Quem trabalha com dados e informação sabe do tempo que é gasto para preencher planilhas, relatórios e analisar os resultados. Por isso que muitas empresas resolveram adotar alguns softwares para a otimização de tempo de seus colaboradores, tendo disponibilidade para focar em outras atividades mais produtivas.
Um dos principais softwares utilizados pelas distribuidoras é o Enterprise Resource Planning (ERP), que é um sistema de gestão que integra todos os setores da empresa em tempo real. Ele é de fácil manuseio e seguro, auxiliando no diagnóstico mais complexo dos dados, reduzindo custos e aumentando a produtividade da equipe.
Você já conhecia o sistema ERP? Não saia daí e confira como utilizar o software para a otimização de tempo de seus colaboradores! Boa leitura!
Aperfeiçoa o controle e o acesso a informações
O sistema ERP facilita o controle e o gerenciamento das informações de compra, venda, estoque e logística em tempo real, fornecendo dados confiáveis e agilizando os processos. Quando a empresa reduz a burocracia e otimiza o tempo de seus colaboradores, as atividades fluem melhor, e a qualidade dos serviços aumentam.
Melhora a segurança de dados
O software ERP contribui para aumentar a segurança de informação da distribuidora, pois, como as suas versões mais atuais trabalham em nuvem, ele evita a perda de dados e acelera a recuperação das informações. Essa opção também conta com diversos firewall e uma criptografia avançada, precavendo o sistema da empresa do ataque de hackers.
Promove uma melhor comunicação interna
Quando toda a empresa utiliza corretamente o software, a comunicação interna entre os setores melhora. Passa-se a não ser necessário o time de vendas entrar em contato com o estoque para verificar a disponibilidade do produto, por exemplo. As informações são atualizadas a todo o momento e podem ser acessadas por todos que precisarem.
Reduz erros e retrabalhos
A utilização de programas diferentes para cada setor pode levar a falhas de comunicação e erros quando as informações forem convertidas. Ao se adotar apenas um software em toda a empresa, as chances de acontecer esse tipo de erro são menor, evitando os retrabalhos e otimizando o tempo de todos os colaboradores.
Torna a tomada de decisões mais assertiva
Um bom gestor conta com uma boa ferramenta de gestão integrada para auxiliar nas tomadas de decisões. O sistema ERP pode ser utilizado também para dar esse suporte. Ele possui aplicações que identificam falhas nos processos, uso desnecessário de recursos e locais que necessitam de investimento, isso tudo em um único software.
Antes de instalar qualquer programa em sua companhia, é necessário contar com a consultoria de uma empresa especializada. Ela fará o levantamento do custo de implementação, o treinamento dos funcionários e a manutenção do sistema, evitando problemas de funcionamento e gastos extras com o software.
O ERP é super versátil, tendo aplicações tanto em grandes empresas quanto em pequenas. O seu sistema pode ser personalizado para atender às demandas de seu negócio, conferindo uma maior competitividade no mercado. Atualmente, é o software mais completo e com maior custo-benefício para as empresa que desejam a otimização de tempo dos seus processos.
O que achou de nossas dicas para otimizar o tempo em sua empresa? Conheça mais sobre as nossas soluções tecnológicas, entrando em contato conosco!