Os chamados indicadores de desempenho logístico — também conhecidos por indicadores de performance, indicadores-chave de desempenho ou KPI (da sigla em inglês Key Performance Indicator) — são métricas consideradas fundamentais para mensurar o desempenho de processos importantes de uma empresa, identificando aquilo que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.
Para obter essa compreensão, é necessário entender a função dos indicadores de desempenho e também identificar quais deles são os principais para o seu negócio, permitindo focar a atenção em dados relevantes.
Em nosso texto, explicamos melhor a importância dos indicadores de desempenho logístico e apresentamos alguns deles que você deve monitorar. Confira abaixo e ótima leitura!
Entenda a importância dos indicadores de desempenho logístico
Cada empresa tem suas características particulares e suas necessidades, e, por isso, cada setor apresenta indicadores de desempenho distintos, que variam de acordo com as atividades da organização, sua situação de mercado, número de colaboradores, entre outros fatores.
No entanto, todos os indicadores de desempenho logístico apresentam algumas características em comum, como o impacto na análise de resultados, na importância para a gestão eficiente de processos e na fundamentação da tomada de decisões. Isso significa que, ao deixar de definir indicadores de desempenho e acompanhá-los, a empresa não conta com dados reais do negócio, o que afeta a qualidade e a assertividade das suas ações.
Conheça alguns dos indicadores de desempenho que você deve monitorar
Trazemos abaixo alguns dos principais indicadores de desempenho logístico que você deve acompanhar e monitorar para obter os melhores resultados. Veja em detalhes quais são!
1.Nível de serviço de entrega
O nível de serviço de entrega é um indicador de desempenho que visa medir o cumprimento dos prazos de entrega. Isso significa que ele mensura quanto tempo a entrega levou da saída até chegar ao cliente; quais foram as etapas desse processo e quanto tempo cada uma delas exigiu.
2. Tempo do ciclo do pedido
O tempo de ciclo do pedido avalia todas as etapas até que um pedido seja concluído, mensurando quanto tempo foi necessário para que o pedido fosse finalizado, incluindo todos os processos do processamento e entrega.
3. Índice de ocorrências
Ao acompanhar o índice de ocorrências, a empresa consegue mensurar a quantidade de avarias, extravios, trocas e devoluções que ocorreram em determinado espaço de tempo. Esses dados são fundamentais para a análise de desempenho e também para mensuração de custos de atividade.
Como é possível perceber, o uso e acompanhamento de indicadores de desempenho logístico são fundamentais para mensurar e acompanhar as atividades da distribuidora, permitindo ao gestor compreender melhor os processos, suas métricas de resultados e necessidade de ajustes — para, assim, tomar suas decisões fundamentadas em dados concretos.
Além disso, ao utilizar indicadores de desempenho como os citados acima, a empresa consegue realizar comparativo com outras organizações do mesmo setor, compreendendo quais são os obstáculos a serem superados e os caminhos necessários para isso.
Achou interessante entender sobre a importância dos indicadores de desempenho logístico? Já sabe quais são preciso considerar em sua distribuidora? Se você gostou ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!