Uma estratégia de distribuição está diretamente ligada à maior competitividade e lucratividade de um negócio e, por isso, é um aspecto que deve ser levado mais a sério pelas empresas, mas como definir as estratégias de distribuição no formato do seu negócio?
Neste texto, você conhecerá algumas dicas de como definir corretamente as estratégias de distribuição do seu negócio e, assim, conseguir manter-se forte no mercado e aumentar os seus ganhos. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Estudar o comportamento dos parceiros
O primeiro passo moldar uma estratégia efetiva de distribuição é entender o comportamento das empresas. Os seus consumidores serão os afetados pela sua estratégia de distribuição. Por isso, é importante conhecê-los bem e, consequentemente, conseguir atingir (ou, até mesmo, superar) as suas expectativas.
Pesquise informações do tipo: quem é o seu público-alvo, em quais regiões ele se encontra e quais serão os maiores desafios enfrentados pelos seus canais de distribuição. Com tudo isso devidamente anotado, é a hora de analisar essas informações e começar a estruturar a sua estratégia. É importante ter em mente que ela poderá passar por mudanças ao longo do processo, já que as informações podem mudar ou certa atitude não obter o resultado esperado.
Determinar os canais adequados
Chegou o momento de definir quais serão os canais utilizados na sua estratégia de distribuição. Aqui, torna-se importante conhecer todos os existentes, bem como as suas vantagens e desvantagens, para encontrar aqueles que melhor se adaptam à sua necessidade.
Distribuição direta do varejo
Este é o tipo mais comum de distribuição, no qual o empreendedor conta com um empreendimento físico e realiza a venda dos seus produtos diretamente naquele local. É um bom local para quem tem a maioria das empresas clientes na região do galpão ou que não gosta de comprar on-line.
Distribuição direta por meio de internet ou catálogo
Outra maneira de realizar vendas é por meio da internet, nas lojas virtuais. Também é possível criar catálogos para o mesmo fim. Assim, você poderá alcançar clientes mais distantes ou que buscam uma maior praticidade.
Distribuição direta por equipe de vendas
Nesse tipo de distribuição, a empresa conta com uma ou várias equipes de venda para fazer a comercialização dos produtos, que pode ser de maneira direta ou indireta. Caso uma instituição tenha vários segmentos de mercado, é interessante ter uma equipe específica para um melhor atendimento.
Aplicar e monitorar os KPIs
Os KPIs são os indicadores-chave de desempenho de estratégias. Elas auxiliam a entender se os seus projetos estão tendo sucesso ou se é preciso realizar algumas mudanças. É importante entender de KPI e métrica são coisas diferentes, já que essa segunda é apenas algo a ser medido, enquanto o primeiro é um indicador completo. Entretanto, uma métrica pode ser transformada em um índice de desempenho, caso ela seja bem trabalhada
Alguns KPIs que podem ser utilizados na distribuição de logística são: custo de transporte com relação ao percentual de vendas, TMA e SLA de entrega, tempo em trânsito (para vendas on-line), dentre outros. É primordial adaptar esses indicadores para cada canal que será utilizado por você. Por exemplo, se você realiza vendas diretamente em uma loja, não será necessário analisar o tempo de transporte do produto para o cliente.
Fazer uma boa gestão de estoque
A gestão de estoque é outro fator importante a ser analisado, já que os produtos precisam ser bem organizados e armazenados para facilitar o seu recebimento e o envio para os clientes. Além disso, isso também auxilia a equipe de compras a entender quais são os produtos que estão acabando no estoque e os que não estão tendo muitas vendas, para que, assim, não ocorra prejuízos para a empresa.
Ou seja, o papel da gestão de estoque é oferecer o máximo de eficiência e o mínimo de custos para a empresa com relação a esse setor. Por isso, é fundamental investir em profissionais qualificados ou sistemas de gestão para auxiliar nessa organização. O seu estoque conseguirá ficar em equilíbrio, tendo a equipe de compras adquirindo produtos no período e na quantidade adequados para suprir a demanda dos seus clientes e ajudando a movimentar o seu depósito.
Acompanhar tendências
É bastante válido, também, acompanhar tendências de outras empresas e do mercado em geral, para se manter atualizado na área. Assim, você poderá acompanhar as novidades e adaptá-las à sua estratégia. Você terá a oportunidade de ficar à frente da concorrência, entregando um serviço de entregas e logística superior e com uma maior taxa de aceitação pelo seu público. Como consequência, receberá um feedback positivo e mais consumidores fidelizados.
Uma das principais tendências é o foco no cliente: afinal, ele é o principal alvo da sua estratégia de distribuição. Por isso, todos os esforços devem ser feitos para agradá-lo. Faça pesquisas e análises constantes sobre o seu público e descubra o que pode ser mudado para ter um melhor resultado. Além do mais, é interessante focar em maneiras de reduzir o tempo das entregas, para que o cliente consiga receber o seu pedido corretamente em um prazo menor. Existe a possibilidade de utilizar a tecnologia para auxiliar nessa questão.
Investir em tecnologias
Como falado no tópico anterior, é possível utilizar da tecnologia para potencializar a sua estratégia de distribuição e melhorar o seu setor de logística. A seguir, você conhecerá algumas opções que podem ajudar no seu negócio.
RFID
O RDFID (Radio-Frequency Identification) é uma maneira de conseguir rastrear os seus produtos de maneira bem mais eficiente. Além disso, a instituição também ganha maior autonomia e pode, até mesmo, pensar em estratégias para melhorar as rotas de entrega.
Integração com transportadoras
Outra novidade é a possibilidade de integrar o seu e-commerce ou a sua loja digital com transportadoras parceiras, para que elas se encarreguem de fazer a entrega dos seus produtos de maneira segura e rápida.
Lockers
A sua empresa também poderá começar a usar lockers, que são estabelecimentos feitos para guardar as encomendas até que os consumidores possam retirá-las. Essa é uma maneira de baratear o frete para o consumidor e também otimizar o seu setor de logística. Logo, entendendo melhor como criar estratégias de distribuição para a sua empresa, você conseguirá oferecer um melhor serviço de entrega e organizar o seu estoque de uma maneira mais satisfatória.
Quais estratégias de distribuição você tem utilizado na sua instituição? Conte para a gente nos comentários!