A margem de lucro é uma métrica muito importante para verificar se o negócio está de fato tendo rentabilidade, ou seja se está apresentando lucro suficiente para se manter competitivo e se tem reais condições de crescer.
Por isso, para calcular corretamente a margem de lucro da distribuidora, é necessário entender alguns conceitos básicos e fundamentais para construir um empreendimento bem-sucedido.
Neste post, apresentamos como utilizar esse indicador para ajudar a manter a saúde financeira da distribuidora. Continue a leitura e confira!
Qual a correta definição de lucro?
Vamos começar explanando a definição correta de lucro. Para calcular a margem de lucro da distribuidora com maior precisão, é fundamental saber a diferença entre lucro bruto e líquido, e o que cada um representa.
Lucro bruto
Em linhas gerais, o lucro bruto é a diferença positiva entre o valor da receita total menos o valor do custo dos produtos. Logo, se sua distribuidora comprou R$ 130 mil reais em mercadorias em um determinado mês e vendeu R$ 180 mil, o lucro bruto foi de R$ 50 mil.
Lucro líquido
Já o lucro líquido é o resultado da receita total menos o valor do custo das mercadorias e das despesas da distribuidora, ou seja, é o total das vendas menos a soma dos custos variáveis e fixos. Isso inclui despesas com eletricidade, água, telefone, internet, impostos, salários de funcionários etc.
Desse modo, se no mesmo mês do exemplo anterior sua distribuidora teve despesas (fora os custos dos produtos) no valor de R$ 35 mil, devem ser subtraídas do lucro bruto de R$ 50 mil, resultando em um lucro líquido de R$ 15 mil.
O que é margem de lucro?
A margem de lucro é a porcentagem do preço final de venda de um produto que corresponde ao lucro da distribuidora. Ou seja, é o percentual que mede quanto a organização ganha em cima de suas vendas. A margem de lucro é um importante indicador da saúde financeira da empresa e fornece informações cruciais sobre a sua viabilidade em longo prazo, enquanto que o lucro demonstra as condições em curto prazo.
Por que calcular a margem de lucro?
A margem de lucro da distribuidora não pode ser definida como algo aleatório, já que, nesse ramo, realizar cálculos precisos é a garantia de melhores resultados em curto tempo. É preciso pesquisar a média praticada no mercado junto à concorrência. Além disso, deve-se ter em mente que as margens podem variar de produto para produto.
Portanto, o cálculo deve ser feito de forma individual para cada item e precisa envolver os custos. Assim, o preço final deve ser determinando a partir dos custos e da margem de lucro que se deseja obter, de forma a trabalhar com preços capazes de cobrir os custos e ainda trazer lucro.
Como calcular a margem de lucro?
Antes de realizar o cálculo, é importante saber se a distribuidora está tendo rentabilidade real ou não? Para alcançar uma boa margem de lucro é preciso levantar todas as informações sobre seus produtos, com as seguintes perguntas:
- Quanto a distribuidora paga por produto?
- Qual é a soma dos impostos?
- Qual o montante dos salários pagos?
- Qual o custo de manutenção do espaço?
Depois de relacionar essas e outras informações, é momento de calcular a margem de lucro bruta e líquida do negócio.
Margem de lucro bruta
A margem bruta mede a rentabilidade, ou seja, é a porcentagem que a distribuidora ganha sobre cada venda efetivada. A fórmula para o cálculo é a seguinte:
MB (margem bruta) = (LB (lucro bruto) / RT(receita total)) x 100
Vamos a um exemplo prático para entender melhor o cálculo. Suponhamos que uma empresa tem uma receita bruta mensal de R$ 200.000,00. No entanto, para chegar a esse valor, ela teve determinados custos: R$ 60.000,00 em matéria prima, R$ 20.000,00 de frete e R$ 8.000,00 de armazenagem. Após descontar esses valores o que sobra é o lucro bruto. Neste caso, R$ 112.000,00.
