Com o avanço da tecnologia, as empresas contam com a oportunidade de melhorar a exposição dos seus produtos e alcançar um público mais abrangente e diferenciado, seja pelo desktop ou smartphone. Essa transformação tem ocorrido devido às inúmeras ferramentas desenvolvidas para aperfeiçoar a comunicação entre as empresas e o público consumidor, como o catálogo de produtos online.
Trata-se de uma solução que vem ajudando empresas de diversos ramos a aumentar suas vendas no ambiente digital. A seguir, vamos apresentar as principais vantagens do catálogo online e algumas dicas sobre como produzir um para o seu negócio. Acompanhe!
Vantagens do catálogo de produtos online
O catálogo de produtos online é uma ferramenta imprescindível para disponibilizar, de forma clara e objetiva, uma grande variedade de produtos. É a representação de tudo que uma marca oferece e a melhor maneira dos clientes terem acesso a informações estratégicas, determinantes para a sua decisão de compra. Veja as suas principais vantagens a seguir.
Praticidade
Quanto mais informações o cliente sabe sobre o produto, maior é a probabilidade de fechar negócio. Se esses dados estiverem disponíveis no conforto da sua casa, melhor ainda. A praticidade de se ter um catálogo de produtos online garante uma maior empatia dos clientes, que se sentem à vontade para navegar entre as possibilidades de oferta e descobrir, ao seu tempo, o que é adequado para suprir seus anseios de consumo.
Organização
Com o catálogo de produtos online, é possível organizar melhor as informações que serão utilizadas para tomar decisões, como a participação de um determinado produto no volume total de vendas ou o ticket médio de cada cliente.
Também é possível otimizar a gestão do estoque, principalmente se a empresa trabalhar com dropshipping. Assim, todas as entradas e saídas de produtos e sua rentabilidade ficam devidamente registradas. Além disso, melhora-se a disposição das informações dos produtos (suas características, composição e preços, por exemplo), com a possibilidade de atualização sempre que houver necessidade.
Disponibilidade
Além do catálogo ter o potencial de atingir clientes que não poderiam, principalmente pela distância, ir até um PDV (Ponto de Venda) para encontrar um produto, é possível receber pedidos a qualquer momento do dia, de qualquer lugar e de forma automatizada.
Com essa praticidade, o empreendimento se torna mais independente da atuação de profissionais que, muitas vezes, não estão comprometidos o suficiente com resultados da empresa.
Baixo custo
Imprimir um catálogo de boa qualidade pode ser muito oneroso para a empresa, sem contar que é difícil realizar uma distribuição abrangente e acompanhar o resultado dessa disseminação de forma efetiva.
Com o catálogo de produtos online, os clientes acessam a qualquer momento as informações, interagem com a empresa e podem compartilhar o conteúdo de forma orgânica, por e-mail, WhatsApp, Facebook e outras redes sociais, além de ser totalmente possível acompanhar os resultados exatos dessa estratégia.
Análise de resultados
A digitalização de processos sempre aumenta a disponibilidade de dados estratégicos, que podem informar precisamente alterações de demanda, taxas de lucratividade ou feedbacks dos clientes sobre os produtos e serviços consumidos. Com indicadores de desempenho corretos, é possível criar um planejamento muito mais eficaz para melhorar os resultados do negócio.
Como elaborar um catálogo de produtos online
Abaixo, detalhamos os pontos que merecem atenção na elaboração de um catálogo online. Veja quais são!
Design
A primeira impressão é essencial para garantir bons resultados, por isso seja objetivo, use fotos bem posicionadas e de alta definição, utilize fontes de fácil leitura e cores de fundo agradáveis. Evite o excesso de informações, organize as listas e destaque dados estratégicos, como promoções que potencializam a vontade de compra dos clientes e melhoram o resultado final.
Conteúdo
Além da qualidade de informações dos produtos, disponibilize formulários de contato para manter o relacionamento com os clientes e aumente a possibilidade de interação dos usuários. Essas estratégias podem ser colocadas em prática por meio de:
- índices automáticos;
- ferramentas de busca;
- botões de compartilhamento;
- função full screen;
- links internos;
- animações e vídeos;
- acesso protegido por senha.
Atualizações
Determine quem será responsável pelas atualizações do catálogo de produtos virtual e o período propício para essa atualização. Estabelecer esses dois pontos é crucial para o sucesso da estratégia, uma vez que catálogos desatualizados geram a insatisfação dos clientes e servem como um desserviço para a marca.
Atente-se ainda à possibilidade de o catálogo de produtos online ser integrado ao ERP (Enterprise Resource Planning). Essa ferramenta permite que a precificação dos produtos e o estoque também sejam atualizados de forma automática.
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