As metas de vendas no atacado podem ser definidas a partir de metodologias como a SMART, tornando-se mais específicas, mensuráveis, realizáveis, realistas e com prazos predeterminados. Com essas características, elas aumentam a motivação e produtividade da equipe de trabalho, garantindo a realização de projetos a curto e a longo prazo.
A empresa pode optar por estratégias conjuntas para aumentar o engajamento de todos, em função do sentimento de pertencimento e responsabilidade de atingir os resultados globais, ou estratégias individualizadas para aumentar o nível de competitividade saudável no ambiente organizacional.
No segmento do atacado, essas estratégias devem ser diferenciadas, pois a equipe de vendas deve manter um relacionamento ainda mais próximo com o cliente para conseguir fidelizá-lo. A seguir, selecionamos algumas diretrizes a serem seguidas para melhorar as negociações e atingir as metas de vendas no atacado.
1. Investir em ofertas especiais
Para atingir as metas de vendas no atacado, é preciso apostar em ofertas especiais para os clientes. A partir das promoções, é possível melhorar o conhecimento do cliente acerca do produto e da marca, garantir a sua satisfação, impulsionar o giro do estoque e, consequentemente, aumentar o lucro obtido em determinado período.
As ofertas devem ter um período de vigência, alternado os produtos, para que a empresa não se torne repetitiva e deixe de ser atrativa aos olhos do consumidor. Esse também é o jeito mais rápido de atrair revendedores e distribuidores, aumentando as vendas de grandes volumes e facilitando a entrada da marca em novos mercados.
2. Buscar excelência no atendimento
Um atendimento cordial, seja online ou offline, é essencial para garantir que as metas implementadas sejam atingidas. É preciso certificar-se de que as pessoas recebem a devida assistência no canal de atendimento procurado. Para isso, invista em treinamento para sua equipe, busque novas formas de interação com os clientes e monitore constantemente as formas de abordagem utilizadas pela equipe.
É importante garantir a qualidade do atendimento durante o pós-venda. Nessa fase, criar um vínculo mais duradouro com os consumidores garante a realização de futuras negociações. O atendimento de excelência no pós-venda também reduz custos para a empresa, uma vez que fidelizar clientes é mais barato que conquistar novos.
Os representantes da marca devem atuar como vendedores consultivos, que entendem os anseios dos clientes e são os maiores propagadores da qualidade ofertada pela empresa. Disponibilizar prazos, preços permitidos na negociação e a situação de crédito do cliente são exemplos de informações estratégicas para garantir a efetividade do atendimento.
3. Melhorar a gestão da empresa
O bom controle gerencial viabiliza tomadas de decisão mais acertadas, garantindo que as atividades operacionais estejam em sincronia com a eficiência das estratégias de vendas da empresa. Dessa forma, não há o risco de estoques sobressalentes ou outras disparidades entre oferta e demanda, além de garantir a conformidade com os prazos acordados na logística de distribuição.
Isso é importante porque não adianta implantar toda uma estratégia comercial eficiente se o produto adquirido não é entregue em tempo hábil e nas condições em que foi comprado/prometido.
Para que a gestão seja bem-sucedida, é preciso adotar softwares integrados que orientem o andamento dos processos operacionais e disponibilizem informações estratégicas para novos planejamentos. ERPs (Enterprise Resource Planning) e CRM’s (Customer Relationship Management) são bons exemplos.
É primordial manter a equipe de vendas constantemente motivada e usar métodos inovadores para garantir a fidelização do cliente e o sucesso da empresa na tarefa bater as metas de vendas no atacado.
Gostou das dicas? Deixei o seu comentário! Conte-nos a sua experiência com essas estratégias e outros métodos importantes para o atacado.