Há muitos desafios enfrentados por um centro de distribuição. Problemas como atrasos, erros no processamento de pedidos e separação inadequada são apenas alguns dos pontos que causam preocupação. Por isso, o cuidado com os processos logísticos para uma distribuidora é essencial para o sucesso.
Ao definir as etapas corretamente e garantir que elas ocorram da maneira ideal, é possível ter um nível ampliado de eficiência na logística. Mas, afinal, quais são os passos realmente importantes?
Na sequência deste conteúdo, apresentamos os processos logísticos para uma distribuidora que merecem a sua atenção. Confira!
Recebimento de mercadorias
A entrada de itens é um dos aspectos mais relevantes, já que essa é uma condição determinante para a ocorrência de outras etapas. Em um centro de distribuição, especificamente, há a entrada de elementos que, posteriormente, serão direcionados de acordo com os pedidos.
Embora pareça uma tarefa simples, ela exige cuidados diferenciados. A descarga, por exemplo, deve ser realizada de forma organizada, até mesmo para não atrapalhar outras tarefas do CD. Para completar, é preciso elaborar uma conferência completa e um reconhecimento do que entra na distribuidora.
Além de ser controlado de maneira fiscal, pela emissão dos documentos obrigatórios, recomendamos que o recebimento seja entendido de forma ampla. Isso ajuda o centro de distribuição a identificar o que está disponível, o que deve ser obtido em outras entradas e assim por diante.
Armazenamento de produtos
Depois que os itens chegam ao ambiente, a próxima etapa entre os processos logísticos para uma distribuidora consiste no armazenamento de produtos. Para garantir a pronta entrega, a disponibilidade e a estrutura do estoque são fundamentais.
Podemos dizer que a falta de um sistema de estoque aumenta os riscos de perdas de produtos e de desperdícios. Não ter um bom inventário também gera queda de visibilidade sobre o processo, o que dificulta a tomada de decisões melhores.
Além disso, a organização é determinante para a execução de tarefas. Saber onde está cada item faz toda a diferença para o momento de separação dos itens, por exemplo. Sem esse aspecto, há uma perda considerável de tempo e dinheiro, bem como uma diminuição na eficiência de distribuição.
Expedição de pedidos
Em um CD, especificamente, ainda é preciso se preocupar com a chamada expedição de pedidos. Essa é a etapa de preparação para que tudo seja enviado para os clientes, conforme o solicitado.
Um dos processos logísticos para a distribuidora, nesse momento, é a fase de picking. Basicamente, ela consiste em separar e agrupar os produtos de cada pedido. A intenção é cumprir as exigências do cliente e obter uma entrega dentro do que foi acordado. Podemos dizer, portanto, que é algo essencial.
Também é preciso se preocupar com elementos como a emissão de notas fiscais de saída, o carregamento do meio de transporte e a conferência sobre cada configuração. O passo final é garantir a aprovação, de modo que o pedido possa sair do centro de distribuição.
Movimentação de carga
Para que o pedido chegue até o cliente, a movimentação de carga tem que acontecer do jeito certo. Nossa primeira indicação tem a ver com a gestão de frete, como a escolha do serviço adequado para fazer o transporte.
Depois de selecionar o meio ideal, faça toda a preparação. É o caso de carregar corretamente os veículos e trazer o cuidado necessário para certos produtos da distribuidora.
Ainda é preciso considerar outros aspectos, como o prazo e até se a entrega foi marcada de forma específica. É importante ter uma atenção especial para evitar atrasos e maximizar a satisfação de quem fez o pedido. Assim, a distribuidora se torna uma parceira essencial para os negócios contratantes.
Roteirização
Um dos jeitos de otimizar a entrega e garantir a movimentação adequada é com a roteirização. Ela consiste em definir rotas para a distribuição de produtos, de acordo com cada exigência.
É um meio de selecionar os caminhos mais eficazes e seguros, o que melhora o processo de direcionamento para os clientes. Também é possível estabelecer as escolhas ideais, de modo a contemplar as entregas necessárias para cada veículo de forma eficiente.
A nossa recomendação é que esse plano seja feito com bastante atenção. Isso ajuda a economizar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que favorece a conquista de bons resultados.
Monitoramento de entrega
Tão importante quanto planejar o processo de movimentação é fazer o seu acompanhamento. Por meio do monitoramento de entrega, é possível ter total visibilidade logística. Saber onde está cada pedido e o status, por exemplo, melhora a tomada de decisão.
Esse também é um dos processos logísticos para uma distribuidora, porque ajuda a garantir a segurança. Graças a esse acompanhamento, há a garantia de que a roteirização está sendo seguida conforme o planejado.
Nossa principal indicação consiste em fazer um monitoramento em tempo real, justamente para reconhecer as demandas específicas a cada momento. Com máximo controle, a distribuidora atinge um patamar mais elevado.
Acompanhamento dos resultados
Além de colocar todas essas etapas em prática, não podemos deixar de citar a verificação dos resultados. O objetivo é entender a eficiência logística e a atuação da distribuição, em relação aos objetivos definidos inicialmente. Com essas análises, dá para compreender quais são os aspectos que precisam de mais atenção.
Por meio dos indicadores, por exemplo, é possível acompanhar a taxa de atrasos e de entregas bem-sucedidas. Também dá para reconhecer quais são os custos associados com os processos, onde estão os principais gargalos e quais são as oportunidades que devem ser aproveitadas.
A partir da verificação, é fácil implementar melhorias e conquistar uma atuação ainda mais específica. É, especialmente, um jeito de tomar decisões com um nível reforçado de segurança.
O fato é que todas essas etapas são essenciais para garantir a eficiência de centros de distribuição e do negócio, de forma ampla. Com a execução ideal, podemos dizer que seu empreendimento conseguirá atingir novos patamares.
Os processos logísticos para uma distribuidora incluem o cumprimento de diversas tarefas. Com a configuração adequada desses passos e a definição dos valores corretos, é possível maximizar as chances de bons resultados.
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