Manter um bom relacionamento com cliente é, hoje em dia, mais do que um diferencial competitivo. Trata-se de uma questão de sobrevivência para qualquer tipo de negócio.
Afinal, os clientes estão bem informados e são exigentes. Ou seja, mais do que buscar por produtos determinados, os consumidores querem fazer negócio com empresas que, além de oferecerem qualidade, pontualidade e outras premissas, garantam uma experiência positiva em todos os sentidos.
Isso, certamente, vai criar uma relação de satisfação, confiança e fidelidade que pode se estender por muito tempo. Quer saber, então, como atender às expectativas desse novo perfil de cliente? Confira nesta leitura!
Conheça bem o seu cliente
É desafiador agradar e atender às necessidades de uma pessoa sem conhecê-la, não é verdade? O mesmo acontece na relação entre empresa e cliente. Para conseguir satisfazer o seu consumidor, é fundamental conhecer o seu perfil, as suas demandas, urgências, periodicidade de pedidos etc.
A partir dessas informações, será possível, por exemplo, organizar o estoque da sua distribuidora de acordo com os produtos que são mais vendidos.
Também será fácil manter uma comunicação mais efetiva com os seus clientes, entrando em contato para divulgar promoções e lançamentos.
Crie uma ligação de confiança
Seja qual for o segmento, os concorrentes são inúmeros, e as mercadorias que comercializam, muitas vezes, não se diferenciam muito — bem como o preço.
Por esse motivo, é crucial investir na sua relação com o cliente, para que ele opte pelo seu negócio quando for comprar. E uma das melhores formas de fazer isso é construindo uma ligação de confiança. Para tanto, esteja sempre de prontidão para atendê-lo, personalizar a forma de pagamento (quando possível) e atender a demandas especiais.
Dessa forma, o seu comprador sempre vai pensar na sua distribuidora quando precisar, sabendo que será atendido.
Seja ágil na resolução dos problemas
Uma empresa eficiente não é aquela que não tem problemas; afinal, todas estão sujeitas a falhas e imprevistos. Mas é crucial a todo bom atendimento que tais problemas sejam solucionados rapidamente, sem gerar transtornos para o cliente.
Se as bebidas estão atrasadas por um problema de rota na logística, por exemplo, organize imediatamente uma nova entrega e siga com a entrega por outro caminho. Se possível, leve um brinde ou dê um desconto.
Assim, você vai mostrar que foi ágil para pensar e agir na resolução do problema, o que também vai reforçar o sentimento de confiança do qual falamos.
Considere os feedbacks que recebe
É certo que ninguém conhece melhor a empresa do que o próprio empresário, mas a pessoa que está do outro lado do negócio também é um agente que participa do processo e, como tal, tem as suas observações a fazer acerca da experiência que teve.
Isso quer dizer que, por mais que você considere fazer o melhor, não deixe de ouvir o que os seus clientes têm a dizer. Eles podem dar boas ideias e soluções simples, pois estão enxergando o negócio por um outro ponto de vista.
Além disso, ao perceber que a sua ideia foi mesmo colocada em prática, esse cliente vai se sentir valorizado, importante e, mais uma vez, com um sentimento de confiança e fidelidade fortalecido.
Vale lembrar que cada processo que acontece dentro da empresa influencia no relacionamento com cliente, ainda que de forma indireta. A falta de uma mercadoria no estoque, a demora na emissão de uma nota fiscal ou a dificuldade para fazer um pedido são apenas alguns exemplos, que podem ser facilmente resolvidos por meio das soluções certas.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre essas soluções para distribuidoras? Então, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Twitter!