• Início
  • Contato
  • Conteúdo

Como o fornecedor pode ser um real parceiro do seu negócio

Distribuidora Eficaz > Gestão > Como o fornecedor pode ser um real parceiro do seu negócio
fornecedorparceiro
Gestão
por Patrícia 30 de dezembro de 2019 Nenhum comentário

Os fornecedores são fundamentais para o sucesso das estratégias da distribuidora. Afinal, as mercadorias fornecidas por eles contribuem para a satisfação do consumidor final e para o desempenho do negócio no mercado.

Além de escolher um fornecedor parceiro alinhado aos valores da empresa, no entanto, é importante manter um relacionamento sólido com ele, de modo a estabelecer laços de longo prazo que geram valor ao produto e contribuem para a qualidade dos serviços.

Tendo em vista a importância de cultivar uma relação próxima com o fornecedor, elencamos algumas dicas sobre como firmar uma parceria de sucesso. Não deixe de conferir!

• Faça o parceiro sentir-se parte da equipe

A partir do momento em que o fornecedor parceiro compreende os problemas do cliente da distribuidora, pode trabalhar em conjunto e buscar melhores soluções para a oferta de produtos.

Essa relação, por outro lado, só acontece quando o gestor faz com que o parceiro se sinta parte da equipe e entenda que ele também contribui para os resultados do negócio.

Por esse motivo, busque trazer para perto a instituição fornecedora, seja por meio de eventos corporativos, seja por reuniões. O ideal é que o gestor a transforme em uma consultora de soluções.

É importante, por exemplo, ouvir sua experiência e estabelecer um diálogo eficaz sempre que possível. Desse modo, ela poderá se aproximar do negócio, compreender as suas particularidades e agregar valor ao relacionamento.

• Seja transparente nas informações

A transparência é importante para uma relação comercial de sucesso. Afinal, ela evita mal-entendimentos, desconfianças e desgaste no relacionamento.

Além disso, para contribuir com os resultados da distribuidora, o parceiro precisa conhecer quais são suas estratégias e necessidades. Isso só é possível a partir da exposição de informações.

Deixar claro quais são os processos no que se refere ao fornecimento de mercadorias e demonstrar as atividades da empresa, portanto, podem contribuir para a busca de melhorias que fazem crescer o negócio e beneficiam a todos.

Uma dica importante nesse sentido é criar objetivos a longo prazo, definindo quais fornecedores a distribuidora gostaria de firmar parcerias duradouras. Dessa forma, será possível compartilhar metas e perspectivas na medida exata, refletindo junto com a parceira formas de tornar os processos mais valiosos para ambas.

• Alinhe as expectativas contratuais

Outra dica importante para construir uma relação de sucesso é alinhar as expectativas do fornecedor às da empresa. Afinal, trata-se de um contrato de negócio, em que ambas as partes desejam lucrar.

Por esse motivo, para que o relacionamento seja duradouro e baseado na confiança, é necessário que os ganhos e as perdas estejam bem equilibrados.

Somente dessa forma o parceiro sentirá segurança para oferecer novas soluções à distribuidora, negociar acordos e contribuir para os seus resultados.

Para tanto, o gestor pode, por exemplo, requerer condições especiais de compra em troca de exclusividade ou de um contrato de longo prazo. A ideia é que a parceria consiga gerar valor ao produto, tanto da distribuidora quanto da fornecedora.

• Realize a gestão do relacionamento com fornecedores

Por último, é importante gerir o relacionamento com o fornecedor para que haja o estabelecimento de uma parceria duradoura e benéfica. Para isso, a distribuidora deverá acompanhar as negociações de perto, cultivando uma comunicação eficaz com o parceiro e conhecendo seu modo de agir e fazer negócio.

Assim, será possível administrar instabilidades no relacionamento e, aos poucos, constituir laços que permitem agregar valor ao produto, tornar flexíveis as condições contratuais e elevar a competitividade do negócio.

Os parceiros, nesse cenário, precisam conversar entre si, se descobrir profundamente e resolver situações de forma alinhada e justa para organizar uma cadeia de produção satisfatória.

Ter um fornecedor parceiro e próximo pode ser importante para a concretização das estratégias da distribuidora e para a oferta de um melhor atendimento ao cliente. Afinal, os produtos são significativos no que se refere ao nível de satisfação do consumidor.

É importante, para tanto, que o negócio seja transparente e busque sempre equilibrar a relação contratual. Desse modo, haverá confiança e segurança mútua para as negociações.

E então, gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de conteúdos como este, siga a Distribuidora Eficaz nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin)!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERP

PDV

APP e E-COMMERCE

ESPECIALISTA

Newsletter


Posts recentes

  • Como otimizar o controle de contas a pagar e receber?
  • Como fazer a gestão do pedido de venda em 3 simples passos
  • 5 boas práticas para melhorar a gestão de fluxo de caixa
  • As principais diferenças entre vendas internas e externas
  • Aprenda a otimizar a gestão de suprimentos da sua distribuidora

Posts recentes

dezembro 30, 2020
Como otimizar o controle de contas a pagar e receber?
dezembro 30, 2020
Como fazer a gestão do pedido de venda em 3 simples passos
dezembro 30, 2020
5 boas práticas para melhorar a gestão de fluxo de caixa

Twitter

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Follow Me distribuidoraeficaz

© COPYRIGHT ALMMATI SISTEMAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.