O estoque é sem dúvidas um dos pilares mais importantes de qualquer empresa que produz e comercializa bens tangíveis. É comum se deparar com depósitos e armazéns, onde o principal desafio é manter esses itens bem armazenados e principalmente, com uma quantidade correta e saudável. No post de hoje falaremos sobre a importância da cobertura de estoque e como calcular, esse importante número. Boa leitura!
Qual a importância da organização e registro de informações no estoque?
É fundamental garantir que o estoque da sua empresa esteja devidamente documentado e atualizado. O controle de todos os produtos que entram e saem do seu depósito/armazém evita o excesso ou falta de produtos para a loja ou fabricação do item final que será vendido pela sua instituição.
Essa atividade também ajuda a reduzir custos, já que a equipe de logística saberá exatamente quanto de cada produto deverá comprar e com que frequências essas compras devem ser feitas.
O registro do estoque também auxilia a entender melhor o seu consumidor: ao perceber que determinados produtos estão sendo vendidos com maior rapidez, é possível deduzir que eles fazem maior sucesso com o seu público. Uma outra vantagem da organização do estoque é que as informações coletadas poderão ser compartilhadas com outras áreas da empresa, como a financeira por exemplo.
Como a cobertura de estoque auxilia na gestão?
A cobertura de estoque é um cálculo feito para verificar por quanto tempo o estoque lotado de uma empresa consegue suprir as suas necessidades. Assim, é possível definir uma frequência mais confiável de compras para reabastecimento.
Saber essa informação ajudará em diversos setores na empresa, bem como na gestão geral do empreendimento, e o melhor: esse cálculo poderá ser feito com empresas de qualquer porte e atuantes em qualquer segmento.
Veja a seguir como é realizado esse cálculo:
Usaremos como exemplo um pacote de ração para cães (10kg), a qual analisaremos a sua cobertura de estoque para um determinado período.
Durante 30 dias, foram vendidos 50 pacotes de um estoque de 80 unidades. Ao dividirmos a quantidade desse item vendidos pelo período estipulado, encontraremos a média de vendas de 1,67 (50 / 30 = 1,67), ou seja, foram vendidos em média 1,67 pacotes de ração durante esses 30 dias.
Com o valor da média de vendas, podemos descobrir por quanto tempo o estoque da ração durará. Para fazer isso, é necessário dividir a quantidade de itens no estoque pela média de vendas.
Ou seja, ao dividir 80/1.67, encontramos o valor aproximado de 48 dias, este sendo o período em que os 80 pacotes durarão no estoque.
Qual a relação entre cobertura e giro de estoque?
De maneira resumida, o giro de estoque representa o número de vezes em que a cobertura de estoque teve ser reposto. Apesar de serem cálculos e índices diferentes, eles atuam como complementares.
Para calcular o giro de estoque, é preciso dividir o total de vendas pelo volume médio do estoque. Veja, a seguir, um exemplo de como realizar esse cálculo:
Suponhamos que a sua empresa venda cerca de 2.000 unidades de determinado produto por ano e que o estoque médio costuma ser de 300 unidades. Ao dividir esses valores, descobrimos que os produtos precisarão ser repostos no estoque aproximadamente 7 vezes por ano (2000 / 300).
Ambos os cálculos ajudarão a prever quando o seu estoque permitirá com que a sua empresa se programe e faça compras antecipadas, impedindo que faltem produtos.
E então, conseguiu entender o que é a cobertura de estoque e como calculá-la? Procure implementar esse índice na organização da sua empresa e perceba seus benefícios nas áreas de logística de financeira. Gostou do texto? Então nos siga no Facebook, Twitter e Instagram e confira nossos conteúdos exclusivos nas redes sociais!