Inúmeros dados são emitidos e recebidos na internet todos os dias, e as empresas precisam ficar atentas para se manterem competitivas e estratégicas dentro do mercado. Entenda o que é uma empresa Data Driven, como incorporar a captação e gestão de dados dentro da sua distribuidora, e quais são os benefícios que essa estratégia oferece.
O que é uma empresa Data Driven?
De maneira simples, uma empresa Data Driven é aquela que utiliza dados coletados sobre clientes, fornecedores e do próprio mercado para criar soluções criativas e efetivas para o desenvolvimento do seu empreendimento.
Essas empresas se preocupam em captar esses dados de maneira constante e mantê-los atualizados, para que possam ser usados como base para a tomada de decisões e planejamento estratégico da instituição.
A estratégia Data Driven é benéfica para diversos setores de uma distribuidora: na área de marketing, por exemplo, ela é utilizada para conhecer melhor o público e criar campanhas que realmente conversem com os varejistas, fazendo com que se interessem pelos seus produtos e serviços. O mesmo acontece com o setor de vendas, que contará com uma equipe munida de informações sobre o mercado, conseguindo assim melhores abordagens.
Como transformar a sua distribuidora em uma empresa Data Driven?
Ter uma empresa Data Driven não é uma tarefa difícil. É necessário realizar algumas mudanças dentro da instituição para que a captação de dados se dê de maneira mais natural. Além disso, é preciso atentar aos cinco pilares que compõem a estratégia: pessoas, processos, assets, dados e tecnologia.
Pessoas
É interessante contar com pessoas que tenham um bom domínio sobre o Data Driven para que possam orientar o restante da equipe na captação de dados. Para isso, é possível investir em workshops e treinamentos que abordem esse assunto.
Processos
Tão importante quando a obtenção desses dados é o modo como eles serão armazenados e utilizados pela empresa. Por isso, o ideal é optar por uma solução em nuvem, de modo que todos os colabores tenham fácil acesso às informações.
Assets
Grande parte dos usuários provavelmente interage com a sua empresa de maneira on-line. Por isso, é importante que os canais digitais estejam otimizados. Isso inclui um carregamento rápido de página, um design responsivo e outros fatores que auxiliem o usuário.
Dados
Os dados também são um dos pilares mais importantes do Data Driven, já que são eles que permitirão obter informações importantes sobre a empresa, o mercado e seus clientes. É fundamental se certificar de que eles sejam corretamente utilizados pelos setores, de forma a otimizar a presença on-line e os processos internos da distribuidora.
Tecnologia
Investir em tecnologia é uma etapa muito importante da estratégia Data Driven, já que ela auxiliará na obtenção e armazenamento dos dados. Além disso, ela permite o correto processamento do Big Data.
Quais são as vantagens de investir no modelo Data Driven?
O Data Driven pode oferecer uma série de benefícios para a sua distribuidora a curto e longo prazo. Veja a seguir as principais vantagens:
- possibilidade de prever tendências e inovações;
- maior agilidade e efetividade nas tomadas de decisões;
- melhoria na qualidade dos serviços oferecidos;
- redução de custos;
- melhor adaptação às mudanças do mercado.
O CEO da plataforma Distribuidora Eficaz, @AlanAlves, exemplifica melhor no vídeo abaixo, o que é uma distribuidora Data Driven e cita ainda alguns exemplos dessa prática em algumas companhias; acompanhe:
Entendendo o que é uma empresa Data Driven, como essa estratégia pode ser implementada e quais são as suas vantagens, uma Plataforma Especialista, se torna um importante mecanismo de captação desses dados, pra depois serem de fato utilizados de maneira assertiva.
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