Atire a primeira pedra quem nunca buscou por avaliações de um produto antes de adquiri-lo ou até desistiu de consumir algo por ter ouvido algum comentário alheio.
Após a ascensão das famosas resenhas feitas em blogs por pessoas prontas a detalhar sua experiência com o efeito de determinado produto ou serviço, as redes sociais chegaram dando voz a uma massa de consumidores que, independente da classe social, gênero ou localização, relatam a todo momento o que pensam de diversas marcas.
Desta forma, entende-se que no atual cenário é necessário levar em conta a expectativa que o seu consumidor tem em relação a sua marca e os efeitos dos produtos ou serviços que você oferece. Pensando por esse lado, o importante é manter o cliente ao seu lado. Mas, o que faz um cliente promover sua marca de forma que essa experiência não só garanta que ele continue comprando, mas estendendo sua satisfação a outros potenciais consumidores?
A resposta para essa pergunta você confere ao longo deste post. Continue lendo!
Mas, afinal, como identificar um cliente promotor?
Os clientes promotores são consumidores engajados que mantém um relacionamento ativo com sua empresa. A partir do momento que esse cliente promove a divulgação da sua opinião pessoal sobre a marca e produto, ele tem o poder de influenciar a decisão de outras pessoas no processo de compra.
Esse cliente promotor pode manifestar sua opinião em uma roda de conversa ou em um story no seu perfil do Instagram, por exemplo. Ele compartilhará com seus colegas de trabalho, familiares e melhores amigos como o produto está melhorando sua vida. Através das redes sociais, ele demonstrará a importância que essa marca teve para solucionar um problema que possuía.
Existem várias abordagens que ele utilizará para falar de você, o importante é que ele fale sempre bem sobre sua empresa.
Quais são as vantagens de contar com um cliente promotor?
O cliente promotor é uma peça fundamental em seu plano de marketing.
Essa pessoa não só é um cliente fidelizado como também um dos principais canais que trará outros consumidores a sua empresa. Imagine que ele conversa com duas pessoas sobre sua marca, e dessas duas, uma é convertida em cliente, e através desse novo cliente, surgem mais relatos sobre a satisfação que sua empresa traz, e esse novo relato com outras pessoas, traz ainda mais clientes: pronto, você acaba de formar uma rede de pessoas satisfeitas com o que oferece
O cliente promotor é um cliente que manterá o crescimento da sua marca perene, sua opinião e apoio sempre serão uma força em qualquer planejamento e execução de estratégia.
Descubra quais fatores tornam o cliente em um promotor
Entenda a seguir como um cliente se torna um promotor da sua marca!
Brand Marketing bem definido
Aqui estamos falando que, antes de mais nada, você deve definir como deseja ser percebido por seu público. Os atributos que impactam essa percepção são:
- Identidade: o que te diferencia, sua missão, sua visão e valores. Seu visual e seu nome também são parte da sua identidade;
- Reputação: o que construiu até aqui, as opiniões, os problemas que resolveu e a forma como conduz o relacionamento com os clientes;
- Visibilidade: em quais canais seu público-alvo pode te encontrar; quais são os meios que ele pode acessar seu conteúdo e interagir com você;
Investimento no engajamento dos colaboradores
Seus colaboradores devem ser os primeiros a se sentirem satisfeitos com sua marca. Invista em treinamentos e em premiações para os colaboradores mais comprometidos com o propósito. Através desses incentivos você conquistará o melhor que cada um pode oferecer aos clientes.
Um atendimento focado no sucesso do cliente
O bom atendimento ao cliente é uma premissa básica para qualquer negócio. No entanto, se deseja conquistar clientes, é necessário direcionar seu processos ao sucesso do cliente, ou seja, você não tem um problema e só o resolve.
Você se preocupa com o tempo que leva para resolver um problema, mantém uma comunicação fácil e clara e surpreende seu cliente com a resolução, demonstrando que se importa com ele.
Atenção às opiniões e sugestões
Esses dados são valiosos para o seu crescimento e evolução. Ninguém melhor que o seu consumidor para dizer se o que você oferece funciona ou não e como você pode melhorar.
Peça avaliações dos produtos, visite os comentários e mensagens do seu site, marketplace e rede social que eles podem falar com você e esteja atento ao que te dizem.
Recompensas para o cliente promotor
Através do cadastro de clientes é ter excelentes insights de ações que podem satisfazê-lo. Disponibilizar descontos nas linhas de produto que ele mais consome, frete grátis para sua região, amostra grátis, entre outras ações, fazem o cliente se encantar cada vez mais por sua marca.
Pronto para se aliar ao seus clientes?
Neste conteúdo reunimos informações para te mostrar que não é possível manter seu negócio em ascensão sem o apoio dos clientes.
Também compartilhamos que um cliente promotor traz resultados a curto, médio e longo prazo, fazendo com que sua parceria seja essencial para um crescimento sustentável. E, lembre-se, esses fatores não se aplicam somente a quem comercializa para o consumidor final. Eles também impactam a relação dos negócios entre fornecedores ou em um portal b2b.
Atente-se às diversas vantagens reunidas neste post e perceba que o momento de conquistar e fidelizar seus clientes é agora! Com certeza isso potencializará os resultados da sua empresa e acompanhe mais conteúdos como este na nossa página do facebook!