Independentemente do tamanho da sua empresa, qualquer gestor pode se perder em meio a tantas contas a pagar e receber. Se há alguns anos a cena era uma quantidade infinita de boletos e notas fiscais em cima da sua mesa, hoje os documentos podem estar divididos entre físicos e digitais — o que pode tornar o controle de contas a pagar e receber ainda mais desafiador.
Mas lembre-se de que desistir não é uma opção. Afinal, fazer uma boa gestão desses números vai permitir que o dinheiro continue entrando na empresa na hora certa e que você possa honrar com os compromissos sem atrasos, o que gera uma série de benefícios no mercado e até mesmo evita multas.
Para ajudar você nessa missão, temos 5 dicas de como otimizar esse controle. Acompanhe!
1. Realize um planejamento financeiro
O primeiro passo para não se perder entre as contas é ter tudo lançado e organizado em um planejamento financeiro. Dessa forma, é mais fácil não fugir do seu orçamento disponível (para o mês ou para o ano, por exemplo), fazendo com que as contas a pagar sejam maiores do que o saldo positivo com o passar do tempo.
2. Registre todas as movimentações
Outro acompanhamento importante é registrar todas as movimentações. Crie uma forma de identificar o que já foi pago e o que ainda será (e quando). O mesmo vale para o que for vendido e recebido, com data, valor, a vista ou parcelado etc.
Além disso, não se esqueça de lançar as demais movimentações da empresa, já que é essencial ter um panorama de todo o cenário para fazer uma gestão financeira eficiente.
3. Acompanhe o fluxo de caixa
Uma ótima forma de fazer esse acompanhamento é por meio de um fluxo de caixa. Se você ainda não tem o hábito de fazer todos os lançamentos da distribuidora diariamente, saiba que é apenas esse processo que vai ajudar a perceber o quanto entra e sai da empresa, o quanto sobra para fazer investimentos no próprio negócio, quais impostos devem ser pagos, qual é o valor inadimplente etc.
4. Pague as contas em dia
Não precisamos falar muito sobre os benefícios de pagar as contas em dia, não é mesmo? Além de evitar multas e juros, é possível poupar dores de cabeça maiores, como as que podem acontecer caso você esqueça de pagar ou imposto ou depositar o FGTS dos colaboradores, por exemplo.
5. Monitore o índice de liquidez
Por meio de um controle otimizado das contas, é possível perceber como anda a saúde financeira da sua empresa, e se ela está mesmo saudável como você imagina. Isso porque no dia a dia é fácil ter a impressão de que se as contas estão sendo pagas, está tudo bem.
Porém, para manter o negócio competitivo no mercado, é preciso de mais do que isso — como recursos para investir. O índice de liquidez também é um indicativo importante, já que ele mede a capacidade de uma empresa de pagar as suas contas.
Parecem muitos pontos que merecem a sua atenção, e são mesmo! Felizmente, existem ferramentas que podem ajudar no controle desses processos. A plataforma da Distribuidora Eficaz é uma excelente opção nesse sentido.
Com uma interface simples e segura, ela foi desenvolvida especialmente para a gestão de distribuidoras, e permite desde o controle do estoque até a emissão de notas e boletos. Dessa forma, todas as suas contas ficam organizadas em um único lugar, e é possível acompanhar o fluxo de caixa com precisão.
Assim que você começa, o controle de contas a pagar e receber se mostra bem simples, principalmente se você pode contar com o apoio da tecnologia.
Por isso, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa equipe para conhecer a plataforma da Distribuidora Eficaz!