Os principais erros referentes à entrega envolvem a falta de planejamento de rotas, a utilização de embalagens inadequadas e o não rastreamento dos pedidos, entre outros pontos. E nada mais desagradável, para a empresa e para o cliente, que ocorram erros nas entregas. Diante desse panorama, fica claro que é necessário saber como fazer uma roteirização de entregas e cuidar do monitoramento delas.
Se existem problemas nas entregas da sua empresa, é hora de aprender algumas dicas e saber, de uma vez por todas, como otimizar as suas entregas . Esse é o tema do nosso artigo! Continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre o assunto.
Agrupe as paradas próximas entre si
Nada melhor para minimizar o tempo gasto no trânsito do que agrupar as paradas que estão próximas entre si. Esse é o primeiro aspecto para o qual dar atenção no seu roteiro de entregas.
Não deixe, por exemplo, que mais de um caminhão precise se dirigir ao mesmo local durante o dia. Carregue os veículos de acordo com as paradas próximas e otimize o serviço deles.
Utilize um planejamento semanal
Algumas entregas precisam ser realizadas em dias diferentes — por isso a importância de utilizar um planejamento semanal. A fim de evitar que os roteiros venham a sobrepor algumas entregas, agrupe-as em semanas.
Combine os destinos e deixe os roteiros segmentados. Assim, as paradas feitas em diferentes dias da semana poderão acontecer sem grandes problemas.
Inicie a rota pelas paradas mais distantes
Outra dica para garantir um desenvolvimento eficiente nas entregas é começar a rota pelas paradas mais distantes. Faça uma seleção das entregas mais afastadas e distribua as demais entregas do dia de acordo com o entorno desses pontos.
Dessa forma, os tempos de viagem serão reduzidos, e as distâncias a serem percorridas não serão um problema.
Use rotas em formato de gota
O formato de gota também ajuda a evitar superposições nos processos de entrega. Olhe o roteiro do dia em um mapa e realize a entrega sequenciada conforme esse desenho (gota ou lágrima). Os veículos sairão de um ponto e retornarão a ele sem desvios no caminho ou aumento de rota.
A exceção seria apenas nas paradas para coleta — porém, elas também podem ser combinadas de acordo com a rota estabelecida. Atente-se apenas para a obstrução dos veículos com os volumes de mercadorias a serem coletadas e/ou despachadas.
Saiba a importância de fazer uma roteirização de entregas e monitoramento
Em primeiro lugar, cuidar da roteirização e do monitoramento das entregas garante para a empresa muito mais eficiência e minimização dos erros. Sem tempo perdido, utilizando um roteiro objetivo e sem os erros a serem corrigidos constantemente, os custos serão obviamente reduzidos.
Por exemplo: as entregas de menor volume podem ser realizadas em veículos menores ou, até mesmo, por meio de empresas terceirizadas. É necessário observar os casos mais específicos para encontrar soluções de boa viabilidade econômica.
Por fim, saber como fazer uma roteirização de entregas e cuidar do monitoramento delas é a solução para otimizar o mercado distribuidor. Todas essas dicas são fundamentais para garantir a organização do seu negócio e a satisfação de todos os envolvidos no processo.
Se as dicas deste artigo foram úteis para você, elas também podem ajudar outras pessoas. Então, compartilhe esse post em suas redes sociais!