O conceito B2B está associado às negociações feitas de empresas para empresas (Business-to-Business). Em uma plataforma online, fica bem mais fácil realizar negócios B2B, já que é possível oferecer compras online por meio de autoatendimento simples, chegar mais rápido ao mercado, resolver com agilidade as dificuldades do comércio eletrônico B2B, dentre outros.
O atacado, que é o segmento mais importante quando se fala em B2B, enfrenta uma série de desafios que a plataforma online pode solucionar com eficiência. Neste post, mostraremos 6 problemas do atacado que uma plataforma B2B pode resolver!
1. A falta de informações de estoque x os robôs fazem tudo
Um dos principais problemas que o atacado enfrenta é a falta de informações disponíveis sobre o estoque ou informações desencontradas. Com uma boa plataforma de gestão, os robôs fazem a reposição do estoque, evitando trabalho para o gestor, já que as compras e os estoques ficam automatizados. Dessa forma, evitam-se transtornos com inventários
2. Os problemas com pedidos x o acompanhamento preciso
Outro problema no atacado é a desorganização na hora de separar e despachar os pedidos. O pedido é o ponto de partida para diferentes processos, como separação, conferência, faturamento e transporte.
O software permite efetivar todos esses processos com exatidão, evitando o envio de pedidos errados e o atraso nesses despachos. Mais de 10 regras são avaliadas e, depois, são aprovadas ou reprovadas para a expedição dos pedidos.
3. A indisponibilidade do fornecedor x o funcionamento 24 horas da plataforma
Outro transtorno que o atacado sofre é com problemas de fornecimento. Com a plataforma B2B 24 horas, esse problema é facilmente resolvido, pois o comércio eletrônico fica disponível continuamente, nem fecha para almoço, nem às 18 horas. Desse modo, o gestor pode atender a demanda dos clientes no momento que eles precisarem, melhorando as chances de fidelização.
4. Os clientes não segmentados x a categorização do público
A segmentação ajuda a cobrir uma área comercial mais ampla e promove uma maior compreensão do quais os negócios que trabalham com a empresa. A segmentação também facilita a captação de novos clientes e a oferta de serviços mais personalizados conforme a área geográfica e o perfil. Com a plataforma, o processo de segmentação fica mais simples.
5. A visão fragmentada do negócio x tudo conectado
Por meio de uma plataforma dinâmica, você poderá integrar os dados dos clientes com o sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM), o que permite uma visão sistêmica de 360º, com o monitoramento das ações e reações dos clientes durante as vendas e o atendimento.
A integração de ferramentas ainda promove a conectividade em tempo real, o que permite satisfazer os clientes em todos os pontos de contato. A jornada do consumidor em cada etapa do funil de vendas fica personalizada, com recomendações de compras que são feitas em tempo real conforme o perfil do cliente.
A integração favorece o relacionamento com o cliente, facilitando o que todas as empresas desejam: a fidelização. A agilidade e a eficiência das operações e processos asseguram que as transações voltem a acontecer. As experiências de compras guiadas são ágeis e pessoais, o que aumenta a satisfação dos compradores.
6. A improdutividade x os vendedores mais produtivos
Usando a plataforma online, é possível dar à equipe o tempo e os insights necessários para o desenvolvimento de estratégias de sucesso, removendo a maioria das operações e processos manuais. A solução também permite fornecer aos colaboradores o acesso aos dados dos clientes em tempo real.
A plataforma B2B é uma ótima solução para todos os atacadistas que desejam melhorar seu nível de competitividade. Entre as principais vantagens que ela proporciona estão a oferta máxima de comodidade aos clientes e a expansão de atuação da área de sua empresa.
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