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4 importantes indicadores de produtividade para o seu negócio

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Gestão
por Patrícia 2 de dezembro de 2019 Nenhum comentário

Indicadores de produtividade são ferramentas que auxiliam o gestor a mensurar a eficiência dos processos e o desempenho dos colaboradores na empresa. Trata-se de um conjunto de dados e informações que permite ponderar resultados, expor falhas administrativas e se certificar sobre o alcance de metas pelo negócio.

Levar em consideração esses indicadores é fundamental para verificar oportunidades de aprimoramento dos processos e de desenvolvimento no mercado.

Pensando nisso, elencamos alguns dos principais indicadores de desempenho que contribuem o sucesso das empresas de atacado e distribuição de mercadorias. Não deixe de conferir!

• Indicadores de lucratividade

O indicador de lucratividade é aquele que permite analisar os rendimentos da empresa ao longo de um período. A partir de informações como o lucro líquido, por exemplo, o gestor pode verificar quanto a distribuidora ganha sobre projetos desenvolvidos, e se esses são vantajosos para o negócio.

Assim, se uma instituição tem uma receita total de R$ 400 mil reais e conta com um lucro líquido de apenas R$ 36 mil, isso quer dizer que a sua taxa de lucratividade é de 9%.

Por meio de cálculos sobre o lucro, ainda é possível identificar a adequação do planejamento financeiro à realidade da instituição e a eficiência operacional do estabelecimento.

• Indicadores de competitividade

Os indicadores de competitividade, por outro lado, são aqueles que revelam a situação do negócio no mercado. Dessa forma, permitem avaliar como a empresa se coloca diante da concorrência externa.

Um dado muito utilizado, nesse sentido, é o Market share ou, em português, a quota de mercado. Trata-se da pesquisa feita pelo empreendimento para revelar a fatia de mercado dominada por ele.

A porcentagem é obtida pela divisão do número total de determinado produto vendido pela empresa pelo total de unidades que foram vendidas pelo segmento de atuação do negócio. Nessa hipótese, o gestor consegue visualizar a fração de mercado que a distribuidora controla e o seu grau de atuação.

• Indicadores estratégicos

Os indicadores estratégicos são aqueles que viabilizam a análise acerca do cumprimento de metas pela empresa. Desse modo, têm como propósito revelar se os objetivos institucionais estão sendo buscados conforme direciona o plano de ação ou se, pelo contrário, não são cumpridos. Para essa análise, vários dados podem ser utilizados, entre eles o índice de vendas ao longo dos meses.

Se, por exemplo, a distribuidora determina a necessidade de elevar as vendas em 30% mas não consegue atingir a porcentagem dentro do prazo previsto, é possível verificar problemas como baixo alinhamento da equipe ou a presença de políticas ineficazes de fidelização de clientes.

A observação desses indicadores estratégicos de produtividade, portanto, é indispensável para perceber as necessidades de mudança de estratégia pela distribuidora.

• Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade, como o próprio nome já indica, são aqueles capazes de mensurar se o resultado final dos processos acompanha as determinações pré-estabelecidas pela distribuidora.

Suponha-se que uma empresa estabeleça como padrão de qualidade uma porcentagem de entregas dentro do prazo em 90%. Uma vez que a equipe cumpre essa expectativa de resultado, pode demonstrar que trabalha com alinhamento às noções de qualidade e satisfação do cliente.

Trabalhar com indicadores de produtividade é de grande importância para uma gestão eficaz da empresa de atacado e distribuição. Isso porque, além de atribuir maior controle sobre os processos da empresa, a análise do desempenho permite identificar falhas específicas nos setores.

Desse modo, torna-se possível para o gestor empenhar ações para otimizar procedimentos, elevar a qualidade dos resultados finais e melhorar o desempenho da organização no mercado.

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