Saber valorar o produto ou serviço que é oferecido aos clientes é um dos grandes desafios que os comerciantes enfrentam. É importante encontrar o equilíbrio entre a rentabilidade e a capacidade de crescimento do negócio, sem perder oportunidades quando há a possibilidade de lucrar mais. Portanto, como fazer a precificação de produtos corretamente?
É possível encontrar um método inteligente para chegar ao melhor preço. É preciso combinar a matemática com um profundo conhecimento do segmento, do produto oferecido e estar atento sobre as mudanças que acontecem no mercado e no consumidor.
Vamos te dar algumas dicas preciosas sobre o tema! Confira:
1 – Analise o mercado
A primeira coisa que o empresário precisa fazer, antes de estabelecer o preço do seu produto, é analisar o mercado em que ele está inserido. Não apenas uma vez, mas constante e atentamente. O mercado muda a todo tempo e eventos inesperados podem transformar o valor do que você vende. Seja por condições climáticas ou até mesmo modismo.
Procure estar sempre bem informado sobre tudo que acontece no segmento . E também, é claro, sobre outros segmentos e mercados. Assim, é possível encontrar oportunidades novas e conservar o valor do bem que você oferece a logo prazo. Não se permita ficar estagnado ou acomodado, esteja em constante evolução!
2 – Utilize fórmulas
Quando se vive do comércio é preciso compreender que o lucro se perde com muita facilidade. É indispensável ser rigoroso e preciso nos cálculos feitos para ter certeza de que o valor cobrado será suficiente para cobrir todos os custos e fornecer o dinheiro suficiente para fazer o negócio lucrativo.
Só assim o negócio cresce sempre e permanece economicamente sadio.
A fórmula mais comum, utilizada por comerciantes, é aquela em que se soma o custo do produto (o valor pago aos fornecedores com as despesas) mais o lucro pretendido. Assim, você define o valor de venda da mercadoria. Dica: seja meticuloso nos valores, considerando cada centavo.
3 – Saiba o que os clientes buscam
Esse quesito é bastante subjetivo e talvez o que mais dependa do conhecimento, da experiência e da análise atenta do comerciante. É preciso fazer um exercício de abstração e olhar além do óbvio. Tente imaginar quais são os valores mais estimados pelas pessoas que compram os seus produtos e como é possível explorar isso no seu negócio.
O mercado é extremamente competitivo e, para que seu produto se destaque, é importante que ele possua diferenciais competitivos e uma personalidade própria. Busque acrescentar características ao seu negócio e incrementá-lo nos pontos mais valorizados pelos seus clientes, se mantendo sempre atento às mudanças nos desejos deles.
4 – Considere todos os custos e despesas
Por incrível que pareça, esse é um erro muito comum que acaba fulminando as chances de sucessos de vários empresários. Jamais se permita subestimar os valores de custo e despesas no seu negócio. É muito importante ter todos os números à vista e estar sempre atento às variações e erros que possam ser cometidos, seja por você ou pelo fornecedor.
Qualquer pequeno valor, quando considerado a longo prazo e em grandes volumes de venda, pode ser suficiente para sufocar o crescimento da sua empresa. O lucro não é apenas o meio pelo qual o empresário usufrui do negócio, ele também é o que possibilita o investimento e, consequentemente, a manutenção e evolução da empresa. Fique atento!
5 – Cobre um preço competitivo e justo
O consumidor moderno é muito atento e exigente. Isso significa que qualquer erro por parte do empresário pode fazer com que sua clientela diminua, principalmente quando se esse erro causa a perda da confiabilidade da sua empresa frente os clientes. Então, não caia na tentação de se aproveitar de alguma situação para cobrar valores abusivos pelos seus produtos.
Por outro lado, cobrar menos do que o necessário pelo que se vende faz com o seu negócio perca toda a chande de prosperar. Avalie constantemente a sua margem e não demore demais para alterar o preço final quando o mercado exigir isso.
6 – Observe a concorrência
É muito importante que você conheça não apenas o seu negócio e o mercado, mas também os seus concorrentes. Isso significa que você deve estar sempre atento aos movimentos deles e preparado para reagir. Isso pode ser feito não apenas na mudança do preço do seu produto, mas com ações de marketing e promoções, assim com campanhas publicitárias.
Por outro lado, quando você estiver em vantagem em relação à concorrência é importante que você não fique confiante demais e procure entender o que faz com que os clientes prefiram o seu produto. Só assim é possível que você tire maior proveito das suas vantagens competitivas. Estude atentamente seus concorrentes e posicione seu produto corretamente no mercado.
Use as ferramentas certas
As empresas modernas não podem desprezar as possibilidades de monitoramento e controle que a tecnologia atual oferece. Abrir mão das ferramentas faz com se torne muito mais complicada e imprecisa a gestão do seu negócio.
Por isso é tão importante saber escolher entre as possibilidades de ferramentas de gestão.
Para ter sucesso, a sua empresa não pode gastar muito tempo e dinheiro com atividades que podem ser automatizadas ou transferidas para empresas especializadas. Utilizando os meios digitais é possível consultar os dados dos seus produtos de uma forma muito mais rápida e eficiente, possibilitando assim que você consiga precificá-los com maior eficiência.
#Saiba como a Distribuidora Eficaz! otimiza o processo de precificação de produtos, por meio de múltiplas tabelas de preços com margens de lucro dinâmicas e escalonadas, conforme sua necessidade. Permita ainda, que os vendedores intercalem essas tabelas de preços, de acordo com os grupos de clientes pré-definidos e conceda muito mais poder de negociação a eles; conte ainda com relatórios gerenciais que resumem e detalham, cada venda, positivando clientes e produtos e calculando ticket médio e margem média, que permitem combinar períodos e tipos de venda, numa análise simples e objetiva.
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