A pandemia do coronavírus tem sido um grande desafio para todo o mundo. Junto da preocupação com a saúde e em evitar o contágio, veio a dúvida sobre como evitar que os trabalhadores e as pequenas empresas sofram com problemas financeiros. Diante desse cenário, uma das opções tem sido adotar uma política rigorosa de redução de custos na crise.
O isolamento social é a medida mais indicada pelas autoridades sanitárias, sendo fundamental para evitar o contágio em massa da população. No entanto, tem provocado problemas em diversas empresas, seja pela redução do consumo, seja pelas dificuldades em proteger seus colaboradores quando não é possível ficar em casa.
A questão é que a pandemia ainda deve se arrastar por alguns meses. Dessa forma, o melhor é as empresas se precaverem, evitando que os prejuízos sejam maiores. Por isso, neste post damos algumas dicas simples para você fazer a redução de custos na crise. Acompanhe!
Use a tecnologia a seu favor
Já faz um tempo que a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada das empresas, inclusive das distribuidoras. No entanto, em um momento como este, ela se torna estratégica, tanto para o trabalho dos colaboradores quanto para agilizar processos e reduzir custos.
Assim, aplicativos, ferramentas de videoconferência, sistemas integrados de gestão, entre outros recursos, são empregados para facilitar a comunicação e a rotina de todos. Também são importantes para agilizar a tomada de decisões e reduzir custos desnecessários, como no caso de papel e impressão, envio de correspondência e serviços gráficos.
Adote o trabalho remoto
Em muitos setores, como nos serviços essenciais do comércio, não dá para as pessoas trabalharem de casa. No entanto, sempre que possível, o melhor é que as empresas adotem o home office, para evitar a proliferação do coronavírus e contribuir para a redução de custos na crise.
O trabalho remoto pode, inclusive, ser adotado apenas por uma parte dos funcionários, como os que ficam em escritórios. Para aqueles que não podem ficar em casa, é imprescindível oferecer equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e álcool em gel, assim como um distanciamento entre as pessoas.
Otimize rotinas e processos
A crise pode ser um momento de amadurecimento para muitas empresas. Uma maneira de fazer isso é repensar todos os processos, vendo aqueles que podem ser automatizados ou reestruturados de uma forma que seja mais econômica e ágil.
Por exemplo, é o momento de avaliar se as rotas de transporte podem ser alteradas ou se é possível automatizar alguma atividade. Isso vai depender muito da sua estrutura e dos seus custos; portanto, é hora de fazer comparações, cálculos e avaliar todas as possibilidades.
Conscientize a sua equipe
Não dá para tentar reduzir custos trabalhando só, pois esse é um esforço que vai depender de toda a sua equipe. Por isso, converse com todos, em grupo e individualmente, oferecendo todo o suporte necessário para que os colaboradores entendam as mudanças. Além disso, procure ouvi-los para saber quais são as necessidades de cada um e de que forma eles acreditam que podem cortar gastos.
Por mais que estes sejam tempos difíceis, é fundamental saber encontrar meios de contornar os problemas, e a redução de custos na crise é apenas um deles. As distribuidoras que conseguirem empreender e encontrar soluções inovadoras não apenas vão conseguir sobreviver, como também podem sair fortalecidas.
Gostou dessas dicas para a redução de custos na crise? Quer conferir mais posts como este? Então, acompanhe nossas redes sociais.