Graças à tecnologia, as possibilidades de negócio para empresas têm crescido consideravelmente. A internet, em especial, permitiu o surgimento de diversos tipos de empresas e facilitou o seu funcionamento. Um bom exemplo disso é o crescimento do e-commerce B2B, que consiste na negociação online de produtos entre empresas.
Se você ainda não conhece bem esse conceito ou ainda resiste em adotá-lo em sua distribuidora, então é hora de mudar! O desempenho de uma empresa hoje em dia está muito mais atrelado a como ela usa a tecnologia a seu favor. Se informar sobre o tema é o primeiro passo nessa transformação.
Quer entender melhor? Então, acompanhe e veja adotar uma plataforma completa.
O que é uma plataforma de e-commerce B2B?
Para aqueles que não estão familiarizados, B2B significa “Business to Business” ou “De Empresa para Empresa”. É um termo usado para se referir aos negócios realizados entre duas empresas. E-commerce é o comércio digital, realizado por meio de sites e aplicativos pela internet.
Uma plataforma, por sua vez, é o canal pelo qual esses negócios ocorrem, como os sites, aplicativos e lojas digitais. É por meio da plataforma que você faz o anúncio dos seus produtos e serviços, realiza negociações e administra a relação com seus clientes.
Quais funcionalidades uma plataforma de e-commerce B2B deve ter?
O uso de plataformas de e-commerce nos negócios B2B é algo relativamente comum hoje em dia, pois elas apresentam diversas funcionalidades. Ao escolher a sua, você deve atentar a essas funções, pois todas podem ser úteis para sua empresa.
Veja aqui alguns itens que não podem faltar em sua plataforma:
Cadastro e perfil de clientes
O relacionamento com o público é a base de qualquer processo de vendas, inclusive no e-commerce B2B. É com essas informações que você pode elaborar um atendimento de maior qualidade, ajustar pedidos e conseguir uma negociação mais favorável.
Uma plataforma que não tenha a opção de registrar o perfil de cada cliente separadamente não será muito útil como canal de vendas, pois faltam recursos para gerenciar adequadamente sua audiência. Mesmo que você possa usar outras ferramentas para isso, o custo de tempo e energia seria muito elevado.
Tabelas de preço personalizadas
Quando você negocia com outras empresas por bastante tempo, é provável que tenha desenvolvido um relacionamento mais próximo com elas. Naturalmente, isso leva a condições de pagamento melhores para seus principais clientes. Daí vem a necessidade de tabelas de preço diferenciadas.
Com essas tabelas, é possível adaptar sua política de cobrança para clientes mais fiéis, que apresentam menor risco e compram em maior volume. No médio e longo prazo, nutrir essa relação gera maior rentabilidade.
Meios de pagamento para B2B
Naturalmente, um e-commerce precisa de métodos de pagamento adequados para quem deseja fazer negócios em larga escala. Sendo assim, as melhores plataformas para você são aquelas que apresentam mais opções de pagamento. Dessa forma, você terá o menor número possível de restrições na hora de receber pagamentos e negociar com clientes.
Site fechado
Como já mencionamos, muitos aspectos das negociações com cada cliente devem ser personalizados, desde o preço até os prazos de entrega. Sendo assim, deixar que cada cliente ou lead veja todas as essas diferenças de tratamento pode ser comprometedor, por mais que o tempo de relacionamento as justifique.
Para evitar problemas, todo e-commerce B2B deve ser um site fechado, ou seja que apresente as informações ao cliente de forma individualizada. Isso garante que apenas as pessoas certas terão acesso às tabelas diferenciadas, sem comprometer a imagem da sua distribuidora.
Orçamento de negócio
Outro elemento básico em qualquer site de venda, seja para B2B ou não, é a possibilidade de calcular um orçamento para a compra antes que ela seja confirmada. Pode ser algo tão simples quanto uma lista de carrinho ou algo mais elaborado, com uma série de opções de pagamento, descontos e entregas. Ter essas informações explícitas ajuda o cliente a tomar uma decisão mais informada e transmite mais transparência em qualquer negociação.
Cálculo de pagamento fiscal
Por fim, mas não menos importante, empresas precisam ter cuidado redobrado quando fazem contas que envolvam obrigações fiscais. Isso é ainda mais importante quando vão realizar alguma compra na qual há incidência de taxas de circulação ou tributos específicos à negociação daquele produto.
Diante disso, uma boa plataforma de e-commerce também dá espaço para calcular com mais precisão as cobranças fiscais envolvidas na compra, mesmo que esses valores estejam diretamente incluídos no preço da mercadoria. Isso também dará boas referências na hora de calcular todas as suas próprias obrigações fiscais, o que é muito útil no Brasil, onde a legislação fiscal é complexa.
Como escolher a melhor plataforma?
Tendo todas as funcionalidades acima em mente, você pode avaliar melhor as opções de plataforma de e-commerce disponíveis. Para facilitar um pouco mais sua escolha, explicarmos abaixo os pontos mais importantes.
Escolha a plataforma com melhor relação entre custo e benefício
O mais importante não é pagar barato, mas sim pagar o valor certo em relação ao retorno esperado. Se você pode pagar um pouco mais, mas obter um retorno 3 ou 4 vezes maior do que o seu investimento ao longo do tempo, então é sinal de que essa plataforma apresenta um bom custo-benefício.
Atente à segurança
Se uma plataforma é vulnerável a invasões e roubo de dados, ela não vale o investimento. A última coisa que você quer é que seu negócio perca dados importantes sobre os clientes ou que informações sigilosas sejam usadas de forma inadequada.
Dê preferência a um sistema intuitivo
A facilidade em utilizar a plataforma é outro fator importante. Um canal de vendas complicado de operar dificulta a navegação do cliente e também seu trabalho de negociação. Uma ferramenta mais intuitiva costuma ser mais rentável.
Agora que você entende melhor quais funções buscar em sua plataforma de e-commerce B2B para distribuidora e como fazer essa escolha, é hora de aplicar esse conhecimento. Se você se atentar aos pontos mencionados, certamente terá uma loja online de sucesso para negociar com outras empresas.
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