O correto armazenamento é um dos componentes do sucesso da distribuidora. A empresa deve ter os produtos necessários para atender aos varejistas e, assim, conseguir um bom posicionamento. Ao mesmo tempo, é uma questão que gera gastos em relação ao armazenamento, à segurança e ao fluxo de caixa. Por isso, é importante conhecer o giro de estoque e o equilíbrio entre compras e vendas.
Ao explorar esse conceito e calcular o indicador, há como definir as melhores ações para gerar mais vendas e renovação do estoque. Assim, é possível evitar os problemas associados aos produtos parados.
Para não ter mais dúvidas, trouxemos 7 práticas para aumentar o giro de estoque. Veja!
O que é o giro de estoque e como calculá-lo?
Conhecer qual é o giro de estoque significa compreender a performance do armazenamento em determinado período. De forma simples, podemos dizer que é uma forma de identificar quantas vezes (ou se) o estoque se renova, em certo momento.
Assim, é possível verificar como andam as saídas dos produtos e o desempenho das vendas, em relação ao armazenamento. Também aponta o nível de qualidade do estoque quanto às operações do negócio.
Esse é um cálculo aplicável a qualquer tipo e tamanho de estoque, o que denota sua importância. Para isso, é preciso considerar dois parâmetros principais: o estoque médio e o número de itens vendidos no período. Assim, a fórmula é dada por:
Giro de estoque = Número de itens vendidos / Estoque médio
Imagine que sua distribuidora conte com um estoque médio de 300 produtos. Em um ano, foram vendidos 1500 itens. Com isso, o estoque girou 5 vezes em 12 meses.
Quando o estoque é composto por um mix de produtos, o ideal é considerar o valor médio de armazenamento e o total de vendas (com os preços conforme praticados pelo fornecedor, ou seja, sem que sejam os preços finais de venda, com incidência de lucro de seu negócio). Então, a fórmula é dada por:
Giro de estoque = Volume vendido no período / Valor médio do estoque
Considere, por exemplo, que o custo médio do estoque no período foi de R$ 5 mil. Se as vendas totalizaram R$ 15 mil, então ocorreram três giros de estoque.
Como definir o período adequado?
Além de conhecer a quantidade de giros, é interessante entender quanto tempo eles demoram a acontecer. Para tanto, vale a pena explorar o período entre um giro e outro.
Vamos usar como exemplo uma situação em que ocorreram seis giros em 12 meses. Como estamos falando de 365 dias, o tempo médio de renovação do estoque foi de 60/61 dias. Então, a cada dois meses, em média, houve uma renovação completa.
Você pode, ainda, mudar o período definido de análise. É possível utilizar as vendas do mês, do trimestre, do semestre, do ano, e assim por diante. Se quiser, também pode analisar períodos específicos, como datas com impacto da sazonalidade.
A definição depende das necessidades de análise e do que você deseja conhecer sobre o “comportamento” do armazenamento na distribuidora.
Como aumentar o giro de estoque?
Depois de entender como fazer o cálculo, é essencial descobrir como ampliar o giro de estoque. Isso evita que os produtos “encalhem” na prateleira, mesmo que você sofra com prejuízos e desperdícios de pedidos. Desse modo, é possível aumentar as chances de sucesso e a renovação das ofertas para o mercado.
Quer entender o que fazer para que seu estoque gire mais vezes? Confira nossas dicas:
1. Considere seu público-alvo
É essencial entender quem é seu público e o que as pessoas desejam. Conheça quais são as preferências dos varejistas que compram na sua distribuidora e estude, até mesmo, o público deles.
Ao entender qual parcela de mercado você pretende atingir, é possível atuar consultivamente e oferecer os produtos certos. Isso permite planejar melhor as compras e também garante maior saída, o que traz dinamismo para o armazenamento.
2. Estabeleça um mínimo de estoque
A saída para ampliar o giro não é ter um estoque médio muito pequeno, pois isso pode causar desabastecimento. Em vez disso, o ideal é determinar um estoque mínimo, com a cobertura ideal para demandas e exigências.
Acompanhe os valores de vendas e as tendências de mercado para entender quais serão os possíveis pedidos em cada período. Ao chegar ao valor definido como mínimo, já é viável realizar novas compras para que os clientes encontrem o que procuram.
3. Aproveite as datas comemorativas
Alguns períodos do calendário são ideais para conseguir mais vendas e, assim, mais saída de estoque. Se quiser girar com maior facilidade, é fundamental aproveitar as principais datas comemorativas.
Escolha os produtos mais procurados para disponibilizar nesse período, o que aumenta a saída. Afinal, os varejistas desejarão ter tudo em ordem para faturar mais. Assim, é possível aproveitar melhor as oportunidades e fazer com que o estoque se renove.
4. Realize promoções
Uma alternativa consiste em fazer promoções para itens específicos. A ideia é aumentar a saída dos produtos que estiverem parados ou com maior dificuldade de giro em relação aos outros.
É importante planejar-se corretamente, pois isso garante a escolha correta dos valores e das condições. Essa também é uma boa oportunidade de fidelizar os clientes da sua distribuidora, como ao oferecer condições diferenciadas para os recorrentes.
5. Tente melhorar as previsões
Fazer boas previsões de estoque é essencial para chegar ao valor mínimo necessário, longe dos exageros. Também é uma maneira de identificar os períodos mais propensos ao giro e de como explorar esses pontos da forma ideal.
Nossa dica consiste em realizar um bom gerenciamento de inventário e associá-lo aos resultados das vendas. Utilize, ainda, dados de períodos anteriores para comparação, de modo a ter uma ideia de qual será a média de vendas. Quanto mais preciso você for, melhor tende a ser o giro a cada abastecimento.
6. Treine os colaboradores
A equipe também tem um papel fundamental no armazenamento e em suas características. Por isso, uma das nossas dicas consiste em treinar o time sobre avaliação e uso do estoque.
Capacite os colaboradores para que façam inventários precisos e utilizem metodologias de gestão. Além disso, é indispensável estabelecer uma boa comunicação entre equipes — principalmente entre compras, vendas e armazenamento.
7. Use a tecnologia
Para dar conta do estoque e de seus giros, não é preciso — e nem é indicado — fazer tudo manualmente. Para integrar os dados e automatizar os cálculos, o ideal é utilizar um sistema de gestão.
Com o apoio da tecnologia, será mais simples fazer o inventário, acompanhar os valores e fazer as projeções. Na prática, é uma ótima forma de aumentar o potencial do seu armazenamento.
Conhecer e ampliar o giro de estoque é fundamental para que sua distribuidora tenha boas chances de sucesso. Sem o cálculo correto e frequente, a empresa sofre com perdas de produtos, desperdício de oportunidades e queda nos lucros.
Por falar nas situações adversas, veja como driblar o estoque parado e resolva essa questão crucial!