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4 ações estratégicas das distribuidoras pro cenário atual

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Tecnologia
por Alan Alves 13 de julho de 2020 Nenhum comentário

Empresas de qualquer ramo estão suscetíveis à crise, inclusive as distribuidoras. Abalos na economia ou em outros setores do país podem “respingar” na sua empresa, e é preciso estar preparado para esses momentos difíceis.

Neste texto, mostramos 4 ações estratégicas das distribuidoras no enfrentamento da crise, para conseguirem manter-se ou, até mesmo, lucrar durante os períodos mais delicados. Boa leitura!

1. Faça um diagnóstico atual da sua distribuidora

Como realmente está a sua distribuidora neste momento complicado? Procure fazer uma análise completa do seu empreendimento, averiguando todos os valores de lucro, despesas, desempenho da equipe, dentre outros dados que podem ser importantes.

Assim, você estará munido de informações que o farão ter uma visão macro e micro da sua empresa e, então, pensar em estratégias que ajudarão a resolver os problemas que encontrados nessa análise, como altos custos ou desinteresse dos funcionários.

Mesmo após o período de crise, é importante que sejam feitas avaliações constantes e profundas na empresa, para encontrar possíveis gargalos e oportunidades de desenvolvimento.

2. Utilize a tecnologia como aliada

Outra maneira de enfrentar a crise é investindo em tecnologias que auxiliem na gestão da distribuidora. Por mais que pareça ser um gasto a curto prazo, você perceberá que a economia e o ganho de produtividade da sua empresa valerão a pena.

É possível ter softwares que auxiliem toda a gestão do empreendimento e ferramentas para atividades específicas, que estejam demandando muito tempo ou não atingindo o resultado esperado.

Entretanto, não é interessante adquirir o primeiro programa que aparecer: faça uma análise dos softwares e das ferramentas disponíveis no mercado, encontrando aqueles que atendam às suas necessidades e tenham um bom preço.

3. Melhore o seu relacionamento com fornecedores

Neste momento delicado, é muito importante manter um bom relacionamento com seus fornecedores. Assim, você poderá ter descontos ou vantagens com a compra de mercadorias ou materiais, o que poderá dar uma maior “folga” e segurança para a sua distribuidora.

Além disso, poderá ser mais difícil encontrar um fornecedor que entregue materiais de qualidade a um bom preço, já que eles também estão sendo afetados pelos problemas atuais.

Para fazer isso, é importante ver o seu fornecedor como um parceiro, mostrando como ambos podem beneficiar-se com negociações que sejam benéficas para todos os lados. Com a compra de produtos por um preço mais baixo, por exemplo, você poderá fazer uma divulgação dos serviços da fornecedora.

4. Mantenha a sua equipe motivada

É a sua equipe quem faz a sua empresa movimentar e ter lucro. Por isso, é importante garantir que os seus funcionários estejam motivados e dispostos a fazer a distribuidora superar este momento difícil.

Apesar de muitos empreendedores optarem pela diminuição do seu quadro de funcionários com o intuito economizar, é importante manter a sua equipe segura e amparada, além de incentivá-la a trabalhar com comprometimento e dar liberdade para propor novas estratégias que auxiliem em um desenvolvimento mais rápido.

Assim, conhecendo nossas 4 ações estratégicas das distribuidoras no enfrentamento da crise, você terá uma garantia da manutenção do mercado, fazendo a sua empresa se manter firme – e até mesmo lucrativa –, durante momentos delicados.

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