Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de fazer uma gestão de fluxo de caixa eficiente, saiba que esse processo pode ser uma peça-chave para o sucesso ou o fracasso da sua empresa. Sem exageros, acompanhar de forma precisa os valores que entram e saem faz com que você saiba exatamente o que vende e o quanto vende, por exemplo.
A partir de um fluxo de caixa eficaz, também é possível fazer previsões para continuar investindo no crescimento da sua empresa. Ou seja, em médio e longo prazo, o seu dinheiro vai ser utilizado para dar continuidade ao negócio, e não para cobrir buracos financeiros com os quais você não contava por simples falta de controle.
Mas, afinal, como fazer essa gestão de fluxo de caixa de uma forma tão simples quanto eficiente? Acompanhe 5 boas práticas!
1. Determine o período analisado
Definir o período acompanhado vai depender das suas necessidades e também da movimentação da sua distribuidora. O mais indicado é fazer os lançamentos de entradas e saídas diretamente. A partir daí, vai depender de você a análise semanal ou mensal, por exemplo.
O importante é não deixar de cumprir essa etapa, já que vai ser por meio dela que você vai perceber vendas acima ou abaixo do ponto de equilíbrio, e identificar por que isso está acontecendo.
2. Separe as movimentações por categorias
Vendas, compras, impostos, transações à vista e parceladas, investimentos, custos fixos, salários etc. Independentemente do tamanho da sua empresa, certamente as entradas e saídas não são poucas ao longo de um mês.
Organizar todas essas movimentações por categorias é uma estratégia interessante para perceber de onde o seu lucro está vindo, e onde estão os custos que podem ser cortados.
3. Saiba qual o orçamento disponível
Você saberia responder, neste exato momento, quanto dinheiro tem disponível na conta da sua distribuidora? É claro que não é preciso decorar esse número, mas conhecer o orçamento disponível vai ter dar mais segurança na hora de investir na empresa e também de buscar alternativas, caso as coisas não estejam muito bem.
4. Realize o controle de estoque
Isso mesmo! Um estoque bem controlado pode ajudar muito a gestão do seu fluxo de caixa. Afinal, não é incomum que os proprietários das distribuidoras não saibam o que é preciso, de fato, comprar para repor o estoque — ficando com mercadoria encalhada por compras em excesso.
Esses produtos sem giro também são muito prejudiciais, afinal, estoque parado significa dinheiro parado. Não descuide desse setor!
5. Conte com um bom sistema de gestão
É claro que é possível gerir o seu fluxo de caixa por meio de anotações em um papel ou uma planilha de Excel, por exemplo. Mas hoje em dia existe a tecnologia para ajudar e facilitar não só esse, mas todos os processos da sua empresa.
A plataforma da Distribuidora Eficaz, por exemplo, é perfeita para automatizar essa gestão, pois permite acompanhar o estoque, emitir boletos, acompanhar todo o ciclo do pedido, fazer o faturamento, gerar relatórios e muito mais. Tudo de uma forma simples, em um sistema que pode ser acessado por qualquer pessoa para um maior controle e ganho de tempo.
A gestão de fluxo de caixa é um procedimento essencial para as empresas que querem seguir competitivas em seu mercado. Afinal, conhecer esses pontos vai permitir novos investimentos no negócio, entre muitos outros benefícios.
Se você gostou deste texto e se interessou pela plataforma da Distribuidora Eficaz, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar!