Modernizar a sua empresa é uma maneira eficiente de oferecer um melhor serviço para os seus clientes, ter uma análise melhor do seu próprio serviço e até mesmo reduzir custos ao longo e médio prazo. A seguir, você entenderá o que é esse modelo de empresa, quais as suas principais características, os principais desafios dessa mudanças e como se tornar uma distribuidora 4.0. Vamos lá?
1. Entenda as características de uma distribuidora 4.0
Uma distribuidora 4.0 representa um novo tipo de empresa, na qual ela propõe estratégias para redução de perdas, precisão na análise de dados, redução de custos e uma maior satisfação do cliente. Dentre as suas principais características, podemos citar:
Redução de perdas
Muitas distribuidoras podem sofrer problemas com a perda de mercadorias, seja no momento de transporte ou no momento em que elas chegam dos fornecedores. Utilizando as ferramentas adequadas, é possível monitorar a armazenagem das mercadorias
Redução de custos
Além de evitar a perda de mercadorias, uma distribuidora 4.0 também está preparada para reduzir os custos dentro do empreendimento. Investimentos em automatização auxiliam não apenas na diminuição dos gastos ao longo prazo, mas auxiliam no ganho de produtividade.
Precisão na análise de dados
Uma das grandes vantagens em se transformar em uma distribuidora 4.0 é a possibilidade de conseguir dados mais atualizados e com maior frequência de diferentes setores da distribuidora.
Essas informações são importantes para criar relatórios de desempenho e, assim, encontrar gargalos e problemas relacionados à distribuidora mais rapidamente, permitindo a elaboração de estratégias.
Satisfação do Cliente
Como consequência, uma distribuidora 4.0 conseguirá ter uma melhor relação com seus clientes varejistas, pois entregará um serviço mais rápido e eficiente, além de menos mercadorias serem perdidas durante a entrega.
2. Conheça as ferramentas tecnológicas de uma distribuidora 4.0
Existem diversas tecnologias que podem ser utilizadas para que a sua distribuidora 4.0 tenha maior agilidade e eficiência durante as suas atividades. Veja a seguir algumas das ferramentas que podem ser utilizadas.
➡️ Separação por dispositivo móvel
Automatizar os processos é um importante passo pra garantir que os dados sejam registrados corretamente. Numa distribuidora, a separação de produtos é um importante pilar pra garantir o ciclo correto do pedido; por isso, papel e listas de separação, podem ser substituídos por aplicativos que leem o produto e sincronizam a quantidade separada de acordo com o pedido.
O sistema Distribuidora Eficaz, possui recurso nativo para isso. O app Armazém Móvel é um recurso moderno, simples e seguro para o estoquista operar, que permite a separação de múltiplos pedidos em poucos minutos, agilizando muito mais os processos seguintes de faturamento.
➡️ Plataformas on-line
Os sistemas ERP auxiliam a distribuidora a ter uma gestão completa e centralizada. E possível adquirir as principais informações sobre o setor de logística, fazer relatórios atualizados e otimizar diversas atividades dentro da área, como o próprio controle de estoque.
Além disso, também é possível fazer o rastreamento em tempo real dos pedidos e adquirir um preenchimento padrão dos documentos, o que poupará muito tempo da sua equipe, que poderá focar em outras atividades.
➡️ Internet das coisas
A internet das coisas é um conceito que visa unir atividades do cotidiano com a tecnologia. Na área de distribuição, existem alguns dispositivos que poder ser incorporados nos armazéns, para ter um controle melhor do estoque.
Para quem tem uma frota própria, também poderá utilizar a internet das coisas para saber a localização exata dos caminhões e monitorar a sua rota, bem como o registro de visitas dos vendedores e vendas não efetivadas.
➡️ Canais de vendas integrados
O hub de conexão que é possível criar entre os mais diversos recursos é extremamente valioso. Com a simplicidade que as integrações vem tomando, principalmente quando falamos em omnichannel (múltiplos canais de vendas), esse caminho se amplia. Com plataformas como Nuvemshop, é possível vender pelas principais redes sociais, sites e marketplaces.
Desde junho/2020 o sistema Distribuidora Eficaz, se tornou esse hub. Hoje a plataforma é integrada com os principais canais de venda e exponencialmente, permite que as distribuidoras atuem na venda direta á todos os públicos.
➡️ Processos organizados
Começo, meio e fim. É assim que os processos organizacionais ocorrem nos canais de distribuição. Não é apenas a empresa quem precisa dessa estrutura, mas também o cliente final. Se hoje é permitido algum rastreio ou acompanhamento de pedidos, é porque desde a chegada do mesmo, já existe uma avaliação, uma aprovação e então o início do processo de faturamento até a entrega.
A plataforma Distribuidora Eficaz, conta com o app Pedidos Móveis (como força de vendas externas), E-commerce b2b (como reforço para pedidos no formato de loja on-line), app Armazém Móvel (para separação dos produtos) e ERP, que une todas as operações num dashbord interativo e personalizável, que permite uma visão 360º de tudo que ocorre em cada processo.
3. Aprenda a como implantar tecnologias
O primeiro passo para se tornar uma distribuidora 4.0 é escolher um bom programa de gestão e ferramentas que possam auxiliar nas atividades do empreendimento. É importante escolher um sistema que tenha suporte, além de um valor que seja condizente com as funcionalidades oferecidas.
Além disso, é preciso se comprometer a fazer análises constantes do desenvolvimento da empresa, pois, essa é uma maneira eficiente de encontrar oportunidades de melhorias e crescimento para a distribuidora prestar um melhor serviço ou ter um melhor desenvolvimento interno.
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