O CRM para empresas é a solução indicada para estreitar a relação do negócio com seus clientes, melhorar o uso de dados em processos e tomadas de decisão e otimizar a comunicação organizacional.
É o acrônimo para Customer Relationship Management, ou seja, gerenciamento de relacionamento com o cliente. Como o próprio nome sugere, consiste em um software que guia estratégias, técnicas e tecnologias adotadas pelas empresas para desenvolver, reter e adquirir clientes.
Neste artigo, explicamos o que é CRM, sua importância para os negócios e como saber se a sua empresa precisa de um. Vamos lá?
O que é CRM?
CRM se refere ao software que viabiliza todas as etapas de interação da empresa com seus consumidores e pode ser integrado ao sistema de gestão organizacional ou adotado individualmente. Dessa forma, é uma solução que reúne dados dos clientes, coletados em vários canais de contato da empresa, armazena informações detalhadas sobre o histórico de compras, informações pessoais e até padrões de comportamento durante o consumo.
Qual é a importância de um CRM para empresas?
Um dos ativos mais valiosos de uma empresa são os seus clientes. Para criar uma estratégia mais acertada de vendas e de marketing, é necessário delimitar um perfil que direcione os esforços do negócio para resultados mais tangíveis.
Dessa forma, é preciso conhecer a fundo preferências pessoais, históricos de consumo, principais canais de acesso com a marca e a forma como os clientes interagiram com o seu negócio, por meio de questionamentos como:
- Quem são seus clientes?
- Como manter contato com eles?
- Como eles interagem com o conteúdo disponibilizado em seus canais de contato?
- Como é o seu pipeline de novos negócios?
Além disso, conforme uma empresa cresce, é imprescindível que ela tenha um repositório em que todos os dados sejam registrados e armazenados. O objetivo deve ser integrar os setores organizacionais, criar relatórios acerca de rotinas e processos, melhorar a comunicação e a acessibilidade das informações e otimizar tomadas de decisão.
A equipe de atendimento do cliente também precisa saber exatamente como reagir em todas as situações, ter respostas rápidas aos questionamentos mais comuns e capacidade de resolver os problemas dos consumidores para conquistar a confiança do público. Esses são os principais problemas que os sistemas de CRM para empresas foram projetados para resolver.
Como descobrir se a empresa precisa de um CRM?
Conheça os principais motivos pelos quais sua empresa deve adotar um CRM.
Não tenho uma fonte centralizada de informações
O CRM permite que você tenha uma visão única de todas as informações relativas ao seu processo de vendas e as mantenha em um banco de dados central, atualizado em tempo real.
Tenho pouca visibilidade do processo de vendas
Sem um local centralizado para coletar dados ou analisar informações estratégicas, a equipe pode ignorar problemas, perder leads e ter dificuldades para identificar necessidades em cada etapa do processo de vendas.
Recebo relatórios manuais que não permitem ter uma visão abrangente
O CRM cria relatórios personalizados com base nas informações mais relevantes para o seu negócio e de forma automatizada, o que otimiza o processo decisório.
Percebo a perda de dados
Um sistema de gestão com credenciais de acesso permite gerenciar melhor os requisitos para obtenção e visualização de informações. Além disso, garante mais segurança aos dados.
Todos os meus clientes têm a mesma experiência de consumo
Os consumidores 4.0 esperam que as empresas entendam suas necessidades e forneçam experiências personalizadas. Com um CRM, é possível atender a esses requisitos por meio de dados precisos dos clientes. Com um repositório central, é possível organizar e consultar todos os detalhes de consumidores fiéis e potenciais clientes. Essa solução pode melhorar a criação de estratégias com base em interesses, necessidades, preocupações, geolocalização, entre outras informações.
Além disso, com CRM para empresas, é possível garantir autonomia para a equipe de vendas, planejar ações promocionais e de marketing mais apropriadas, disponibilizar aos clientes experiências personalizadas e, consequentemente, obter melhores resultados para o negócio.
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