O atendimento às necessidades dos consumidores nunca foi tão importante. Mesmo os atacadistas distribuidores devem saber disso, já que o próprio sucesso depende do êxito dos varejistas. Nesse sentido, saber o que é ECR é essencial.
Esta é uma abordagem relativamente recente e que já tem apresentado bons resultados. Aplicada da maneira ideal, pode gerar grandes benefícios para todos os pontos da cadeia de suprimentos e melhorar a experiência de quem consome.
Para não ter dúvidas, explicaremos o que é ECR e responderemos as principais dúvidas sobre o processo.
O que é ECR?
Sigla para Efficient Consumer Response ou Resposta Eficiente ao Consumidor, o ECR é uma nova estratégia ligada à oferta de produtos aos clientes. Ela envolve o contato entre fabricantes, atacadistas e/ou varejistas, e se baseia na troca de informações relevantes.
A ideia é que, por meio desse fluxo de dados, seja possível criar uma cadeia de valor contínua. Ou seja, a indústria e a distribuidora deixam de ser “concorrentes” e passam a trabalhar juntas pela melhoria dos resultados.
O principal objetivo é tornar os negócios capazes de oferecer o que os clientes esperam, no momento que desejam e da forma que preferem. Tudo isso só é possível graças à troca de dados relevantes entre as partes.
Quais são as vantagens?
Além de saber o que é ECR, é essencial compreender o que torna essa alternativa tão interessante. Podemos dizer, em primeiro lugar, que é um modo de criar uma cadeia de suprimentos mais forte e adequada a cada contexto. Isso favorece os relacionamentos entre todas as partes, aumenta a segurança e gera negociações que são boas para todos.
Também é possível padronizar processos e informações, melhorar a comunicação e até reduzir os custos, sendo que o preço final do produto pode diminuir em até até 10%.
E, é claro, não poderíamos deixar de citar os impactos nos clientes. Com essa metodologia, há como evitar o desabastecimento e garantir uma experiência personalizada. É algo que gera satisfação, fidelização e bons resultados no varejo, atacado e ramo industrial.
Como tem sido implementado?
A implantação do ECR tem se baseado em 4 pilares principais:
- reposição eficiente;
- mix eficiente;
- promoção eficiente;
- lançamento eficiente.
Em outras palavras, é uma estratégia que serve tanto para garantir um estoque sempre abastecido como para obter o mix adequado para cada ponto de venda.
Por falar nas conversões, as promoções também são adaptadas, com planejamentos específicos, como descontos e outras ações. Já as novidades são introduzidas de maneira correta e consistentes para o mercado, o que favorece os lançamentos. Como resultado, atacadista e varejista conseguem suprir as demandas dos clientes.
Como as empresas podem adotar o ECR?
Não basta saber o que é ECR e os benefícios que o método gera. É preciso saber colocá-lo em prática para, enfim, conquistar o bom desempenho. Para que isso seja possível, indicamos começar com um bom planejamento. A ideia é compreender quais são os dados relevantes e que podem ajudar na cadeia de valor.
Depois, nossa dica é selecionar fornecedores e negócios parceiros para a etapa. Se a intenção for seguir da fabricação à venda final, sua distribuidora precisará receber e transmitir informações, de acordo com a posição na cadeia. Pense nisso para definir a estratégia adequada em cada caso.
Na sequência, é hora de partir para o uso das ferramentas. O ideal é contar com recursos de tecnologia, o que significa ter integração com dados do ERP e do gerenciador de estoques, por exemplo. As informações devem ser padronizadas e têm que ser lidas com facilidade pelo varejista e/ou pelo fabricante. Um software com integrações e boas funcionalidades é essencial nessa hora.
Conforme acontece o fluxo de informações, é viável fazer as mudanças necessárias. Assim, há como garantir os impactos positivos para os negócios envolvidos.
Agora que você já sabe o que é ECR e como usá-lo na sua empresa, é só aproveitar os benefícios da ferramenta. Não se esqueça de contar com os recursos certos para ter o melhor desempenho!
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