Uma boa distribuidora sabe da importância de um sistema de logística eficiente, ele pode significar um grande diferencial frente aos seus concorrentes. Por isso, é necessário desenvolver estratégias de distribuição que atendam às necessidades de acessibilidade dos clientes, otimizando os custos e elevando a eficácia do serviço.
Continue com a gente e descubra 5 dicas incríveis que separamos para você conhecer melhor sobre as estratégias de distribuição para a sua empresa.
Os tipos de estratégias de distribuição
Antes de pensar no melhor canal de distribuição, é importante conhecer os tipos de estratégia que podem ser aplicadas:
- Intensiva: mais indicado para produtos mais comuns e que são vendidos em grandes quantidades, é mais difícil de controlar o preço de venda e pode sofrer desvalorização;
- Exclusiva: estratégia utilizada para produtos com produção limitada ou edição especial, possui poucos revendedores garantindo exclusividade na distribuição;
- Seletiva: direcionada a produtos direcionados à um publico alvo específico, os seus custos de distribuição são menores e oferece uma maior cobertura de mercado para a marca.
5 dicas para definir a melhor estratégia de distribuição
1. Observe o produto vendido
Quanto mais se conhece do produto, maiores são as chances de sucesso na venda. Ao direcionar o item com as características exatas que o cliente deseja, você não precisa investir muito na persuasão. Existem produtos que são vendidos em grande volume ou em poucas unidades, formule a melhor estratégia de distribuição de acordo a necessidade.
2. Defina o melhor canal de distribuição
Existem produtos que necessitam de condições especiais de armazenamento e transporte, uma pesquisa de mercado pode identificar o melhor canal de distribuição para cada um. Desenvolva um sistema para descobrir qual o custo necessário para comercializar um produto e quais as estratégias devem ser aplicadas durante todo o processo de compra e venda.
3. Otimize a gestão de armazenagem
A gestão de armazenagem ajuda a definir uma estratégia de distribuição eficiente, pois é necessário ter os dados atualizados para evitar problemas futuros. Invista em tecnologias que auxiliem esta gestão, indicando quais produtos estão há muito tempo em estoque, quais estão tendo maior saída e a disponibilidade de cada um para ser comercializado.
4. Monitore os indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho, ou KPI (Key Performance Indicator), permitem uma análise mais detalhada e ampla de todo o processo de logística e distribuição da empresa. Eles ajudam o gestor a identificar pontos de melhoria e quais ações estão sendo efetivas, eles também auxiliam nas tomadas de decisões de uma empresa.
5. Faça uma avaliação do comportamento dos clientes
Antes de oferecer qualquer tipo de produto ou serviço, é necessário identificar primeiro as necessidades de cada cliente. Analise o volume do pedido, prazo de entrega mais adequado, condições de pagamento mais aderentes ao perfil, ao realizar uma avaliação comportamental você conseguirá desenvolver a melhor estratégia de distribuição para aquele cliente.
Todas estas dicas são essenciais para que uma empresa desenvolva uma estratégia de distribuição eficiente. Outra dica valiosa é estar sempre investindo em tecnologia, que auxilia em todas estas atividades citadas, economizando tempo da equipe e minimizando os erros com a integração de sistemas.
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