Com o avanço da tecnologia e o uso constante dos dispositivos móveis, o perfil dos consumidores mudou para acomodar essa nova realidade. Da mesma forma, as empresas também precisam adaptar-se para atender a esse novo público e às novas demandas do mercado. Por isso, as distribuidoras adotaram os multicanais de vendas.
Um multicanal é uma estratégia adotada pelo mercado para atender de diversas maneiras os seus clientes – pode ser pelas lojas físicas, virtuais, aplicativos ou marketplaces. O seu único objetivo é conectar o estoque de produtos em tempo real com seus consumidores, aumentando o potencial de vendas da empresa.
Em um sistema que pode ser classificado como omnichannel, os canais são separados em online e offline. O primeiro é presente em redes sociais, aplicativos e marketplaces, enquanto o segundo representa os canais mais tradicionais, como a loja física, as franquias e as redes de consultores. A seguir, vamos conhecer mais um pouco de cada um. Continue com a gente e conheça os principais multicanais de vendas utilizados pelas distribuidoras. Boa leitura!
Lojas físicas
O mais tradicional modelo de negócio, ainda é o principal e preferido de boa fatia da população. Entrar num estabelecimento, escolher, pagar e sair com o produto desejado, permite satisfação imediata da necessidade e possibilita ao cliente experimentar o produto antes da compra, contar com auxílio e experiência dos vendedores para encontrar o que deseja e ainda resolver qualquer problema que venha a surgir com a compra; por isso a importância do bom e velho atendimento presencial.
Aplicativos
Os aplicativos de venda estão cada vez mais presentes no comércio tradicional. Você já contou quantos app’s estão instalados no seu smartphone? Faça esse teste! Eles chegaram primeiro pelas redes sociais, mas hoje, com um simples download o cliente compra o que deseja de onde estiver, acompanha o ciclo do pedido e muitas vezes consegue vantagens na compra, como descontos e frete grátis. Os app’s são desenvolvidos com base na simplicidade e agilidade e conquistam o consumidor quando prezam pela segurança, facilidade e vantagens de uso.
Redes sociais
As redes sociais fazem parte dos multicanais de vendas utilizados pelas distribuidoras. Sendo o principal meio de comunicação e interação entre a população, as redes sociais direcionam os produtos e serviços de acordo com o perfil dos usuários e de seus contatos, sendo uma ótima maneira de melhorar o relacionamento com os clientes. Três bons exemplos, são o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, que nos últimos tempos investiram muito nos recursos de venda, que permitem os usuários comprarem qualquer coisa a qualquer momento; além de se tornarem a principal ”vitrine” para muitos negócios.
Website
Os sites ainda são a principal ”fachada” no mundo web para as empresas e devem ser bem desenvolvidos, de fácil navegabilidade e intuitivos para que o consumidor se sinta atraído e consiga encontrar o produto ou serviço rapidamente. Além de serem uma apresentação da empresa, aqueles que se tornam e-commerce, contam com recursos visuais, contato direto com o estoque, formas variadas de pagamento, descontos especiais e entrega personalizada.
Marketplace
O marketplace pode ser traduzido em: vender dentro de uma plataforma. Essa prática, aumenta a visibilidade e as vendas, reduz os custos operacionais e atinge uma parcela de consumidores mais diversos que por outros meios. Ele conecta o cliente ao serviço ou produto desejado, sem que seja necessária a busca ativa por todos os canais. Além disso tudo, ainda compara os preços, as condições e as avaliações de outros consumidores. Dois bons exemplos de marketplaces de sucesso no Brasil são: Lojas Americanas e Magazine Luiza.
O sistema Distribuidora Eficaz, conta com a integração em todas as plataformas detalhadas. Com um planejamento bem-estruturado, juntamente com uma boa plataforma de gestão, a empresa consegue ter um controle das vendas e uma integração entre os canais, garantindo, assim, o sucesso dessa estratégia.
Ficou em dúvida sobre os principais multicanais de vendas utilizados pelas distribuidoras? Entre em contato conosco e saiba mais!