Neste post vamos abordar como o ERP Distribuidora Eficaz gerencia os pedidos que chegam de diversos canais, e também vamos mostrar alguns recursos interessantes para auxiliar nesta tarefa.
E aí, como está o gerenciamento de pedidos da sua distribuidora? Consegue ter uma visão geral de como estão todos os pedidos? Se quiser entender como fazemos isso, vamos em frente!
Visão geral
Em pesquisa recente, grande parte dos profissionais da cadeia de suprimentos (supply chain) afirmam ter muita dificuldade para conseguir ter uma visão geral de tudo que está ocorrendo dentro da empresa.
Esta dificuldade está relacionada a: muitos canais de venda, milhares de produtos, diversos processos internos, logística, etc.
Dentro da plataforma Distribuidora Eficaz, nós temos um dashboard de processos, exclusivamente para gerenciar pedidos. Este dashboard é totalmente configurável conforme as necessidades de cada empresa.
Neste dashboard você tem a visão geral de todos os pedidos que estão sendo trabalhados neste momento. Em qual processo cada pedido se encontra, e marcadores para facilitar a identificação.
Embora os processos sejam configuráveis, o sistema traz como sugestão inicial os seguintes processos:
- Pendentes: Aqui ficam todos os pedidos que possuem algum tipo de restrição, ou seja, alguma regra interna que não foi obedecida, como: cliente inadimplente, falta de estoque, entre outros.
- Autorizados: Neste processo ficam todos os pedidos que o sistema avaliou automaticamente e passou em todos os critérios. Estão prontos para serem trabalhados.
- Separação: Este processo serve para formalizar quais pedidos estão em separação. Aqui é possível imprimir relatórios de separação detalhando locais de armazenagem de cada produto.
- Conferência: Após a separação física dos produtos, os pedidos podem passar para a conferência, ou seja, neste processo é aberto uma tela para passar o código de barras dos produtos e confrontar com os pedidos, identificando se estão corretos ou não.
- Faturamento: Aqui ficam os pedidos que já estão prontos para serem faturados. É possível fazer o faturamento em lote de vários pedidos, ou seja, transformar os pedidos em notas fiscais, gerar boletos, enviar e-mails para clientes e imprimir danfes.
- Transporte: Após o faturamento, aqui ficam os pedidos em transporte, podendo imprimir romaneios, etiquetas de volumes, acertos financeiros com motoristas e envio de informações para apps de roteirização.
Enfim, esta sequência é apenas uma sugestão de processos, mas cada empresa tem o seu jeito de fazer essa logística. É interessante frisar que cada processo pode disparar ações próprias (como conferir ou faturar), e até mesmo essas ações podem ser configuradas nos processos e na ordem que o usuário preferir.
Alteração rápida do pedido
É muito comum a alteração do pedido depois de pronto. Isso ocorre por diversos motivos, como: cliente deseja alterar a quantidade de um item ou a empresa não tem estoque suficiente, entre outros.
Este ajuste de itens você pode fazer no próprio dashboard, basta escolher o pedido e fazer o ajuste nos itens como abaixo:
Critérios de avaliação
Nós vimos que ao chegar na plataforma, os pedidos são automaticamente avaliados de acordo com os critérios que a e empresa julgar necessário.
Veja abaixo quais são os principais critérios que podem ser avaliados:
- Limite de crédito ultrapassado;
- Valor do pedido mínimo não atendido;
- Cliente possui restrição Serasa (é possível consultar por dentro do ERP);
- Validade da última consulta Serasa expirada;
- Cliente está inadimplente com a empresa;
- O pedido possui produtos que não tem estoque;
Marcadores para identificação
Os marcadores de pedidos são muito úteis para destacar de forma colorida algo importante relacionado ao pedido. Assim você não precisa abrir o pedido para olhar uma observação textual. Imagine que você combinou com seu cliente o envio de um brinde por exemplo, e, para não ser esquecido, você pode adicionar um marcador especial como no exemplo abaixo:
Conclusão
Existem muitos outros recursos dentro do dashboard para gestão de pedidos que não conseguimos abordar neste rápido artigo.
A plataforma Distribuidora Eficaz está antenada com o que existe de melhor para gerenciar pedidos e estoques, é nosso compromisso levar o melhor para nossos clientes.
Caso você tenha alguma dificuldade para gestão de pedidos ou estoques, conte conosco como parceiro para ajudar sua distribuidora a ter melhores resultados.
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