• Início
  • Contato
  • Conteúdo

Qual a importância e como calcular o prazo médio de estocagem?

Distribuidora Eficaz > Armazém > Qual a importância e como calcular o prazo médio de estocagem?
prazomediodeestocagem
Armazém
por Patrícia 13 de agosto de 2020 Nenhum comentário

Existem vários indicadores de qualidade e desempenho que podem ser aplicados no dia a dia, seja para auxiliar nas tomadas de decisões, seja para identificar os processos mais eficientes e os que precisam de mais investimentos e melhorias. Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre outro indicador: o prazo médio de estocagem.

Também conhecido pela sigla PME, o prazo médio de estocagem é um indicador relacionado ao custo que a empresa tem com produtos em estoque. Com ele, a gestão consegue determinar o período máximo em que o produto pode ficar armazenado nos galpões, sem que gere prejuízo para a empresa.

Separamos algumas perguntas que você pode ter sobre como funciona o prazo médio de estocagem e como realizar o seu cálculo. Boa leitura!

O que é?

De maneira bem resumida, o prazo médio de estocagem é o tempo médio em que a empresa fica com o estoque parado. Ele apresenta esse intervalo de armazenamento separado por dias, demonstrando quais mercadorias necessitam ser comercializadas com maior rapidez e em qual quantidade.

Qual é a sua importância?

Como todo indicador, o PME surgiu como uma maneira de se realizar análises mais completas e com rapidez, auxiliando na tomada de decisão dos gestores. É considerado uma ferramenta importante na gestão de estoque, monitorando as operações logísticas e indicando os produtos com maior viabilidade.

Como calculá-lo?

O prazo médio de estocagem pode ser calculado utilizando uma fórmula bem simples. Para isso, você vai necessitar do valor do estoque médio e do custo da mercadoria vendida. Podemos ver como o cálculo feito a seguir:

PME = (Estoque médio / Custo da mercadoria vendida) x 360

O resultado final dessa conta é representado em dias de estocagem: quanto maior for o valor, maior será o período em que o produto está armazenado. Os números podem variar, mas é altamente recomendado que o valor seja menor que 360 dias.

Como aplicá-lo na prática?

Vamos supor que uma distribuidora, durante o ano de 2018, armazenou 1.000 sacos de arroz e, em 2019, mais 2.000 unidades. Se o total de sacos de arroz vendido for de R$10.000,00, então o cálculo ficaria:

Estoque médio = (1.000 + 2.000)/2 = 1.500 unidades

PME = (1.500 x 360)/ 10.000 = 54 dias

Portanto, com base nessas contas, a mercadoria ficou uma média de 54 dias estocada, sendo que esse período começa a contar do momento em que a matéria-prima chega à empresa até a saída do galpão de armazenamento .

O prazo ideal para que um produto fique estocado depende do seu valor de revenda, da quantidade armazenada e da validade. Itens mais perecíveis devem ter um giro de estoque maior. A capacidade logística também influencia nesse valor, pois empresas com maior capacidade de entrega acabam tendo uma rotatividade maior de produtos.

Uma maneira de otimizar a gestão de estoque e integrar os sistemas é investindo em softwares especialmente desenvolvidos para essa função. Um ótimo exemplo de empresa especializada no ramo é a Distribuidora Eficaz, que oferece diversas soluções para a sua distribuidora, incluindo programas que facilitam o cálculo do prazo médio de estocagem.

Gostou de nosso artigo sobre prazo médio de estocagem? Para ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERP

PDV

APP e E-COMMERCE

ESPECIALISTA

Newsletter


Posts recentes

  • Como otimizar o controle de contas a pagar e receber?
  • Como fazer a gestão do pedido de venda em 3 simples passos
  • 5 boas práticas para melhorar a gestão de fluxo de caixa
  • As principais diferenças entre vendas internas e externas
  • Aprenda a otimizar a gestão de suprimentos da sua distribuidora

Posts recentes

dezembro 30, 2020
Como otimizar o controle de contas a pagar e receber?
dezembro 30, 2020
Como fazer a gestão do pedido de venda em 3 simples passos
dezembro 30, 2020
5 boas práticas para melhorar a gestão de fluxo de caixa

Twitter

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me distribuidoraeficaz

© COPYRIGHT ALMMATI SISTEMAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.