Os fornecedores são fundamentais para o sucesso das estratégias da distribuidora. Afinal, as mercadorias fornecidas por eles contribuem para a satisfação do consumidor final e para o desempenho do negócio no mercado.
Além de escolher um fornecedor parceiro alinhado aos valores da empresa, no entanto, é importante manter um relacionamento sólido com ele, de modo a estabelecer laços de longo prazo que geram valor ao produto e contribuem para a qualidade dos serviços.
Tendo em vista a importância de cultivar uma relação próxima com o fornecedor, elencamos algumas dicas sobre como firmar uma parceria de sucesso. Não deixe de conferir!
• Faça o parceiro sentir-se parte da equipe
A partir do momento em que o fornecedor parceiro compreende os problemas do cliente da distribuidora, pode trabalhar em conjunto e buscar melhores soluções para a oferta de produtos.
Essa relação, por outro lado, só acontece quando o gestor faz com que o parceiro se sinta parte da equipe e entenda que ele também contribui para os resultados do negócio.
Por esse motivo, busque trazer para perto a instituição fornecedora, seja por meio de eventos corporativos, seja por reuniões. O ideal é que o gestor a transforme em uma consultora de soluções.
É importante, por exemplo, ouvir sua experiência e estabelecer um diálogo eficaz sempre que possível. Desse modo, ela poderá se aproximar do negócio, compreender as suas particularidades e agregar valor ao relacionamento.
• Seja transparente nas informações
A transparência é importante para uma relação comercial de sucesso. Afinal, ela evita mal-entendimentos, desconfianças e desgaste no relacionamento.
Além disso, para contribuir com os resultados da distribuidora, o parceiro precisa conhecer quais são suas estratégias e necessidades. Isso só é possível a partir da exposição de informações.
Deixar claro quais são os processos no que se refere ao fornecimento de mercadorias e demonstrar as atividades da empresa, portanto, podem contribuir para a busca de melhorias que fazem crescer o negócio e beneficiam a todos.
Uma dica importante nesse sentido é criar objetivos a longo prazo, definindo quais fornecedores a distribuidora gostaria de firmar parcerias duradouras. Dessa forma, será possível compartilhar metas e perspectivas na medida exata, refletindo junto com a parceira formas de tornar os processos mais valiosos para ambas.
• Alinhe as expectativas contratuais
Outra dica importante para construir uma relação de sucesso é alinhar as expectativas do fornecedor às da empresa. Afinal, trata-se de um contrato de negócio, em que ambas as partes desejam lucrar.
Por esse motivo, para que o relacionamento seja duradouro e baseado na confiança, é necessário que os ganhos e as perdas estejam bem equilibrados.
Somente dessa forma o parceiro sentirá segurança para oferecer novas soluções à distribuidora, negociar acordos e contribuir para os seus resultados.
Para tanto, o gestor pode, por exemplo, requerer condições especiais de compra em troca de exclusividade ou de um contrato de longo prazo. A ideia é que a parceria consiga gerar valor ao produto, tanto da distribuidora quanto da fornecedora.
• Realize a gestão do relacionamento com fornecedores
Por último, é importante gerir o relacionamento com o fornecedor para que haja o estabelecimento de uma parceria duradoura e benéfica. Para isso, a distribuidora deverá acompanhar as negociações de perto, cultivando uma comunicação eficaz com o parceiro e conhecendo seu modo de agir e fazer negócio.
Assim, será possível administrar instabilidades no relacionamento e, aos poucos, constituir laços que permitem agregar valor ao produto, tornar flexíveis as condições contratuais e elevar a competitividade do negócio.
Os parceiros, nesse cenário, precisam conversar entre si, se descobrir profundamente e resolver situações de forma alinhada e justa para organizar uma cadeia de produção satisfatória.
Ter um fornecedor parceiro e próximo pode ser importante para a concretização das estratégias da distribuidora e para a oferta de um melhor atendimento ao cliente. Afinal, os produtos são significativos no que se refere ao nível de satisfação do consumidor.
É importante, para tanto, que o negócio seja transparente e busque sempre equilibrar a relação contratual. Desse modo, haverá confiança e segurança mútua para as negociações.
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