À medida que uma empresa cresce, surge o desejo de expandir e atingir novos públicos em novos locais. Com isso, a abertura de filial pode ser uma ótima alternativa para sua empresa. A demanda pode vir por parte do empresário ou dos próprios clientes que desejam ter acesso aos produtos e serviços em outro endereço.
Porém, esse é um passo que precisa ser bem planejado pela empresa. Fatores como localização, público-alvo, investimentos iniciais, fundo de reserva, dentre outros, devem ser levados em consideração antes de abrir uma filial. Ficou curioso? Então continue com a gente e confira nossas dicas!
O que é uma filial?
Filial é um estabelecimento subordinado e que pertence a uma marca, ou seja, seus ganhos e perdas fazem parte do balanço financeiro da matriz, porém segue sua própria direção. Ela responde diretamente à matriz e aos dirigentes gerais da companhia, que podem decidir pela existência ou não dessa loja.
A abertura de filial ocorre geralmente em locais com maiores demandas de mercados, e a sua criação e extinção dependem apenas da decisão da matriz. A filial recebe treinamento da matriz e deve seguir um padrão, como em uniformes, propagandas veiculadas, dentre outros.
A parte burocrática para o registro de uma filial é um pouco diferente de quando se abre uma empresa. Por ser vinculada à matriz, normalmente apenas alguns poucos documentos são solicitados, sendo o prazo para o registro, a autorização e a abertura menores e mais simples.
O que fazer antes de abrir uma filial?
Antes de abrir uma filial, há alguns indicadores importantíssimos que ajudam a mostrar se seu negócio está no caminho certo, como: o local, a base de clientes, a perspectiva de crescimento do seu segmento ou se sua atual situação financeira permite um investimento destes.
• Ao escolher um local para a abertura da filial, é importante analisar aluguel na região de acordo com o tamanho do imóvel que deseja, o perfil do público local, a facilidade de acesso tanto para os clientes quanto para os funcionários, a concorrência nas proximidades, as demandas da região, além da logística.
• O público-alvo é um dos principais pontos a serem considerados. Além de buscar sempre adequar-se e satisfazer as necessidades de seus clientes tradicionais, a habilidade de se adaptar a novas ideias e captar novos públicos pode ser um fator decisivo para que a filial prospere de forma saudável.
• A perspectiva de crescimento do seu setor influencia diretamente na decisão da abertura de filial. Se seu segmento está em contínuo crescimento, é bem provável que aconteça o mesmo com a sua empresa. Se sua empresa completar dois anos com bons resultados, isso significa que você pode pensar em uma filial.
Como se organizar financeiramente?
Além de verificar a situação financeira de seu negócio para confirmar se realmente está tendo retorno, é necessário fazer um planejamento financeiro para identificar qual o investimento para a ampliação. Lembre-se de que, além dos gastos com a loja em funcionamento, há os com burocracia e registros.
Verifique o balanço orçamentário dos últimos anos de sua empresa, pois ele pode ajudar a calcular a previsão de faturamento, as despesas, as adversidades e o tempo para que o investimento se pague, para determinar quanto tempo pode demorar para a filial dar um bom retorno.
O dinheiro necessário para o investimento pode vir de fontes diferentes, seja da própria empresa, dos donos, de sócios e investidores ou de empréstimos financeiros. Em alguns desses casos, deve levar-se em consideração os juros a serem pagos ao longo dos anos, tanto da filial quanto da matriz.
Como abrir uma filial?
Depois de fazer todo esse levantamento sobre sua empresa e levar em consideração todas as dicas citadas anteriormente, é hora de colocar em prática a parte burocrática desse processo. Certifique-se de que todos os documentos de sua empresa estejam em dia, sem nenhuma pendência.
Alguns documentos devem ser levados à Junta Comercial de sua cidade, sendo eles: requerimento de arquivamento na Junta Comercial estadual; documento de alteração contratual para abrir uma filial; ficha de cadastro nacional para a filial que será aberta; comprovantes de pagamento dos serviços para registro comercial. Nesse momento, a participação do seu contador é fundamental.
Quais cuidados ter nos primeiros anos?
A maior parte das empresas não sobrevive aos dois primeiros anos, seja por má administração, má gestão financeira, crise no mercado, processos judiciais, modismo do produto ou, até mesmo, não estar no local mais adequado para o público que deseja atingir.
Por esses motivos que a empresa deve fazer um bom planejamento antes da abertura de filial, ter uma boa reserva em caixa, pesquisar a melhor forma e o local de abordagem, escolher uma equipe bem treinada e disciplinada, além de ter sempre um padrão de qualidade em todas as unidades. Isso aumenta as chances de sucesso.
Como fazer a gestão da filial?
Em filiais, não se analisa apenas o resultado geral, pois ele pode omitir problemas pontuais. Analise os resultados de forma individual, pois assim é possível saber se a filial vai oferecer lucro e não está tornando-se um problema para a saúde financeira da empresa como um todo.
Uma das formas de ajudar nessa tarefa é através do sistema ERP (Enterprise Resource Planning) multiempresas, que é uma forma de integrar todas as informações de uma empresa em uma plataforma. Com ela o empresário pode cadastrar diversas filiais de seu grupo e acompanhá-las de uma maneira mais fácil e rápida.
O sistema ERP multiempresas se incorpora no formato de franquias pois permite visualizar todas as unidades do negócio em diferentes locais. Com isso, um maior controle financeiro e de estoque, resulta numa gestão integrada; além de acompanhar os pedidos recebidos, é possível se planejar com antecedência, repondo estoques e tendo um maior controle do fluxo de caixa.
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