Ter uma empresa significa não apenas cuidar do presente da sua instituição, mas também diz respeito a conseguir prever momentos de melhora ou piora em suas vendas e, então, ser capaz de propor estratégias de otimização.
Nesse texto, elaboramos este conteúdo, por meio do qual você entenderá melhor o que é a previsão de demanda futura, a sua importância para o empreendimento e como otimizar essa atividade. Leia até o final e saiba mais!
O que é previsão de demanda futura?
A previsão de demanda futura é um tipo de prognóstico no qual é possível prever a quantidade de vendas de produtos ou serviços que uma empresa poderá fazer em determinado período de tempo. Ela é realizada para que as instituições consigam organizar-se melhor e desenvolver estratégias para que o número de clientes, bem como o faturamento total da instituição, consiga aumentar com o passar dos meses.
É possível fazer a previsão de demanda futura de duas maneiras: por meio das análises quantitativa e qualitativa. A seguir, você entenderá melhor cada uma dessas duas formas. A medida qualitativa é utilizada quando os dados coletados de períodos anteriores não são suficientes, fazendo com que o profissional encarregado por essa atividade tenha que utilizar de experiência e, até mesmo, intuição para conseguir fazer uma previsão correta.
Já a quantitativa é feita por meio de uma boa quantidade de números e dados que foi adquirida anteriormente, além de levar em conta o tipo de negócio e o seu horizonte temporal.
Por que é importante que ela seja feita da maneira correta?
É importante que a previsão de demanda futura seja feita com cautela e da maneira correta, pois estamos falando de uma previsão do futuro da sua empresa. Criar um prognóstico errado fará com que a instituição implemente estratégias ineficientes e que causarão a diminuição das vendas, ao invés do seu aumento. Tais equívocos podem causar uma perda de dinheiro, tempo e investimento de pessoal para criar essas soluções, que poderiam ser utilizadas para outras atividades ou para a criação de estratégias efetivas.
Além disso, a previsão de demanda futura também consegue prever períodos turbulentos na empresa e, então, permitir que a gestão planeje maneiras de driblar as adversidades e continuar em crescimento (ou, pelo menos, minimizar os prejuízos).
Profissional responsável
Em empresas grandes, essa tarefa é dividida entre as equipes de marketing, vendas, produção e finanças. Todos eles podem oferecer dados relevantes para a elaboração de uma previsão de demanda futura eficiente. Já em empresas menores, o próprio gestor ou funcionário responsável por um desses setores acaba realizando a coleta dessas informações e adicionando-as ao relatório. De qualquer maneira, é importante que ela não deixe de ser feita, pois pode ajudar na organização da empresa.
Quais são os benefícios de fazer uma previsão de demanda futura?
Realizar essa atividade pode ajudar de diversas maneiras uma empresa, independentemente do seu porte. A seguir, você confere alguns dos benefícios de se investir nessa prática.
Ajuda a definir estratégias eficientes
Por conta da riqueza de informações, a empresa conta com dados suficientes para conseguir definir estratégias mais efetivas, já que passa a ter um melhor direcionamento para a sua implementação. Além disso, durante o período de aplicação das novas estratégias, também é possível coletar mais dados para reparar os erros ou modificar o projeto, com o objetivo de conseguir alinhá-lo com o público da instituição.
Melhora o controle
Também é possível ter um maior controle dos produtos a serem comercializados pela empresa, já que ela terá uma previsão de procura por parte dos clientes e poderá organizar-se para não comprar em excesso ou falta. Como consequência, ela não precisará lidar com prejuízos ou produtos parados no estoque, ao mesmo tempo que não perderá clientes e vendas pela falta de determinados insumos.
Reduz erros
Também é possível reduzir erros com relação ao setor de estoque e a outros âmbitos da empresa, já que as informações coletadas são recentes e dão uma melhor visão de direcionamento para ela.
Auxilia no controle de custos
A empresa ainda consegue controlar os seus custos de produção, antecipando compras para aproveitar um preço mais favorável, caso seja previsto um aumento da sua demanda em um futuro próximo. Por isso, o negócio que faz a previsão de demanda futura consegue ter uma melhor organização financeira, tomando as melhores decisões para gastar apenas o necessário e ter produtos para suprir o seu propósito.
Ajuda a se diferenciar dos concorrentes
A instituição também consegue organizar-se estrategicamente, de maneira a conseguir destacar-se entre a concorrência, já que pode atender melhor às necessidades e demandas dos seus clientes, justamente por ter se organizado antecipadamente, por meio da previsão de demanda futura.
Como ter uma previsão de demanda eficiente?
Agora que você entendeu o que é a previsão de demanda e a sua importância para o desenvolvimento de uma instituição, está na hora de conferir algumas dicas que podem ser utilizadas para tornar essa atividade efetiva e com uma redução considerável de erros.
Planeje os orçamentos
A primeira dica é relacionada ao planejamento da sua estratégia de previsão. Verifique quanto você pretende gastar nos próximos meses e quanto a sua empresa precisa faturar para que esse valor seja coberto e, ainda, sobre como lucro.
Controle as compras e vendas
Analise com frequência a incidência de compras e vendas que a sua instituição faz diariamente, compare períodos, relatórios, números e pessoas. Esse já será um bom indício do que se pode esperar para os próximos períodos.
Faça uma pesquisa qualitativa
Você sabia que os seus próprios clientes podem auxiliar na previsão de demanda? Faça pesquisas qualitativas para conferir a sua satisfação com os produtos/serviços oferecidos por você, além da expectativa de novas aquisições para os próximos meses, caso faça sentido.
A previsão de demanda futura consiste na captação de vários dados. Todos eles precisam estar constantemente atualizados e guardados, para que seja possível consultá-los frequentemente. Procure contar com “relatórios-chave”, aqueles que de fato mostram informações confiáveis e relevantes para uma possível decisão ou mudança que você planeja. A Plataforma Distribuidora Eficaz conta com métricas espelhadas em relatórios que permitem análises simples e ricas em dados.
Depois de ter consultado a nossa proposta, se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco, que teremos prazer em atender você!