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Um bom relatório de vendas em 5 métricas

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Gestão
por Patrícia 29 de janeiro de 2020 Nenhum comentário

Para uma empresa que trabalha com a comercialização de bens, um relatório de vendas bem feito é essencial para a obtenção de dados. Esses dados podem ser relativos ao perfil dos clientes para cada produto, indicadores de produtividade, principais itens vendidos, ticket médio de compra, formas de pagamento, entre outros.

Conhecendo o cliente, o produto e seus vendedores, é possível traçar estratégias comerciais mais eficientes e personalizadas. Com os esforços direcionados de forma organizada e focada, se utiliza melhor o tempo e os recursos disponíveis, gerando mais resultados.

Elencamos 5 importantes dados a serem analisados dentro de um relatório de vendas e que de fato, tornam a análise e tomada de decisão, muito mais assertiva. Boa leitura!

1. Lucratividade

Uma boa análise de vendas conta com um importante indicativo: as margens de lucratividade. Cada venda realizada, precisa ter esse cálculo feito, com base no custo da mercadoria vendida, nas comissões que venham a ter, nos impostos do documento fiscal, nos descontos concedidos e/ou acréscimos da venda e ainda, nos custos fixos da empresa. Diante dessa soma, entra o valor final e/ou total da venda, para então se chegar ao que realmente “sobra” e então saber a margem média de lucratividade.

2. Classificação ABC

O método de classificação ABC consiste em mostrar os itens que mais lucratividade trouxeram pra empresa. É uma importante análise, pois mostra que quantidade de vendas, nem sempre é sinônimo de lucro. A classificação ABC normalmente é feita a partir dos produtos ou dos clientes, e indica onde os esforços devem ser concentrados. Exemplo prático: não deixar faltar em estoque o item que mais lucratividade representa; ou, personalizar o atendimento aos clientes que melhor representam lucro.

3. Tipo de venda

As operações dos pedidos dentro de uma empresa, podem variar de acordo com cada negócio. É comum existirem etapas de aprovação, de orçamento, de pedido, de remessa, bonificação, devoluções, entre outras, até a operação de fato se concretizar como venda; por isso, é importante filtrar isso nessa análise em relatório e considerar apenas o que se classifica como Venda finalizada.

4. Ticket médio

Sabendo da margem média e da lucratividade, a próxima métrica é o ticket médio, que trata de analisar quanto em média cada cliente “comprou” em cada venda. Esse importante indicativo, permite estabelecer um aumento no ticket médio como meta; o que consequentemente, vai aumentar o faturamento da empresa. Ações como: promoções, tabelas de preços especiais, quantidades múltiplas, pedido mínimo, entre outras, são práticas comuns adotadas pelas empresas para ver esse número crescer.

5. Positivação (de clientes e produtos)

Saber sobre lucratividade, produtos que melhor vendem e clientes que melhor compram é super importante, mas dar atenção a aqueles que são o oposto disso, pode ser mais interessante ainda. Um relatório de positivação de clientes e/ou de produtos, indica por meio de filtros ou períodos já estabelecidos, aqueles produtos que não vendem há mais de 60 dias por exemplo, ou, clientes assíduos que compraram pela última vez há 90 dias, ou seja, sazonalidade de ambos. E o que fazer com esse dado? Ligar pro cliente! Conferir o preço da concorrência daquele produto parado, fazer uma promoção do item estocado, etc.

• Dados atualizados e organizados de forma clara e objetiva, contribuem positivamente para tomada de decisões e o crescimento de sua empresa. Dê feedbacks aos funcionários, faça reuniões apresentando os resultados, entre em contato com os clientes, todas essas informações devem ser usados para melhorar os processos.

Vale ressaltar que não existe um modelo único e universal a ser utilizado para fazer o relatório de vendas, mas algumas dicas são sempre bem vindas e presentes em qualquer sistema. Um bom relatório pode ajudar a fazer uma previsão de faturamento, descobrir talentos ou novos nichos para expandir os negócios.

• O sistema Distribuidora Eficaz, conta com os principais relatórios de análise, inclusive, de cada métrica citada acima. Saiba mais sobre cada um deles e entre em contato com um de nossos especialistas e esclareça todas as dúvidas e curiosidades que tiver sobre o assunto.

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