A taxa de conversão é um indicador usado para avaliar o desempenho da empresa em gerar resultados significativos por meio de suas estratégias. Nas vendas, ela demonstra o retorno do negócio em função da receita obtida em cima dos produtos, sendo assim chamada de taxa de conversão de vendas.
Ela pode ser usada para determinar metas para as equipes de vendas, verificar a possibilidade de retorno dos seus investimentos, estudar melhorias na atuação dos profissionais e das ferramentas escolhidas, e até analisar o desempenho do negócio em segmentos específicos, como PDV ou e-commerce da empresa. Logo, uma taxa de conversão de vendas alta sempre significa um fluxo de caixa saudável.
Quer conhecer melhor a taxa de conversão de vendas e descobrir como calculá-la para avaliar o desempenho do seu negócio no mercado e possíveis estratégias de melhoria? Continue a leitura deste post!
Como a taxa de conversão de vendas é calculada?
A taxa é obtida pela equação entre o número de vendas efetivadas dividido pelo número de visitantes multiplicado por 100.
Vamos ao exemplo prático: imagine uma loja de roupas que recebeu, no mês de janeiro, 5000 visitantes. Durante esse período, a empresa implementou uma estratégia de vendas que consistia em distribuir brindes aos clientes que consumiam um valor superior a R$ 300,00 em produtos.
Foi apurada a distribuição de 1700 unidades de brindes. Isso significa que a estratégia converteu, dos 5000 visitantes, 1700 clientes. Nesse caso, a taxa de conversão de vendas é obtida pela operação: 1700/5000 x 100, que resulta em 34%.
Não podemos definir uma taxa ideal, visto que a facilidade de conversão é diretamente proporcional ao segmento de atuação da empresa e a implementação de estratégias complementares, como o investimento na divulgação da campanha.
De qualquer forma, fica claro que, quanto maior a taxa, maior é a facilidade para verificar um nível superior de encantamento dos clientes pelos produtos ou pela marca.
Como aumentar a taxa de conversão de vendas?
Abaixo, seguem algumas ações úteis para aumentar a taxa de conversão de vendas sua empresa.
Funil de vendas bem estruturado
No funil de vendas, a taxa de conversão pode ser calculada em cada etapa ou de forma abrangente no final da estratégia. Apesar disso, para otimizar a taxa de conversão de vendas no próprio funil, é preciso avaliar todos os estágios que envolvem esse processo, desde a atração dos leads até a efetivação da compra pelos clientes.
Isso abrange o volume de visitas (em âmbito físico e digital), a qualificação adequada do público visado pela empresa e as estratégias assumidas para potencializar os resultados, como o marketing de conteúdo.
Além disso, a manutenção do relacionamento com o cliente, inclusive no pós-venda, é imprescindível para garantir resultados mais duradouros e menores custos nas estratégias, uma vez que fidelizar clientes é mais barato que atrair novos leads.
Foco na experiência do cliente
O cliente 4.0 anseia por experiências de consumo mais qualificadas. Empresas que conseguem preencher esse requisito já estão na frente de todas as outras. Por isso, o foco no cliente objetiva muito mais que o aumento da taxa de conversão de vendas: é pré-requisito para adquirir vantagem competitiva no mercado.
Design intuitivo, estratégias de interação com possibilidade de retirada do produto adquirido por meio do e-commerce no PDV ou entregas imediatas, como a proposta pelo Same Day Delivery, são primordiais para atender a essa necessidade.
Monitoramento dos resultados
A implementação de melhorias sempre deve ser cíclica, com análises de resultados para definir as melhores estratégias a serem seguidas. Por isso, é preciso definir métricas para avaliar o desempenho dos vendedores, o ciclo de consumo do cliente, o custo unitário de cada processo de fidelização, canais de atendimento mais visitados, entre outras questões.
Portanto, a taxa de conversão de vendas se mostra fundamental para compreender a realidade financeira da empresa. Acompanhar esse indicador também garante a implementação de estratégias mais acertadas em períodos subsequentes.
Agora que você sabe como definir e aumentar a taxa de conversão de vendas da sua empresa, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você pode acompanhar as novidades para otimizar o seu negócio!