A gestão da cadeia de suprimentos abrange inúmeros processos decisivos para o sucesso de um negócio. Para atacadistas e varejistas de vários segmentos, a inovação na logística é um dos elementos que possibilita maior competitividade, principalmente no contexto atual, altamente digital.
Assim como os processos de negócio, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes, com padrões de consumo em constante mutação, o que demanda ações ágeis e personalizadas pelas empresas.
Veja agora 4 exemplos de inovação na logística para adequar sua gestão e alcançar melhores resultados!
1. Logística automatizada para otimizar a distribuição
Um dos maiores gargalos da gestão da cadeia de suprimentos é a fase da distribuição. Com a mudança de comportamento de consumo e a demanda por entregas cada vez mais rápidas, as empresas começaram a implementar muitas soluções automatizadas.
Além das ferramentas que aumentam a eficiência em centros de distribuição, como empilhadeiras inteligentes, comando de voz para a organização do estoque e tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), a inovação na logística mais significativa é a entrega com drones.
A Amazon é pioneira e tem projetos audaciosos para esse tipo de distribuição, realiza testes desde 2013 e planeja implementar, inclusive, centros de distribuição adaptados para receber os VANT’s (Veículos aéreos não tripulados) que realizarão as entregas.
Esse investimento em tecnologia, tanto na armazenagem quanto no transporte, são primordiais para controlar despesas, aumentar a eficiência e diminuir os custos repassados para os clientes. Apesar de a tendência ser concretizada muito em breve, ainda será preciso alterar alguns aspectos da legislação em cada país e obter certificados concedidos por órgãos responsáveis pela fiscalização.
2. Machine learning para aumentar a eficiência dos processos
O machine learning, ou aprendizado de máquina, é uma das maiores tendências da nova era digital, não somente para o setor logístico, mas também para toda forma de tecnologia. Aliado à inteligência artificial, será responsável pela independência das soluções implementadas nos processos.
Isso porque soluções robotizadas poderão exercer atividades de forma contínua e cada vez mais especializada, sem a interferência humana. Essa capacidade de aprendizado de máquinas acontece por meio de algoritmos avançados, que imitam redes neurais e a linguagem natural.
Por meio dessa inovação na logística, atacadistas e distribuidores poderão otimizar seus processos, reduzindo sua necessidade de mão de obra. Apesar disso, a manutenção da tecnologia exige maior qualificação dos profissionais, que precisarão ter habilidades para justificar sua permanência nas empresas, realizar intervenções pontuais e acompanhar os resultados.
3. ERP para monitoramento de obrigações tributárias
Para substituir toda uma equipe contábil que realiza rotineiramente análises “manuais” das obrigações tributárias das empresas, o ERP (Enterprise Resource Planning) para gestão fiscal também chega como inovação na logística.
Além de melhorar a gestão de notas fiscais, o que garante informações mais precisas para a gestão de estoque, a solução reduz a incidência de multas e taxas sobre atrasos nos pagamentos dos impostos, otimiza a apuração das obrigações da empresa e disponibiliza informações em tempo real, por meio de aplicações em nuvem.
4. Big data para prever o comportamento dos consumidores
O big data também será decisivo para que as empresas possam potencializar a capacidade de atendimento da demanda de seus clientes. Com a análise de dados cada vez mais precisos, é possível melhorar a experiência dos consumidores, antecipar necessidades e aumentar a eficácia das ações durante todas as fases da cadeia de suprimentos.
As fontes desses dados são os sistemas utilizados para a gestão de processos e plataformas utilizadas pelos clientes, como redes sociais, sites etc. As soluções de Business Intelligence (BI) utilizadas para garantir essa capacidade ficarão cada vez mais acessíveis e fáceis de implementar.
Os cientistas de dados serão os profissionais requisitados para aliar visão de negócio e conhecimento direcionado para dados estruturados com o intuito de reconhecer tendências, determinar padrões e tratar os dados de forma a torná-los informações relevantes para o negócio.
Essa inovação em logística impactará o mercado atacadista de forma disruptiva. Por isso, é preciso se adequar imediatamente, de forma a propiciar tempo aos profissionais e gestores para se adaptarem ao novo contexto e se tornarem capazes de atuar em meio a tanta tecnologia.
Para garantir o sucesso do seu negócio nesse cenário, veja também como tornar o trabalho da sua equipe mais estratégico.