados, a implementação de mudanças simples podem fazer toda diferença. Veja:
- utilize um software especializado para gestão de logística, que ofereça soluções inteligentes para otimizar o setor;
- organize corretamente os registros, para que nenhum dado fique faltando e seja possível fazer análises efetivas;
- use etiquetas de identificação dos volumes;
- planeje a roteirização de entregas;
- monte esquemas especiais para os produtos mais vendidos;
- utilize indicadores logísticos para avaliar e medir o nível de desempeno dos processos;
- contrate profissionais especialistas na área para gerenciarem esse setor;
- não tenha medo de realizar mudanças, elas podem ser bastante positivas.
A gestão eficiente da logística de distribuição é fundamental para impulsionar o aumentar a lucratividade enquanto proporciona um atendimento aprimorado ao cliente e cria oportunidades para reduzir os custos operacionais.
Você já cometeu alguns desses erros na logística da sua empresa? Conseguiu solucioná-los? Compartilhe nos comentários as suas dúvidas e experiências!