O Brasil é considerado um dos países com a maior carga tributária do mundo, e seus principais impostos variam de acordo com o tamanho da empresa e o setor em que atua. Para que as empresas não tenham problemas com a lei, é importante estar sempre em dia com o pagamento das taxas.
A empresa necessita de uma boa gestão financeira, conseguindo pagar os impostos dentro do prazo, sem interferir nos resultados no final do mês. Outro ponto é o repasse do valor pago de imposto para o cliente. Essa compensação deve estar inclusa no preço final do produto ou serviço prestado.
Vamos conhecer agora os principais impostos que devem ser pagos pelas empresas. Continue com a gente e faça uma boa leitura!
Imposto de Renda sobre Pessoas Jurídicas
O IRPJ varia de acordo com o regime tributário adotado pela empresa. Ele pode ser de 15%, para quem possui o sistema de Lucro Real ou Presumido, e, para quem escolheu o Simples Nacional, essa taxa pode ser de 0 a 0,84%, dependendo da área de atuação. Essa porcentagem incide no faturamento que a empresa teve no último ano.
COFINS
Este outro principal imposto federal também pode variar de acordo com o regime tributário que a empresa segue e o setor em que trabalha. O COFINS é cobrado com base na receita bruta da companhia. Pelo Simples Nacional, a taxa vai de 1,6 até 2,63% e, no Lucro Real ou Presumido, ela varia de 3 a 7,6%.
IOF
O IOF é um imposto que incide sobre todas as operações financeiras, tanto de empresas quanto de pessoas físicas. Ele é cobrado sobre operações de crédito e de câmbio, além de contratos de seguro. Sua taxa varia de acordo com a natureza da transação financeira. É importante sempre conferir a tabela vigente para cada operação.
ICMS
O ICMS é um imposto estadual que varia de acordo com cada estado. Ele é cobrado toda vez em que há transação comercial entre empresas e/ou pessoas de diferentes estados. As tabelas com o valor cobrado são atualizadas constantemente e podem ser consultadas pela internet, no site do governo do estado em que a empresa está instalada.
ISS
Criado como um imposto municipal, o Imposto Sobre Serviço é uma taxa que varia de 2 a 5%, paga por empresas prestadoras de serviços. É necessário que a empresa emita a nota fiscal com a descrição da atividade realizada, devendo ter esse serviço como primeira ou segunda função principal.
Além dos tributos citamos, temos ainda:
- CSLL — cobrado junto ao IRPJ com taxa fixa de 9%;
- IPI — incide sobre produtos industrializados no valor de 0,5%;
- CPP — cobrado da folha de pagamento das empresas, variando de 2,75 a 20%;
- PIS/PASEP — pagos mensalmente para o colaborador.
É uma quantidade grande de impostos! Por isso, é preciso ter uma gestão de tributos bem-estruturada. Algumas empresas preferem contratar uma consultoria de contabilidade para tomar conta de todos os principais impostos a serem pagos, sem comprometer a saúde financeira de seu negócio.
Gostou de nosso conteúdo explicando os principais impostos pagos pelas pequenas empresas? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook para ter acesso a mais posts como este!