Ter um bom roteiro de visitas para vendedores é essencial e garante que a equipe de vendas esteja de fato fazendo a cobertura de mercado, pra atender às demandas dos clientes, que estão em diferentes regiões. Nele, estão contidos todos os pontos de parada e a ordem de visita para as equipes, como se fosse um mapa.
Primeiramente, serve para garantir uma atuação eficiente por parte do time, e orienta sobre aonde ir. Além disso, ajuda a economizar tempo para contatar os clientes. Inclusive, acertar nessa na elaboração do roteiro de visitas é crucial para maximizar as oportunidades.
Pensando nisso, veja as nossas dicas para elaborar um roteiro de visitas para vendedores com muita qualidade!
Entenda onde estão os clientes
O primeiro passo é definir qual é a área de interesse para as visitas em cada momento, como durante o dia ou a semana. Focar em uma região permite aproveitar melhor as oportunidades, além de reduzir os custos e aumentar a eficiência.
Saiba onde estão os principais clientes e veja qual é a distância entre eles. Se uma área tiver muitos prospects ou se eles estiverem distantes entre si, pode ser necessário elaborar mais de um roteiro de visitas para vendedores. Por isso, acerte na escolha da área para cada momento trabalhado.
Defina o horário certo para cada visita
Outro ponto essencial tem a ver com o horário em que cada abordagem deve acontecer. Criar um cronograma evita, primeiramente, a perda de produtividade e os atrasos, os quais acabam com a eficácia. Além disso, é preciso chegar ao negócio em um horário ideal, no qual a visita possa ocorrer.
Recomendamos procurar os clientes previamente e perguntar qual o melhor horário. Assim, é possível saber quando cada time de vendas deve sair, e em qual momento deve começar a abordagem com o cliente.
Organize a ordem do roteiro de visitas para vendedores
Depois de definir “onde” e “quando”, torna-se viável estabelecer o “como”. Para o planejamento dar certo, priorize as visitas e crie uma sequência adequada para os eventos ao longo do dia.
Faça com que o roteiro de visitas comece com o cliente que marcou o horário mais cedo, e termine com o que agendou para mais tarde. Defina as demais visitas de acordo com a urgência dos prazos e os horários indicados.
Ao colocar em ordem, entretanto, nem sempre será traçada uma linha reta entre os pontos. Para evitar retrabalhos e desperdícios, busque o menor e mais eficiente caminho. Assim, a equipe não dará voltas na mesma área, por exemplo.
Considere as características do deslocamento
Além de tudo, é preciso levar em consideração que o deslocamento tem qualidades próprias e que afetam o desempenho. Uma área com muito tráfego, por exemplo, gera uma demora extra, que deve ser contemplada em uma saída antecipada para prevenir atrasos.
Também vale a pena considerar essas qualidades para aproveitar o melhor fluxo. Se o trânsito está parado em uma direção em determinado horário, recomendamos visitar os clientes do lado oposto. Assim, podemos dizer que é mais fácil “navegar” entre os veículos e chegar ao destino com eficiência.
Criar um bom roteiro de visitas para vendedores faz toda a diferença e rever essa rota com frequência, é fundamental pra equilibrar essa abordagem. Num mercado tão volátil, onde múltiplos canais de venda surgem o tempo todo, é arriscado fixar a mesma estratégia e deixar de expandir mercados.
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