Um dos segredos para fazer sua distribuidora dar certo é estabelecer um valor mínimo de pedido. A definição desse valor indica quanto o cliente precisa gastar, no mínimo, para que a compra seja processada.
Essencialmente, é algo que busca determinar uma base de consumo, de acordo com o planejamento e com as características de atuação da distribuidora. Usado do modo certo, o valor mínimo de pedido permite obter alguns benefícios.
Para entender melhor, mostramos qual é a importância do valor mínimo de pedido e explicarmos como calculá-lo. Confira!
Por que é relevante definir o valor mínimo de pedido?
Quando não há um custo mínimo a ser alcançado em uma compra, qualquer pessoa pode escolher comprar 10 itens de uma vez ou apenas 1. Se os custos de processamento forem os mesmos, a distribuidora lucra menos com pedidos menores, certo? Por isso, podemos afirmar que o valor mínimo de pedido mexe com a lucratividade e permite que o negócio ganhe mais a cada venda.
Além disso, é uma maneira de obter um nível maior de eficiência. Processar alguns pedidos maiores costuma ser mais fácil que vários pequenos, para diversos endereços. Com a definição do valor mínimo de pedido, fica simples se organizar para cuidar do envio, o que previne erros e retrabalhos.
Não menos importante, é algo que ajuda a aumentar o ticket médio. Como os clientes gastam mais para atingir o mínimo, podem preferir já fazer grandes compras. Ao disponibilizar condições como descontos progressivos ou entrega grátis de acordo com o número de itens, isso é especialmente fortalecido.
Como calcular o valor mínimo de pedido?
Para aproveitar toda a relevância do valor mínimo de pedido, é indispensável fazer o cálculo correto. Comece conhecendo os custos fixos de processamento dos pedidos, como o aluguel do centro de distribuição e os salários dos funcionários responsáveis. Assim, você terá uma ideia de quanto cada compra custa, independentemente de seu tamanho.
Depois, indicamos levantar outros números. É o caso do total do estoque disponível e do giro médio. Se o giro estiver baixo, é possível focar em pedidos maiores para aumentar a movimentação.
Além disso, considere os custos variáveis, como de produção, de transporte e de impostos. Ao conhecer todas as despesas, procure um valor mínimo que cubra os custos de processamento e ainda ofereça ganhos. Assim, é possível garantir que todas as solicitações gerarão lucro para a distribuidora.
Alguns exemplos podem ajudar a entender melhor como estabelecer um valor mínimo. A forma mais comum que pode oferecer a partir do cruzamento entre as formas e condições de pagamento:
• Parcelamento: 15 / 30 dias | valor mínimo do pedido: R$ 300,00
• Parcelamento: 7 / 14 / 21 dias | valor mínimo do pedido: R$ 600,00
• Parcelamento: 14 / 21 / 28 / 35 dias | valor mínimo do pedido: R$ 1.500,00
• Parcelamento: 30 / 60 / 90 dias | valor mínimo do pedido: R$ 2.500,00
Outra prática comum nos atacados e distribuidoras, é a venda de alguns itens em combos ou múltiplos, onde são montados kits com determinada quantidade de um mesmo produto e/ou estabelecida uma venda em múltiplos de 3, por exemplo; logo, o cliente adquire 3 unidades, 6 unidades, 9 unidades, etc… do referido produto.
Pode-se ofertar certa condição mais favorável de pagamento para quem encomenda o pedido, a partir do valor mínimo atingido. Além de melhores condições de pagamento, você pode oferecer outros benefícios, como descontos no envio ou até frete grátis, dependendo do contexto.
Por que dar atenção extra ao cálculo?
Tão importante quanto definir a implementação de uma política para o valor mínimo de pedido, é chegar ao número correto. Afinal, um total fora da realidade da distribuidora pode gerar prejuízos.
Um pedido muito caro afasta os clientes e gera perda de competitividade, o que leva ao desperdício de oportunidades. Já um valor baixo não é efetivo dentro dessa proposta e, talvez, nem sequer cubra os custos de processamento.
Portanto, o cálculo deve ser feito com bastante cuidado e até com simulações de valores. Com a ajuda da tecnologia, é possível usar dados concretos e, assim, chegar ao resultado ideal. Recomendamos usar uma Plataforma Especialista para distribuidoras, pois os impactos serão melhores.
Definir um valor mínimo de pedido pode ser uma excelente alternativa para aumentar o ticket médio na sua distribuidora, e consequentemente, elevar o faturamento.
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