Qualquer empresa que tenha como atividade o comércio de produtos e/ou serviços, necessita diariamente de ferramentas que auxiliem no controle das vendas. É a partir disso que o gerente comercial (e em muitas vezes o próprio dono do negócio), se baseia pra então, pensar e criar estratégias de vendas, que abrangem desde a compra das mercadorias, até a criação de metas pra equipe.
Além disso, possibilita um planejamento estratégico em relação ao estoque. Para se ter uma ideia, cada mercadoria parada esperando ser vendida representa um capital investido ainda sem retorno. Esse é só um dos exemplos do quanto sua empresa pode ser mais profissionalizada quando ficamos atentos ao que os números querem dizer.
Ficou interessado no assunto? Então continue com a gente e descubra como fazer um bom controle de vendas em sua organização e usar essas informações a seu favor!
O que é controle de vendas?
O controle de vendas é o processo que fiscaliza e gerencia as vendas realizadas por uma empresa. Dessa forma, o empresário poderá analisar o desempenho do seu negócio, fazer projeções mais seguras para o futuro ou desenvolver novas práticas e implantar melhorias para esse setor.
Ele pode ser realizado por dois meios: manual ou automático. Além disso, um controle bem feito oferece informações mais detalhadas sobre o perfil de seus vendedores e clientes, podendo, assim, adotar ações mais personalizadas e oferecer melhores condições para cada perfil.
Quais são as formas de controle?
O controle manual naturalmente exige um tempo maior, além de ser mais propício a erros. Por utilizar o tradicional papel e caneta, a conferência e o controle de vendas são mais trabalhosos e imprecisos, além de não permitirem uma consulta mais dinâmica do que foi vendido e por quem.
O controle automático envolve um sistema de gestão que, além da rápido, faz a integração entre vendas e estoque da empresa. Por meio de um software, os setores de vendas e compras podem atualizar em tempo real a entrada e saída de mercadorias, ajudando no planejamento das equipes.
Os relatórios, também são grandes aliados nessas análises, já que de uma forma dinâmica, permitem que o usuário extraia informações de múltiplas formas, de acordo com os filtros que os mesmos contém, bem como, a combinação de dados e layout exportável.
Quais são os principais softwares existentes no mercado?
Existem vários tipos de softwares disponíveis no mercado, sendo que sua escolha depende do perfil de cada empresa. Os mais comuns são:
• EPR (Enterprise Resource Planning); um sistema que une todas as principais áreas de gerenciamento da empresa, incluindo estoque, vendas e financeiro;
• CRM (Customer Relationship Management); um sistema focado no cliente, no histórico e relacionamento dele com a empresa, muito rico em detalhes e no comportamento do cliente;
• B2B (Business to Business); utilizado principalmente por empresas que vendem para outras empresas onde o gerenciamento das informações ocorre em tempo real e permite mais independência ao cliente na hora da compra;
Quais são as vantagens para a negociação?
Com todas as informações disponíveis de forma fácil e rápida, é possível desenvolver novas táticas de acordo com o perfil de cada vendedor e cada cliente. Conhecendo os produtos que cada um mais vende e compra, é possível melhorar o serviço.
Ao direcionar o vendedor com habilidades específicas para negociar com determinado tipo de cliente, a empresa consegue otimizar o tempo de venda do colaborador e aumentar a satisfação do comprador. Também consegue disponibilizar melhores condições de compra e venda.
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