A tecnologia está ajudando cada vez mais as empresas a otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência. Nesse aspecto, a Inteligência Artificial tem se destacado, principalmente no processamento e na análise dos dados gerados por clientes e nas atividades cotidianas, podendo ser usada em diferentes setores, incluindo as distribuidoras.
Por sinal, se até um tempo esse tipo de ferramenta parecia coisa do futuro, hoje já é uma realidade, representando um grande diferencial para as organizações que querem se manter competitivas. A Inteligência Artificial pode ser usada em diferentes setores de um negócio, proporcionando uma maior integração entre as equipes e agregando mais valor a um produto ou serviço.
No entanto, como isso ocorre na prática? Para você entender melhor, neste artigo explicamos o conceito e a aplicação da Inteligência Artificial e como essa tecnologia pode ser usada nas distribuidoras. Acompanhe!
O que é Inteligência Artificial?
É provável que você já tenha assistido a algum filme em que a Inteligência Artificial seja o centro das atenções. De fato, o assunto foi bastante abordado na área de ficção científica. No entanto, diferentemente de como ocorre no cinema, essa tecnologia nem sempre envolve robôs que se parecem com humanos ou máquinas que querem dominar o mundo.
Podemos dizer que a única semelhança com a ficção é que a Inteligência Artificial é um software que processa e analisa informações imitando a capacidade humana de encontrar soluções para problemas e tomar decisões. Esse software pode atuar de diversas formas, sozinho ou como parte de outra tecnologia, como no caso de máquinas, ferramentas, aplicativos, jogos e sistemas de informações.
Uma característica marcante é o machine learning, ou seja, a habilidade que a máquina tem de aprender de acordo com o seu uso. Assim, cada vez que uma ferramenta com Inteligência Artificial é usada, ela se torna ainda mais inteligente, melhorando a sua capacidade de processamento e análise de dados.
A verdade é que existem inúmeras aplicações para essa tecnologia, algumas ainda pouco exploradas. De qualquer forma, existem iniciativas já bem-sucedidas, como é o caso dos softwares de gestão em empresas.
Como essa tecnologia pode ser usada nas distribuidoras?
O software de gestão para distribuidoras agrega diversas funções, atuando de modo integrado a outras ferramentas. Diferentemente dos outros sistemas convencionais, a ferramenta conta com Inteligência Artificial, que contribui para uma maior eficiência e a adequação à rotina de cada negócio. A seguir, veja algumas funções.
Automação do estoque
As atividades operacionais do controle do estoque podem ser automatizadas, conferindo mais praticidade e agilidade. Todas as informações são atualizadas automaticamente, de acordo com as entradas e saídas. Esses dados fornecem insights para a tomada de decisão, indicando, por exemplo, o que precisa ser reposto.
Cruzamento de informações
Uma solução de Inteligência Artificial consegue comparar informações com mais precisão, fazendo análises que contribuem para entender melhor o perfil dos clientes para o desenvolvimento de uma estratégia comercial mais adequada. Isso acontece de maneira contínua, pois graças à sua capacidade de aprendizagem, a ferramenta só vai aprimorando seu processamento.
Performance dos colaboradores
A tecnologia também ajuda a melhorar a produtividade dos colaboradores. Isso porque automatiza algumas tarefas operacionais, contribuindo para que eles se dediquem a outras mais estratégicas.
Aplicações de gestão
Talvez seja a aplicação mais usada nas distribuidoras e nas empresas de modo geral. Esse tipo de software pode auxiliar tanto na operacionalização da rotina de gestão quanto na tomada de decisões. Além disso, permite um melhor acompanhamento pelos gestores do trabalho dos funcionários, fornecendo dados sobre a performance de cada um.
Aproveitamento de dados
O sistema pode registrar todos os dados da operação de uma distribuidora, armazenando e cruzando informações. Esses dados podem ser aproveitados de diferentes formas, como no caso da previsão de manutenção, na descoberta de falhas ou na melhoria da eficiência operacional.
Experiência do cliente
Com informações mais precisas, as distribuidoras podem realizar um atendimento mais qualificado e personalizado a cada cliente. O software de Inteligência Artificial ainda pode ajudar a identificar tendências de mercado, fazer segmentações e proporcionar uma experiência mais ágil e agradável aos clientes.
Mecanismos de segurança
Outra questão é que a Inteligência Artificial contribui para uma maior segurança digital nas distribuidoras. Afinal, ela protege todos os sistemas de ataques externos e internos, prevenindo e combatendo esse tipo de situação.
Com sua capacidade de autoaprendizado (machine learning), a ferramenta se torna mais eficaz a cada ocorrência, dando ainda mais segurança aos sistemas da distribuidora. Ela é capaz de identificar padrões e novos ataques, se antecipando em soluções para neutralizá-los.
Quais os diferenciais da Distribuidora Eficaz?
A plataforma da Distribuidora Eficaz é uma solução completa para a gestão de distribuidoras. Com ela, inúmeras tarefas podem ser automatizadas, proporcionando mais rapidez e praticidade e aumentando a produtividade das empresas. Entre as atividades, podemos destacar:
- gestão do ciclo de vida do pedido;
- faturamento em lote;
- separação e conferência;
- automação de estoque;
- emissão de boletos ;
- geração e recebimento de pedidos;
- geração de relatórios e romaneios;
- roteirização e monitoramento via GPS.
Além disso, a ferramenta pode ser integrada a diversos outros softwares e plataformas comumente usadas das distribuidoras, conferindo ainda mais eficiência operacional às distribuidoras. No entanto, o principal diferencial da plataforma em relação às demais é a utilização da Inteligência Artificial, com todas as possibilidades que já listamos acima.
Mais que uma plataforma, a distribuidora conta com um serviço completo, uma vez que a Distribuidora Eficaz cuida de toda a implementação. A empresa faz o treinamento da equipe, de acordo com a rotina da própria distribuidora. Os usuários ainda contam com um suporte diferenciado, atendendo a todas as solicitações de cada cliente.
O fato é que a tecnologia pode ser mesmo uma grande aliada nos negócios. A Inteligência Artificial veio para ficar e promete contribuir ainda mais para a otimização da rotina e o aumento da produtividade das empresas. No caso das distribuidoras, vale a pena optar por uma ferramenta adequada às suas necessidades e que permita a integração com outras plataformas.
Gostou de saber como a Inteligência Artificial pode ser usada nas distribuidoras? Quer entender melhor como funciona a plataforma da Distribuidora Eficaz? Acesse nosso site e conheça os nossos diferenciais!