Com a internet e os smartphones cada vez mais acessíveis às pessoas, as empresas necessitam estar presentes em todas as formas possíveis, tanto física quanto virtual. Neste artigo, vamos explicar o que é omnichannel, suas variações, como implementar em sua empresa e seus benefícios.
Definição
O conceito foi criado nos EUA e está bem presente na Europa também. Ele tem como principal objetivo potencializar a experiência do consumidor, integrando todos os processos de compra em mais de um canal e oferecendo as mesmas condições de compra, independentemente do canal utilizado.
A ideia é que o consumidor absorva o máximo de informações possíveis sobre produtos, marcas, preços e o que mais for necessário para auxiliar na tomada de decisão da compra; em outras palavras: multicanais de vendas.
Adesão
Primeiramente, a empresa deve contar com uma equipe muito bem-estruturada. O marketing deve aplicar as mesmas ofertas e condições de compra para todos os meios de compra, o pós-vendas deve estar atento às avaliações e ao nível de satisfação do cliente, e o TI precisa garantir que todos os sistemas estejam funcionando e atualizados.
Procure saber quais são os principais canais em que o seu público transita – dessa forma, as propagandas são mais direcionadas, reduzindo gastos e atingindo um maior número de pessoas. Jovens tendem a passar mais tempo na internet e no celular, adultos assistem mais televisão e lêem jornais. Foque os recursos no local certo.
Benefícios
Essa integração de informações em todos os canais de compra ajuda a empresa a otimizar o serviço. Ao obter os dados do cliente e suas preferências de compras, o marketing pode, então, direcionar promoções personalizadas para cada pessoa, criando um vínculo e desenvolvendo uma preferência pela empresa.
O público atual é mais dinâmico e conectado e procura fazer o máximo possível pela internet. Para a empresa, essa possibilidade de atender o cliente em qualquer lugar também é interessante, pois o funcionário pode fazer a maior parte do serviço por home office, e a equipe pode ser mais otimizada.
Exemplos de omnichannel
Proporcionar uma experiência de compra mais completa, pode ser feita com abordagens diferentes. Confira alguns dos meios mais utilizados pelas empresas:
1) Aplicativos: por meio dos apps o cliente pode realizar compras, obter informações do produto e até mesmo dispensar o uso de dinheiro físico ou cartões por meio da leitura de QR-Code. A empresa pode assim mapear o perfil do cliente direcionando promoções com produtos de seu interesse;
2) Sites: a integração do site com as lojas físicas, permite hoje que o consumidor compre on-line e retire o produto na loja;
3) Tele-vendas / Tele marketing: o contato telefônico permite uma compra instantânea, bem como a sua confirmação e detalhes dos prazos de pagamento, garantia e entrega;
4) E-commerce B2B: o B2B é um canal direto e exclusivo pra quem já é cliente, e que permite ter acesso á preços e condições exclusivas já pré-acordadas, bem como criar pedidos e acompanhar o histórico entrega dos mesmos;
5) Redes Sociais: aplicativos como Instagram, WhatsApp e Facebook, já possuem ferramentas internas que permitem o usuário consultar preços, acessar catálogos de produtos e criar um pedido, que posteriormente é analisado para conclusão;
Acompanhar como esses canais se atualizam e principalmente os novos que surgem, é de fato estar caminhando com a evolução tecnológica que vivemos. Os públicos de cada uma podem ser diferentes, e isso pode ser o carro chefe do seu nicho de mercado, Por isso é sempre válido testar novas tecnologias e como elas melhoram (ou não) a experiência de compra do consumidor.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é omnichannel e por que pode ser tão importante para sua empresa, mobilize-se e coloque em prática! Ficou curioso para conhecer outras tendências para conquistar mercado? Acompanhe a gente no Facebook!