Com esses dados e aplicando a fórmula da margem bruta apresentada acima, o percentual da margem de lucro bruta é o seguinte:
(R$ 112.000,00 / R$ 200.000,00) x 100 = 0,56 x 100 = 56%
Margem de lucro líquida
Para o cálculo da margem de lucro líquida, além de considerar os custos da operação como no exemplo anterior, é necessário incluir os gastos com aluguel, eletricidade, água, telefone, internet, despesas administrativas, tributação, encargos sobre folha, impostos sobre faturamento, entre outros.
Utilizando ainda o exemplo dado acima:
Receita total: R$ 200.000,00
Custos de execução: R$ 88.000
Impostos: R$ 10.000,00
Despesas fixas e variáveis: R$ 40.000
Lucro líquido: R$ 200.000,00 – R$ 88.000,00 – R$ 10.000,00 – R$ 40.000,00 = R$ 62.000,00
Margem de lucro líquida: R$ 62.000,00 / R$ 200.000,00 = 0,31 x 100 = 31%
Markup
O markup também é um índice muito importante, que permite mostrar a relação entre o custo de produção e distribuição de um bem ou serviço e seu preço de venda. Por meio do markup, a distribuidora pode calcular o lucro desejado. Por essa razão, ele é vital para determinar os preços das mercadorias, já que oferece a projeção dos valores que devem ser cobrados para evitar prejuízos, estabelecendo os limites para descontos, por exemplo.
Para exemplificar o cálculo do markup, suponhamos que as despesas fixas sejam de 12%, as despesas variáveis 10% e com a margem de lucro 31%, teríamos o seguinte cálculo.
Markup = 100/100-(DF+DV+LP)
Markup = 100/100-(12+10+31)
Markup = 100/100-53
Markup = 100/47
Markup = 2,13
Agora, para definir o preço de venda, basta multiplicar o custo do produto/da produção, pelo markup. Exemplo:
Preço de Venda = CP x Markup
Preço de Venda = 28,00 x 2,13
Preço de Venda = R$ 59,64
O que fazer para aumentar a margem de lucro?
Se ao calcular a margem de lucro da distribuidora você descobrir que ela está abaixo do esperado, não se preocupe! Existem algumas medidas que, quando devidamente colocadas em prática, podem aumentar a margem. Veja a seguir.
Reduzir o tempo entre o pedido e a entrega
A agilidade é um dos fatores primordiais para aumentar a margem de lucro da distribuidora. Ela tem a ver com o tempo total de resposta ao cliente, desde a efetivação do pedido até a entrega do produto no destino final. A redução desse tempo impacta diretamente nos custos e garante uma margem de lucro mais significativa. Para atingir esse objetivo, tenha um bom fornecedor, que dificilmente deixe você na mão.
A gestão de estoque aliada a um sistema de força de vendas também podem fazer toda a diferença se sua distribuidora está apresentando pouca rentabilidade e uma margem de lucro baixa.
Otimizar os processos internos e de vendas
Para imprimir melhorias nos processos internos, e principalmente nos de vendas, é essencial investir em tecnologia para manter um monitoramento constante. Realizar tarefas e controles em planilhas resulta em erros e retrabalho. Daí a importância de buscar por soluções integradas e customizáveis que permitam um acompanhamento perene do processo produtivo e das ações da equipe de vendas.
Desenvolver uma política de redução de custos
A otimização dos processos internos passa, necessariamente, por uma política de redução de custos. Essa prática alinha e direciona o trabalho de todos os colaboradores, desde gerentes comerciais até vendedores. Comece diminuindo os custos nas despesas correntes, como conta de telefone, água, energia e suprimentos do dia a dia.
Por fim, saber como está a margem de lucro da distribuidora é fundamental para ter um panorama mais preciso sobre a saúde financeira. Além disso, esse indicador é essencial para analisar e repensar as estratégias do negócio, de forma a elaborar um plano de ação que vise uma real melhoria do desempenho da empresa e aumento da competitividade no mercado.
Agora que você já sabe como calcular a margem de lucro, leia também nosso artigo sobre como otimizar os processos operacionais da distribuidora!