Você sabe o que é Lucro Presumido e Lucro Real e quais as distinções mais relevantes desses regimes de taxa?
Esse é um assunto importante para empreendedores que estão pensando no planejamento tributário. Eles precisam escolher qual é o tipo de regime de tributação mais apropriado para seu negócio. É um dever de empresas com receita anual bruta maior que R$ 3,6 milhões optar por um desses regimes.
Está em dúvida sobre eles e deseja aprimorar as finanças da sua empresa? Continue com a gente para saber mais sobre esse assunto!
O que é Lucro Presumido?
O Lucro Presumido é um método mais simples de cálculo do IRPJ. É possível que o contribuinte pague o imposto de renda e a CSLL com base apenas em sua receita bruta trimestral. Ou seja, custos e despesas são irrelevantes para a determinação do IRPJ e CSLL ao final do trimestre. Pela sua simplicidade, o Lucro Presumido é mais indicado para pequenas e médias empresas.
Já que existem limitações do uso desse método por grandes empresas, negócios em atividade com faturamento de até R$ 78 milhões escolhem pagar imposto de renda e contribuição social pelo método do Lucro Presumido. Esse método é calculado por meio de um percentual da receita bruta trimestral, com base no regime de caixa.
No Lucro Presumido, o IRPJ é calculado trimestralmente. Para a maioria das atividades, a margem de lucro presumida é de 8% da receita bruta mensal. Essa margem é correspondente às atividades operacionais de vendas e de 32% das receitas de serviços. Dependendo do setor específico, podem surgir outras taxas.
O que é Lucro Real?
O método do Lucro Real é aquele em que o contribuinte paga IRPJ com base no seu lucro real tributável. É feita uma soma com todas as receitas, os ganhos, os custos e as despesas dedutíveis de impostos, incluindo perdas operacionais líquidas dos anos anteriores. O contribuinte é obrigado a manter livros de registros contábeis e fiscais atualizados e também a documentação de apoio correspondente.
A falha em manter uma contabilidade precisa e documentação de suporte pode levar à rejeição de despesas. Ou seja, exigindo que elas sejam adicionadas ao lucro tributável. Em geral, o lucro tributável deve ser reconhecido mensalmente, seguindo critérios de regime de competência, e sujeito ao IRPJ. A declaração de imposto deve ser apresentada anualmente.
O rendimento tributável das empresas é taxado por um sistema unitário em que é aplicada uma única taxa de imposto. O imposto de renda corporativo é geralmente calculado com base no ano civil. No entanto, pagamentos são feitos mensalmente sobre os impostos antecipados estimados.
Quais são as principais diferenças entre Lucro Presumido e Lucro Real?
Como vimos, as diferenças entre Lucro Presumido e Lucro Real de tributo são alíquotas e base de cálculo. Esses são fatores fundamentais para que empreendedores e empresários decidam qual será o regime para seu negócio. De forma geral, o lucro real analisa o valor do lucro líquido, e o lucro presumido estuda a margem de lucro após conferir as receitas da empresa. Um é algo certo, e o outro uma previsão.
É ideal contar com tecnologias modernas, que ajudem em todos os processos financeiros e sejam de baixo custo. Somente assim, será possível ter um bom gerenciamento da cadeia de suprimento e estoque, além de uma ótima gestão de pedidos de venda. Sua empresa precisa de uma gestão com plataforma em nuvem para facilitar tarefas complexas e continuar em alta!
Para que seu negócio não seja prejudicado, estude com muita atenção sobre Lucro Presumido e Lucro Real. O cumprimento das tributações deve ser seguido rigorosamente para que ele continue crescendo. Imagine que sua empresa tenha um desempenho negativo, isso pode levar a gastos que poderiam ser controlados.
Está interessado em deixar sua empresa sempre moderna e atualizada? Entre em contato com a Distribuidora Eficaz e saiba o que podemos fazer para ajudar você!