O estoque é um dos pilares mais importantes para o funcionamento de um negócio atacadista. Ao mesmo tempo, pode ser o vilão de uma empresa se não for controlado corretamente. O estoque parado é o principal problema nesse sentido, porque ele também representa um capital do negócio que fica imobilizado.
As consequências dessa situação são diversas e a perda de oportunidades é uma das mais importantes. O dinheiro que fica parado no estoque impede o aproveitamento de investimentos melhores, por exemplo. Além disso, há um aumento na necessidade de capital de giro e no risco de desperdício dos produtos por causa da validade. No final, tudo isso afeta o desenvolvimento da distribuidora.
Para não ter dúvidas sobre como acabar com esse problema, mostramos como resolver o estoque parado. Confira!
• Conheça qual é a demanda real
Antes de realizar as compras de abastecimento, é preciso ter uma ideia clara do quanto é necessário oferecer para o seu mercado. Por isso, nossa primeira dica consiste em entender qual é o nível real de demanda.
Imagine que seu negócio mantém uma parceria comercial com uma quantidade específica de representantes comerciais. No entanto, em determinada época do ano esse valor cai pela metade, devido à sazonalidade. Então, será necessário ter um estoque menor, mesmo diante dos esforços de captação de novos clientes.
Já se a demanda apresenta uma tendência de crescimento, seu estoque deve acompanhar esse movimento. Ao compreender o que o mercado espera, portanto, fica mais fácil se planejar.
• Faça compras baseadas em dados
Embora a análise de demanda seja importante, ela não é a única informação a ser utilizada. Para evitar o estoque parado e trabalhar com maior precisão, é essencial basear os seus pedidos em informações concretas. Não use apenas o feeling empresarial ou estimativas para tomar a decisão, pois nem sempre essas informações correspondem à realidade, podendo resultar em um excesso de produtos nas prateleiras.
Em vez disso, use os números consolidados para fazer os pedidos. Com a ajuda de relatórios gerenciais, confira a média de compras ao longo dos últimos meses e no período específico dos anos anteriores. Além disso, entenda a situação do mercado, a projeção para os varejistas e possíveis impactos em sua atividade comercial.
É importante unir todos os dados relevantes para se aproximar do pedido ideal para atender ao mercado. Com esse embasamento, as suas chances de sucesso se multiplicam e fica mais fácil alcançar um bom desempenho.
• Conte com fornecedores flexíveis
Outro aspecto relevante consiste no relacionamento com os fornecedores. Se a parceria for muito estrita, podem ocorrer problemas quanto ao dimensionamento do estoque. Inclusive, é isso que faz com que várias empresas errem e prefiram itens parados ao desabastecimento.
Para diminuir esses riscos, recomendamos escolher fornecedores que ofereçam flexibilidade. Isso pode se manifestar de diversas maneiras, sendo a rapidez de entrega a mais comum. Ter a chance de solicitar ao fornecedor o envio rápido de produtos, de acordo com a demanda, ajuda a manter os níveis de estoque em baixa. Normalmente, essa qualidade é obtida com relacionamentos de longo prazo, portanto é interessante ter atenção nesse sentido.
• Realize um bom controle de estoque
O estoque parado também pode ser o resultado de uma falta de acompanhamento sobre o que está armazenado. Para não correr esse risco, indicamos caprichar no controle de estoque, em busca de mais conhecimento e informação.
A ideia é verificar tudo o que está disponível no inventário e acompanhar cada movimentação. Ao checar o que entra primeiro, o que sai com maior frequência e qual é o giro de estoque, por exemplo, é fácil planejar as compras.
Também é indispensável cadastrar corretamente os itens — e não apenas de maneira genérica. Com as informações certas sobre os produtos, é simples compreender o que está em estoque e o que precisa ser comprado novamente.
• Aprimore as estratégias de vendas
Quando o estoque já estiver parado, o ideal é pensar em meios de não prolongar essa situação. Assim, o recomendado é buscar maneiras de obter novas vendas para representantes de venda e varejistas. Assim, o fluxo de saída se torna maior e há uma preciosa liberação de espaço de armazenamento.
Pense, por exemplo, em oferecer condições diferenciadas, como promoções e descontos exclusivos. Ainda que ocorra uma redução na margem de lucro, isso pode ser melhor que perder totalmente os lotes.
Também vale considerar estratégias de cross selling, com a oferta de produtos semelhantes, e de up selling, que inclui um upgrade. Desse modo, não será preciso se preocupar com o ritmo lento do estoque. Porém, tome cuidado para não comprometer o valor agregado das suas ofertas. Baixar muito o preço pode não ser tão interessante, especialmente para as vendas futuras. Com informações concretas, é mais fácil definir o que faz sentido para seus objetivos estratégicos.
• Use sistemas gerenciais para a análise
Lembra-se de que é preciso utilizar dados para basear suas decisões de compras? Pois esse processo não tem que ser difícil. Em vez de usar controles manuais e separados em vários pontos, o ideal é recorrer a um sistema gerencial digital e automatizado.
Com a ajuda de uma plataforma especialista, é possível acompanhar as principais características de compra e venda do negócio. Também é um meio de ficar de olho no estoque e centralizar as informações relevantes. Tudo isso auxilia a ter uma visão clara e ampla do negócio, até mesmo graças aos relatórios gerenciais obtidos. Com o uso dessas informações, é mais fácil tomar boas decisões.
Além disso, o uso de um software especialista ainda ajuda a automatizar o controle de estoque e a conferir o ciclo de vida dos produtos. Desse modo, os itens saem na velocidade ideal e não é preciso se preocupar com a paralisação dos produtos armazenados.
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