Você sabe o que é ruptura de estoque? Esse problema pode gerar alguns transtornos para a distribuidora. Por isso, é importante ficar atento a esse acontecimento, além de tomar medidas para evitá-lo.
Neste texto, você entenderá o que é a ruptura de estoque, em quais aspectos ela pode ser prejudicial para a empresa e a importância de evitar que isso ocorra na sua distribuidora. Aproveite a leitura!
O que é a ruptura de estoque?
A ruptura de estoque é a situação em que a empresa fica sem um ou vários tipos de produtos para venda, seja por falta de organização logística, seja por outro problema que não pôde ser previsto pela empresa.
Como evitar a ruptura de estoque?
Agora que você entendeu o que é a ruptura de estoque, está na hora de conhecer algumas dicas de como evitar que ela aconteça na sua distribuidora e, assim, ter produtos sempre a disposição.
Compreenda as causas da ruptura
A primeira dica é entender as causas da ruptura de estoque. Caso ela já tenha ocorrido na sua empresa alguma vez, é interessante buscar saber o que levou a essa situação e o que fazer para que ela não ocorra novamente. Assim, você conseguirá ter um sistema de logística e estoque mais organizado, além de fazer previsões de possíveis novas ocorrências.
Conheça bem os clientes
É muito importante que você também conheça os clientes do seu empreendimento, para que, assim, consiga prever quando determinado produto poderá ser procurado mais por eles em certa época do ano ou situação, por exemplo.
Com isso, você poderá munir o seu estoque e preparar-se para esses períodos sazonais, sem o medo de ficar sem produtos e, consequentemente, perder diversas vendas e, até mesmo, clientes pela falta de organização.
Planeje melhor as suas compras
Seguindo as dicas anteriores, vale fazer um planejamento de todas as suas compras, para que, assim, você tenha ideia do que poderá ter uma alta em vendas naquele período, bem como os produtos que poderiam ficar parados no estoque, o que também não é uma situação benéfica para a empresa.
Para isso, você poderá contar com pesquisas de mercado e do seu próprio público, para conseguir ter uma ideia do que venderá mais ou menos naquele período e, desse modo, fazer suas compras baseadas nessas informações.
Capacite os colaboradores
Além disso, a sua equipe precisa estar preparada para lidar com essa adversidade e evitar que ela ocorra. Por isso, invista em treinamentos e capacitações para os seus funcionários.
Isso ajudará não apenas a fugir das rupturas de estoque, mais deixará a sua equipe mais profissional, ágil e capacitada para tratar com diversas adversidades e situações relacionadas ao estoque.
Por fim, conseguiu entender o que é a ruptura de estoque e o que fazer para escapar desse problema? É imprescindível fazer um bom planejamento do seu estoque, para que a empresa consiga funcionar normalmente.
Tão ruim quanto a falta de produtos são os itens parados. Por isso, preparamos este artigo para explicar o que fazer nessa situação. Leia-o também e acompanhe mais conteúdos diários.