De acordo com a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, o desempenho do mercado distribuidor é crescente e apresentou um desempenho nominal de 4,5% e real de 0,19% no ano de 2019 comparado ao ano anterior. Representando um mercado promissor e com grande potencial de crescimento para os próximos anos.
Um bom gestor precisa estar atento ao desempenho do mercado distribuidor, pois ele indica quando e onde realizar investimentos, além de fornecer dados para prever o comportamento futuro do setor. A gestão de informações sobre o seguimento em que atua envolve pesquisas em fontes confiáveis, que fornecem os dados necessários para a análise.
Essa é uma ótima notícia não é mesmo? Continue com a gente e descubra quais são os fatores que influenciaram positivamente os resultados no desempenho do mercado distribuidor. Boa leitura!
Poder de compra
Durante os últimos anos vimos uma queda no poder de compra da população brasileira. Com isso, as pessoas passaram a preferir consumir produtos nacionais, movimentando o setor de distribuição e beneficiando as pequenas e médias empresas. Apesar desta queda, o brasileiro aumentou o consumo de produtos industrializados, impulsionando a demanda por distribuidoras.
Incentivos fiscais
A taxa de juros está em seu patamar mais baixo dos últimos anos, sendo muito vantajoso para quem precisa de crédito, ajudando na gestão financeira da empresa. A taxa Selic por exemplo, está em 2%, representando o menor valor histórico, ela é um parâmetro que os bancos utilizam para determinar as taxas de empréstimos, quanto menor a Selic melhor para a população.
Mudança no padrão de consumo
Como citado anteriormente, o brasileiro está aumentando o seu consumo de produtos industrializados, indicando uma mudança no padrão de consumo da população. A prática das novas gerações em realizar compras online também favorece o desempenho do mercado distribuidor, pois aumenta a demanda por este tipo de serviço.
Aumento do acesso à tecnologia
A tecnologia influencia todos os setores do mercado, mudando a maneira de divulgar produtos e serviços, o relacionamento com o público, na gestão de pedidos e distribuição das mercadorias. Com o aumento de pessoas tendo acessa à internet, elas passam a dar preferencia a consumir online, impulsionando o mercado distribuidor.
Retomada dos outros setores
Aos poucos a economia do Brasil está crescendo, com uma maior demanda na área de construção civil, serviços e comércio, o mercado está demonstrando otimismo e confiança no futuro. O desempenho do mercado distribuidor acompanha esse comportamento, fornecendo os produtos e materiais essenciais para todos esses setores,
São vários fatores que influenciam no real crescimento do setor de distribuição no Brasil nos últimos anos, mas é inegável os resultados positivos. Uma economia forte e otimista fortalece o país e melhora a vida das empresas e da população em geral. O gestor porém não pode ficar parado, procurando sempre inovar e investir em tecnologias e programas.
Existem diversos programas de integração de sistema direcionados para as distribuidoras. Com eles é possível reduzir custos com pessoal, otimizar o tempo dos colaboradores, reduzir retrabalho e ter um controle maior de todos os processos na empresa. Investir em softwares proporcionou o crescimento do desempenho do mercado distribuidor nos últimos anos.
Muito legal saber que desempenho do mercado distribuidor está melhorando, não é mesmo? Não deixe de conferir também este artigo que te explica quais indicadores de desempenho logístico que você deve monitorar em sua empresa.