Há alguns anos, o Brasil atravessa um período de instabilidade econômica. Diante desse contexto, não é preciso dizer que os reflexos no mercado também são visíveis.
Alguns setores de distribuição, no entanto, demonstraram superar os empecilhos e continuam em expansão apesar dos obstáculos. O crescimento do mercado de cosméticos, nesse cenário, revelou que a beleza é um investimento importante para os brasileiros.
Para demonstrar essa expansão significativa, elencamos alguns fatos que comprovam o aquecimento do setor de cosméticos no país. Não deixe de conferir!
Bons números de crescimento
O setor de distribuição de cosméticos é, em geral, imune às instabilidades do mercado. Isso porque, em períodos de dificuldade, o consumidor busca mecanismos para elevar a autoestima, o que é facilitado pela estética.
Nos últimos anos, no entanto, o país perdeu colocação no ranking internacional de maiores consumidores de produtos de beleza. Até o ano de 2015, o Brasil estava em terceiro lugar, mas caiu para a quarta posição devido à crise econômica.
Mesmo assim, a indústria da beleza continua a crescer em média acima da economia nacional. Em 2017, por exemplo, a expansão foi de 3,2% em relação ao ano anterior. Os números, dessa forma, revelam aquecimento considerável do mercado.
Competitividade de mercado
Outro fato que demonstra o crescimento do mercado de cosméticos no país é a maior competitividade para a conquista de público. Devido à alta expansão do setor, estabelecimentos têm diversificado seus serviços e, cada vez mais, inovado nos produtos para se desenvolver e ampliar sua atuação.
Para exemplificar esse cenário acirrado, de 2010 a 2015, os centros e salões de estética cresceram 567%. O salto durante o período mencionado foi de 72 mil empreendimentos em 2010 para cerca de 500 mil em 2016. Buscando ganhar destaque diante de tantas ofertas para o cliente, empresas líderes de venda também têm apostado na ampliação de lojas virtuais e em estratégias de serviços diferenciados da marca.
Tendências de aquecimento
Além dos excelentes dados de crescimento nos últimos anos, as tendências para o mercado distribuidor de cosméticos são animadoras. A previsão de expansão para 2019, realizada no ano anterior, já demonstrou ser acertada. Dessa forma, a firmeza dos setores de beleza demonstra ser altamente promissora para seus investidores.
De acordo com especialistas, a perspectiva de crescimento para 2020 já ultrapassa os 14% e promete vir acompanhada de muita inovação e tecnologia atrelada às vendas.
O contínuo crescimento do mercado de cosméticos revelou um setor de distribuição que supera os diversos obstáculos do cenário macroeconômico. Ao mesmo tempo, com alto investimento a cada ano, a estética já representa um nicho acirrado e competitivo.
Para ganhar destaque diante do consumidor, portanto, é cada vez mais necessário apostar em soluções inteligentes que auxiliem na otimização dos processos da distribuidora e contribuam para o seu desenvolvimento sustentável.
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